Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta Teresa Ruivo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teresa Ruivo. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
quarta-feira, 10 de outubro de 2018
segunda-feira, 8 de outubro de 2018
Desafio 94- Vinho e Vindima- O Riesling
Depois da Toscana - e com a desculpa de ir deixar o meu filho mais novo em ERASMUS - seguimos para o Vale do Reno. Aqui a música é outra. Vinhas a perder de vista (na maioria de Riesling), muito sol, feiras de vinho ao ar livre, mercados fervilhantes com bancas de vinho de todas as cores e feitios, Bratwurst, Currywurst, Weiswurst, e outros tipos de wurst, brot e muita mostarda.
Uma coisa é certa: o pessoal anda animado e os velhotes - ui ui! - dão-lhe no Riesling a valer.
E deve ser saudável, a ver pela idade! :)
Uma coisa é certa: o pessoal anda animado e os velhotes - ui ui! - dão-lhe no Riesling a valer.
E deve ser saudável, a ver pela idade! :)
sábado, 6 de outubro de 2018
Férias na Toscana
É uma casa de campo, a uns 5 kilómetros de Sienna, de paredes grossas, panos de linho pendurados nas janelas, interior fresco, Toscana a perder de vista, muitos ocres, amarelos, cheiro a figueiras, redes espalhadas no campo, esperguiçadeiras perdidas em sítios estratégicos de sombra ou corredores de vento.
E acordar com gatos aos pés da cama, manhãs calmas, muito café, a mesa de mármore, a cozinha ainda na penumbra. Cosa vuoi fare oggi? Andiamo a Murlo? E assim foi, um dia aqui, um dia ali, pelas tórridas vilas toscanas, a passear, a conversar, a desenhar.
E acordar com gatos aos pés da cama, manhãs calmas, muito café, a mesa de mármore, a cozinha ainda na penumbra. Cosa vuoi fare oggi? Andiamo a Murlo? E assim foi, um dia aqui, um dia ali, pelas tórridas vilas toscanas, a passear, a conversar, a desenhar.
Com tempo, com muito tempo...

Mas praças lindíssimas não faltam na Toscana, e umas são mais fáceis que outras...
Preparava-me eu para começar um desenho do Duomo de Siena quando, de repente, tudo ficou invadido por uma procissão dos representantes das 'contrade'(bairros rivais no Palium de Siena). Ficou um desenhos frenético e mal-amanhado, a tentar apanhar tudo o que via: porta-estandartes, mascarados, bandeiras, rufar de tambores, eclesiásticos e, claro,muitos turistas! Uma bela salganhada!
(Desculpem o abuso de desenhos. Se alguém ficou curioso pode ver mais AQUI )
quinta-feira, 4 de outubro de 2018
10x10 nos Alunos de Apolo - LET'S DANCE, LET'S DRAW!
No dia 10 de Outubro, próxima 4ª feira, vamos pôr os cadernos a dançar no 10x10.
A convite do José Louro, vou orientar um workshop nos Alunos de Apolo.
Vamos observar os dançarinos em constante rodopio, perceber de que forma podemos captar os seus movimentos e trazer o baile para as nossas páginas.
A convite do José Louro, vou orientar um workshop nos Alunos de Apolo.
Vamos observar os dançarinos em constante rodopio, perceber de que forma podemos captar os seus movimentos e trazer o baile para as nossas páginas.
Vai ser divertido!
Todo o programa 10x10 aqui
Para incrições e mais informações: education@urbansketchers.org
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Festival Iminente
Criado em 2016, o "Festival Iminente reúne a nova música e a nova arte numa experiência de intensa intimidade colectiva. Iminente é tudo o que está a acontecer ou está prestes a acontecer".
É um festival com curadoria de Vhils e da Underdogs e que este ano encontrou o seu palco no Panorâmico de Monsanto. E o meu filho Vasco tocou lá, enquanto guitarrista do músico Papillon ( de quem também tem feito Videoclips ).
Ora uma urbansketcher não pode ir ver isto sem tentar desenhar, não é verdade? E assim, de pé, entre pulos, encontrões e uma tremenda escuridão, lá me aventurei a rabiscar estas coisas, que desavergonhadamente me atrevo a pôr aqui.
Não me quis ir embora sem, em breves minutos, tentar ficar com uma recordação do Panorâmico que estava com uma iluminação muito gira. Mas...acho que ando a precisar de ir a uns Workshops que eu cá sei ;)
De pedra e cal em Lisboa Oriental
E foi assim que grande parte dos locais em falta para o livro de Lisboa Oriental ficaram já desenhados.
Apesar do calor abrasador, foram muitos os afoitos sketchers que meteram mãos à obra e responderam entusiasticamente a este apelo.
Estamos agora a um passo de dar conta do recado, mas aposto que durante esta semana vão ser avistados muitos cidadãos a olhar para o ar com um caderninho na mão, lá para os lados de Marvila :)
terça-feira, 18 de setembro de 2018
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Outjazz
O Outjazz é uma coisa engraçada. Passeando, vemos de tudo: "freacks", "betos", "nerds", "hipsters", "chungas", "indies", "agrobetos", "otakus", "esquerda erótica", velhos, novos, crianças, famílias...enfim, tudo! E é muito bom ver tudo junto! É a prova de que o que muda é o invólucro.
Com muita música à mistura, mantas no chão, pic-nics, cerveja aos litros e um intenso e generalizado cheiro a substâncias ilícitas parece um mini Woodstock à portuguesa.
"...Tudo tranqui MPT..." :)
Com muita música à mistura, mantas no chão, pic-nics, cerveja aos litros e um intenso e generalizado cheiro a substâncias ilícitas parece um mini Woodstock à portuguesa.
"...Tudo tranqui MPT..." :)
quarta-feira, 25 de julho de 2018
Quem vem e atravessa o rio, tem muito que desenhar!
Não vou teorizar sobre o Simpósio porque já tantos o fizeram e tão bem, mas gostava de deixar aqui um bocadinho do que por lá desenhei:
As Igrejas da Praça dos Leões
A estação de S.Bento
- Os sketchers reunidos ao fim da tarde a desenhar, conversar ou descansar. Tenho pena que os desenhos não tenham som, porque todos falavam alto, ao mesmo tempo e em muitas línguas diferentes, o que fazia um barulho de fundo divertido!
Se quiserem levar uma seca ainda maior de Porto vão AQUI
quarta-feira, 11 de julho de 2018
À BEIRA DO MAR, Desafio91
Ondas, costa, água,litoral ou areia são elementos associados ao domínio conceptual de "beira-mar", e talvez seja isso que o desafio deste mês nos propõe desenhar
Mas a riqueza da minha beira-mar, é a diversidade das pessoas, a atitude com que vão à praia, o modo como se relacionam com o sol, a areia ou a água, a forma que adivinhamos como lidam com o seu corpo, como o exibem ou o escondem, ou como ocupam o seu tempo. Na última vez que estive à beira do mar, nos Açores, foram estas senhoras que chamaram a minha atenção.
terça-feira, 10 de julho de 2018
segunda-feira, 9 de julho de 2018
Pico- I
Tive a sorte de poder estar uma semana no Pico a "recarregar baterias". É das ilhas que mais gosto, onde melhor se descansa, onde se tomam os melhores banhos e onde sobra tempo para tudo.... até para desenhar, claro!
Fiquei numa casa com uma imensa vista para o mar (o que não é difícil), para S. Jorge e para terrenos agrícolas separados por murinhos de pedra vulcânica, cuidadosamente tratados e onde os donos andavam muitas vezes a apanhar batatas. Nos dias de bom tempo ainda se via a Terceira, ao longe!

quarta-feira, 4 de julho de 2018
Ser pastora por um dia
Na festa da Transumância, em Seia, permitem que se acompanhe os pastores e as suas ovelhas na subida à Serra da Estrela, onde eles permanecerão até quase ao fim do Verão.
É uma experiência única, pela sua autenticidade, que nos mostra vidas e realidades tão distantes das nossas e é como um mergulho nas práticas ancestrais que estes pastores conseguem manter tão vivas e enraizadas ainda nos dias de hoje.
Nas primeiras horas, de manhã cedo, um nevoeiro intenso abateu-se sobre a encosta e tudo era tão bucólico que parecia irreal - coisa que os meus pobres desenhos, (não só por serem feitos em andamento), nunca conseguiriam captar
Pena é que todo o percurso, sem excepção, seja acompanhado de árvores e arbustros queimados que nos evocam realidades tão tristes
É uma experiência única, pela sua autenticidade, que nos mostra vidas e realidades tão distantes das nossas e é como um mergulho nas práticas ancestrais que estes pastores conseguem manter tão vivas e enraizadas ainda nos dias de hoje.
Nas primeiras horas, de manhã cedo, um nevoeiro intenso abateu-se sobre a encosta e tudo era tão bucólico que parecia irreal - coisa que os meus pobres desenhos, (não só por serem feitos em andamento), nunca conseguiriam captar
Pena é que todo o percurso, sem excepção, seja acompanhado de árvores e arbustros queimados que nos evocam realidades tão tristes
E se esta festa é, acima de tudo, uma homenagem aos pastores - que se apresentam impecáveis nos seus trajes de burel, e exibem com orgulho os seus rebanhos, de centenas de animais que muitas vezes dispersam e que os cães ajudam a juntar. - também eu os quis então homenagear no meu caderno.
Pus o resto dos desenhos no meu blogue. Se tiverem cuiriosidade podem espreitar AQUI
segunda-feira, 11 de junho de 2018
Desenhar por Desenhar no jardim do Torel
Enquanto os nossos Instagram's se enchem de deliciosos desenhos, vindos de todo o mundo, de pessoas na praia, cidades solarengas, cores quentes e alegres, a nós resta-nos desenhar ao vento e à chuva, com um frio de rachar, as folhas dos cadernos a voar, os cabelos nos olhos... enfim,.um pesadelo! Porque apareceu então tanta gente no Jardim do Torel? Isso é que parece um mistério, mas todos sabemos a resposta :)) !
(Só publico este pobre desenho para não fugir à regra de não publicar fotos sem desenhos. Estava quase a desistir quando, para variar, me fugiu o olhar para este sábio senhor, já bem velhote, que energicamente se ginasticava nas máquinas de manutenção, indiferente à intempérie!)

domingo, 10 de junho de 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)









































