Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Teresa Ruivo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teresa Ruivo. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Quando não há praia, inventa-se!

Boa ideia esta dos parisienses, de fazerem uma praia artificial nas margens do Senna. 
Podem estar a trabalhar e pode estar muito calor mas aqui, ao fim do dia, entre sombras, espregiçadeiras, duches e  repuxos podem descansar tranquilamente e com  um cheirinho a praia!


segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Desafio 94- Vinho e Vindima- O Riesling

Depois da Toscana - e com a desculpa de ir deixar o meu filho mais novo em ERASMUS - seguimos para o Vale do Reno. Aqui a música é outra. Vinhas a perder de vista (na maioria de Riesling), muito sol, feiras de vinho ao ar livre, mercados fervilhantes com  bancas de vinho de todas as cores e feitios, Bratwurst, Currywurst, Weiswurst, e outros tipos de wurst,   brot e muita mostarda.
Uma coisa é certa: o pessoal anda animado e os velhotes - ui ui! -  dão-lhe no Riesling a valer.
 E deve ser saudável, a ver pela idade! :) 



sábado, 6 de outubro de 2018

Férias na Toscana

Nestas férias fomos a Itália e ficámos em casa dos nossos amigos António e Ester.
É uma casa de campo, a uns 5 kilómetros de Sienna, de paredes grossas, panos de linho pendurados nas janelas, interior fresco, Toscana a perder de vista, muitos ocres, amarelos, cheiro a figueiras, redes espalhadas no campo, esperguiçadeiras perdidas em sítios estratégicos de sombra ou corredores de vento.
E acordar com gatos  aos pés da cama, manhãs  calmas, muito café, a mesa de mármore, a cozinha ainda na penumbra. Cosa vuoi fare oggi?  Andiamo a Murlo? E assim foi, um dia aqui, um dia ali, pelas tórridas vilas toscanas, a passear, a conversar, a desenhar. 
Com tempo, com muito tempo...


Quem  conhece a Praça do Palio não a reconhece neste desenho, mas sabe também  o quanto  desenhá-la é uma tarefa difícil, a roçar o impossível. Como dizia a minha avó, "a intenção é que conta" 
Mas praças lindíssimas não faltam na Toscana, e umas são mais fáceis que outras...



Preparava-me eu para começar um desenho do Duomo de Siena quando, de repente, tudo ficou invadido por uma procissão dos representantes das 'contrade'(bairros rivais no Palium de Siena). Ficou um desenhos frenético e mal-amanhado, a tentar apanhar tudo o que via:  porta-estandartes, mascarados, bandeiras, rufar de tambores, eclesiásticos e, claro,muitos turistas! Uma bela salganhada!
(Desculpem o abuso de desenhos. Se alguém ficou curioso pode ver mais AQUI )

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

10x10 nos Alunos de Apolo - LET'S DANCE, LET'S DRAW!

No dia 10 de Outubro, próxima 4ª feira, vamos pôr os cadernos a dançar no 10x10.
A convite do José Louro,  vou orientar um workshop nos Alunos de Apolo.  
Vamos observar  os dançarinos em constante rodopio, perceber de que forma podemos captar os seus movimentos e trazer o baile para as nossas páginas. 
 Vai ser divertido!


Todo o programa  10x10  aqui
Para incrições e mais informações: education@urbansketchers.org 

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Vai uma tatuagem?


Hoje fui pela primeira vez a uma loja de tatuagens: a Damage Inkorporation em Marvila. O desenho que fiz é maior, mas o scanner não consegue apanhá-lo. No fim desenhei os barbeiros tatuadores, que gostaram de se ver!


Cervejeira Dois Corvos, Marvila


terça-feira, 25 de setembro de 2018

Festival Iminente

Criado em 2016, o "Festival Iminente reúne a nova música e a nova arte numa experiência de intensa intimidade colectiva. Iminente é tudo o que está a acontecer ou está prestes a acontecer". 
É um festival com curadoria de Vhils e da Underdogs e que este ano encontrou o seu palco no Panorâmico de Monsanto. E o meu filho Vasco tocou lá, enquanto guitarrista do músico Papillon ( de quem também tem feito Videoclips ). 
Ora uma urbansketcher não pode ir ver isto sem tentar desenhar, não é verdade? E assim, de pé, entre pulos, encontrões e uma tremenda escuridão, lá me aventurei a rabiscar estas coisas, que desavergonhadamente me atrevo a pôr aqui.


Não me quis ir embora sem, em breves minutos, tentar ficar com uma recordação do  Panorâmico que estava com uma iluminação muito gira. Mas...acho que ando a precisar de ir a uns Workshops que eu cá sei ;)

De pedra e cal em Lisboa Oriental

E foi assim que grande parte dos  locais em falta para o  livro de Lisboa Oriental  ficaram já desenhados. 
Apesar do calor abrasador,  foram muitos os afoitos sketchers que meteram mãos à obra e responderam  entusiasticamente a este apelo. 
Estamos agora a um passo de dar conta do recado, mas aposto que durante esta semana vão ser avistados muitos cidadãos a olhar para o ar  com um caderninho na mão, lá para os lados de Marvila :)



terça-feira, 18 de setembro de 2018

Jardim Botânico, Desenhar por Desenhar



 Tive muita pena de ter que sair a correr do Jardim Botânico.
É um lugar que pede calma, tempo e tranquilidade.
 Tenho a certeza que vou voltar a este imenso e deslumbrante jardim que parece uma floresta encantada de um qualquer universo paralelo!
(Obrigada à Manuela Rolão que nos deu esta ideia!)

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Outjazz

O Outjazz é uma coisa engraçada. Passeando, vemos de tudo: "freacks", "betos", "nerds", "hipsters", "chungas", "indies", "agrobetos", "otakus", "esquerda erótica", velhos, novos, crianças, famílias...enfim, tudo! E é muito bom ver tudo junto! É a prova de que o que muda é o invólucro.
 Com muita música à mistura, mantas no chão, pic-nics, cerveja aos litros e um intenso e generalizado cheiro a substâncias ilícitas parece um mini Woodstock à portuguesa.
"...Tudo tranqui MPT..." :)


Vamos desenhar com...Paulo Mendes

Depois de uma apresentação inesquecível,  de tão emocionante e sincera  - e que confirma mais do que nunca a importância do desenho na vida de cada um - senti que  foi quase um sacrilégio fazer uma coisa  assim, tão banal, mas foi o que se arranjou...

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Quem vem e atravessa o rio, tem muito que desenhar!

Não vou teorizar sobre o Simpósio porque já tantos o fizeram e tão bem, mas  gostava de deixar  aqui um bocadinho do que por lá desenhei:

As Igrejas da Praça dos Leões
 A estação de S.Bento

- Os sketchers reunidos ao fim da tarde a desenhar, conversar ou descansar. Tenho pena que os desenhos não tenham som, porque todos falavam alto, ao mesmo tempo e em muitas línguas diferentes, o que fazia um barulho de fundo divertido!
Se quiserem levar uma seca ainda maior de Porto vão AQUI

quarta-feira, 11 de julho de 2018

À BEIRA DO MAR, Desafio91

Ondas, costa, água,litoral ou areia  são elementos associados ao domínio conceptual de "beira-mar", e talvez seja isso  que o desafio deste mês nos propõe desenhar
Mas a riqueza da minha beira-mar, é a diversidade das pessoas, a atitude com que vão à praia, o modo  como se relacionam com o sol, a areia ou a água, a forma que adivinhamos como lidam com o seu corpo, como o exibem ou o escondem, ou como ocupam o seu tempo. Na última vez que estive à beira do mar, nos Açores, foram estas senhoras que chamaram a minha atenção.




terça-feira, 10 de julho de 2018

Pico II

Pedra preta, mar azul e três filhos juntos por 5 dias, deve ser milagre! :))

 A Poça das Mujas- profundíssima - enche-se de peixes  quando a maré enche. E nada melhor  que  tomar banho com eles!

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Pico- I

Tive a sorte de poder estar uma semana no Pico a "recarregar baterias". É das ilhas que mais gosto, onde melhor se descansa, onde se tomam os melhores banhos e onde sobra tempo para tudo.... até para desenhar, claro!
 Fiquei numa casa com uma imensa vista para o mar (o que não é difícil), para S. Jorge e para terrenos agrícolas separados por murinhos de pedra vulcânica, cuidadosamente tratados e onde os donos  andavam muitas vezes  a apanhar batatas. Nos dias de bom tempo ainda se via a Terceira, ao longe!






quarta-feira, 4 de julho de 2018

Ser pastora por um dia

Na festa da Transumância, em Seia, permitem que se acompanhe os pastores e as suas ovelhas na subida à Serra da Estrela, onde eles  permanecerão até quase ao fim  do Verão.
É uma experiência única, pela sua autenticidade, que nos mostra vidas e realidades tão distantes das nossas e  é como um mergulho nas práticas ancestrais que estes pastores conseguem manter tão vivas e enraizadas ainda nos dias de hoje.
Nas primeiras horas, de manhã cedo, um nevoeiro intenso abateu-se sobre a encosta  e tudo era tão bucólico que parecia irreal - coisa que os meus pobres desenhos, (não só por serem feitos em andamento), nunca conseguiriam captar


Pena é que todo o percurso, sem excepção, seja acompanhado de árvores e arbustros queimados que  nos  evocam realidades tão tristes

E se esta festa é, acima de  tudo, uma homenagem aos pastores - que se apresentam impecáveis nos seus trajes de burel, e exibem com orgulho os seus rebanhos, de centenas de animais que muitas vezes dispersam e que  os cães ajudam a juntar. - também eu os quis então homenagear no meu caderno.

Pus o resto dos desenhos no meu blogue. Se tiverem cuiriosidade podem  espreitar AQUI

Sentadinhos a ver os Jerónimos


segunda-feira, 11 de junho de 2018

Desenhar por Desenhar no jardim do Torel

Enquanto os nossos Instagram's se enchem de deliciosos desenhos, vindos de todo o mundo,  de pessoas na praia, cidades solarengas, cores quentes e alegres, a nós resta-nos desenhar ao vento e à chuva, com um frio de rachar, as folhas dos cadernos  a voar, os cabelos nos olhos... enfim,.um pesadelo! Porque apareceu então tanta gente no Jardim do Torel?  Isso é que parece um mistério, mas todos sabemos a resposta :))  !
(Só publico este pobre desenho para não fugir à regra de não publicar fotos sem desenhos. Estava  quase a desistir quando, para variar, me fugiu o olhar para este sábio senhor, já bem velhote, que   energicamente se ginasticava nas máquinas de manutenção, indiferente à intempérie!)


domingo, 10 de junho de 2018

Hoje é dia de "Desenhar por Desenhar"

Depois de um sábado no Carmo a desenhar com a Rita Catita, nada melhor para fechar o fim de semana do que passar a tarde de domingo a desenhar Lisboa, do outro lado da cidade.
O tempo parece estar do nosso lado, e o jardim vale mesmo a pena! Venham!