Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Vamos desenhar com... Museu Bordalo Pinheiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vamos desenhar com... Museu Bordalo Pinheiro. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Vamos desenhar comigo!

Foi uma sala cheia de boa gente que aceitou vir desenhar comigo no Museu Bordalo Pinheiro. Mais uma vez lhes agradeço. O tempo para desenhar não foi muito, pois queria ver o que cada um andava a fazer... Mesmo assim ainda deu tempo para um!

domingo, 23 de junho de 2019

Um dia a desenhar...

De manhã, comemorando o 150º aniversário de C. Gulbenkian, com um enorme grupo de sketchers. O Mário fez a apresentação do encontro e desafiou-nos a desenhar a estátua de Gulbenkian, de Leopoldo de Almeida, inspirada numa fotografia tirada numa viagem ao Egito.


O meu contributo:


Na hora da partilha, um momento ímpar nos nossos encontros, o Mário propôs uma curiosa exposição:


Obrigada a todos!
À tarde, no Museu Bordalo Pinheiro, foi a vez de desenharmos com o Joaquim Espadaneira e ouvirmos a sua história nesta "cena" dos desenhos. Disse muitas coisas muito interessantes, que eu procurei registar:

Lançou o desafio de colocarmos, tal como ele, texto no desenho, pois ele também tem valor visual. Tem mesmo, sobretudo na "cena" do Espadaneira. Embora não tenha ficado muito satisfeita com as minhas páginas, aqui vai!

Obrigada, Joaquim!


Vamos desenhar com... Joaquim Espadaneira

E no passado sábado realizou-se mais uma sessão do "Vamos desenhar com..." no Museu Bordalo Pinheiro. E desta vez foi para desenhar comigo!
Apareceu uma sala cheia de gente conhecida e outra que se vai conhecendo. Falei do meu percurso e de como aqui cheguei. Falei sobre a nossa identidade e como cada um de nós tem a sua "cena". Para terminar um desafio: um desenho em que exista texto como parte do próprio desenho.
Resumindo: um dia muito bem passado.
Obrigado aos USKP pelo convite, ao Museu Bordalo Pinheiro por nos receber no seu (magnífico) espaço, a quem apareceu, e aqueles que querendo não puderam estar presentes.






quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Vamos Desenhar com - António Araújo 26 Jan 2019

As perspectivas matemáticas do António Araújo são um verdadeiro desafio!
Obrigada pela bela tarde.

A partir de certa altura já estava toda baralhada e fui desenhando para onde a mente levava :-)


segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Desenhar com António Araujo

Gostei muito de ouvir as explicações entusiastas do António sobre as suas maravilhas azimutais mas confesso que não me lancei nessas aventuras. 


Fomos desenhar com ...

No sábado passado tive o prazer de orientar o "Vamos desenhar com..." no museu Bordalo Pinheiro (que, já agora, é um espaço magnífico que merece ser visitado e que nos recebeu muitíssimo bem).

A coisa acabou por "degenerar" num workshop de desenho esférico. :) Deixo-vos com dois desenhos (e peço aos participantes que enviem mais para o meu email ou facebook por favor! :)):

O primeiro da Isa Silva, numa perspectiva solta algures entre a olho-de-peixe e a equirectangular:


O segundo desenho é da Sara Simões. A Sara fez o sketch inicial no local bem como uma vista de topo, e terminou-o posteriormente com uma grelha equirectangular feita à mão


Sendo uma perspectiva equirectangular, pode depois ser vista de forma imersiva, como abaixo (movimentem o mouse em cima do desenho para o ver "por dentro"):

Equirectangular view by Sara Simões

Só tive pena que a explicação destes métodos levou algum tempo e não desenhámos tanto quanto eu gostaria. A ver se combinamos em breve uma saída só para desenhar, enquanto a teoria ainda está fresca na vossa cabeça. Estou a pensar fazer um evento no facebook para nos sincronizarmos, por isso sigam-me por lá, ou enviem-me um mail, ou mantenham-se atentos porque também avisarei aqui quando tiver uma data.

Foi um prazer desenhar convosco! :)

domingo, 27 de janeiro de 2019

Vamos desenhar com....

Vamos desenhar com António Araújo.
No Museu Bordalo Pinheiro o António Araújo fez uma excelente exposição teórica e prática sobre a perspectiva azimutal (espero não estar a dizer errado!).
Aprendi a medir ângulos mas não me atrevi a tentar desenhar com recurso a esta perspectiva... Ainda tenho muito para desenhar e aprender até lá chegar.
No entanto, desenhar era quase obrigatório por isso comecei por desenhar o caracol que até parece espreitar o desenho que fiz posteriormente, tentando recorrer a uma " perspectiva de olho de peixe, um tanto ao quanto aldrabada"... Bem, pelo menos fica o registo de uma primeira tentativa... Um dia chego lá ;-)