Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Teresa Ogando. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teresa Ogando. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 13 de julho de 2018

10X10 - The hottest zone of the moment

Com Ketta Linhares no passado dia 4 de Julho fui a mais uma sessão do 10X10. "The hottest zone on the moment", na Lx Factory.





domingo, 24 de junho de 2018

sábado, 23 de junho de 2018

Vamos desenhar com... Bruno Vieira

Hoje foi dia de ir ao Museu Arqueológico do Carmo desenhar com o Bruno Vieira. Conheço o Bruno desde 2014, ano em que foi criado o CCC SketchCrawl de Torres Vedras.

O desafio do Bruno foi muito criativo: fez vários mini cartões com aguarela suas. No interior tinha duas hipóteses, à escolha:
uma forma geométrica e uma palavra.
No cartão que me saiu-colado no desenho- das duas hipóteses escolhi a palavra SONHO.

"Pelo sonho é que vamos, comovidos e mudos. Chegamos? Não chegamos?


quinta-feira, 21 de junho de 2018

Drink & Draw no Palácio Baldaya

Ontem, a partir das 19:00h, novamente na esplanada-jardim da Cafetaria do Palácio Baldaya, em Benfica. Encontro organizado pelo Tomás Reis.
Final de tarde de um Verão quente, numa esplanada de Lisboa. Assim Lisboa sabe bem: espaço agradável fora do bulício da cidade, boa companhia, uma bebida fresca, e desenhos que não podem faltar.


terça-feira, 12 de junho de 2018

10X10 - The Travel Sketchbook

Com Mário Linhares no passado dia 30 de Maio tiveram início as "Summer Classes" do 10X10. "The travel sketchbook - taking notes in Lisbon" do Largo do Carmo ao Largo da Academia Nacional de Belas Artes.



quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Rua do Jasmim, ao Príncipe Real


Rua do Jasmim, Jardim do Príncipe Real. Final de tarde. Aula de aguarela com Pedro Salvador Mendes


segunda-feira, 26 de junho de 2017

Alfabeto Lisboeta - Letra U

No Arquivo Histórico Ultramarino, numa sala maravilhosa, a proposta do Mário Linhares foi através de vários mapas construirmos um mapa. E dar-lhe um título.

Imaginário Ultramarino

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Marionetas no Museu

Não desenhei muito, porque há tantos objectos fascinantes para ver neste Museu... e depois é preciso também pôr a conversa em dia, e desfrutar do prazer do desenho.



sábado, 5 de novembro de 2016

Em busca das memórias da minha infância

Em busca das memórias da minha infância. E não só. Também assisti a muitos concertos memoráveis. Entre eles o inesquecível espectáculo de despedida do Zeca Afonso. Ainda hoje me recordo de todas as emoções sentidas. E outros concertos extraordinários, embora não tão emotivos.

Escolhi este desenho do aspecto geral, porque os restantes - as tais memórias que tentei registar - encontram-se AQUI no meu blogue.


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Garden Sketching no Jardim da Gulbenkian

Sábado à tarde, no Jardim Gulbenkian, o mote era desenhar "A Matéria das Coisas". Mas a inspiração não estava para a matéria mas para a sua essência, as sombras. Aqui alguns exemplos dessas outras experiências. 


Primeiro desenho/colagem inspirado no tema


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Tarde de Verão no Parque Bensaúde

Apesar de ser tão perto de minha casa, só hoje lá fui. A parte da esplanada estava em obras, por isso só apeteceu um café rápido, e um passeio pela sombra. Com muitos bancos de jardim e mesas para piquenique, esta árvore chamou-me a atenção. Destacava-se em contraluz, vista do banco onde estávamos sentadas.



sábado, 19 de março de 2016

Projecto Lojas de Lisboa



 Algumas já desapareceram, outras foram recuperadas. Todas me trazem memórias da minha cidade.






domingo, 6 de março de 2016

Alfabeto Lisboeta - Letra K

Workshop com Ch' ng Kiah Kiean no Alfabeto K. Lisboa, Aqueduto das Águas Livres: Campolide/ Monsanto. 


1º desenho, a olhar Campolide.
Último desenho, a olhar a ponte 25 de Abril.
Desenho que mais gosto.




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Todos em curto-circuito

Escolhi apenas 3 desenhos para partilhar aqui, pois todos os outros podem ser vistos no meu blogue Metamorfoses do Risco.

Proposta da Jeanne Waltz e do Francesco A. Milanese

Proposta do Vicente e do José Barreiros

Proposta da Rita Caré e do Pedro Loureiro

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Alfabeto LIsboeta - Letra H

No sábado, com um dia de sol maravilhoso, fui à sessão do Alfabeto Lisboeta - Letra H (Técnicas Húmidas), no Mercado da Ribeira; com o Mário Linhares.

Numa parte da manhã estivemos dentro do Mercado a desenhar, confortavelmente sentados, frutas e legumes, com caneta de aparo e tinta da China. Depois, passámos para a guarela. Como o meu caderno era A6 o Mário propôs-me arrancar uma dupla página do meio e acrescentá-la. Fiquei a olhar para o caderno : corta? não corta ? que formato tão diferente do habitual. Mas, arrisquei sair da minha zona de conforto, e eis o resultado. ( os traços do enquadramento final não ficaram direitos porque não tinha apoio do caderno...)




quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

sábado, 7 de março de 2015

Reportagem sobre o workshop "Missivas..." no Museu das Comunicações

Fiz um resumo do Workshop “Missivas de uma exposição em diários gráficos" que orientei no Museu das Comunicações – FPC, em 28 fev 2015, inspirado na exposição “Missiva” de João Noutel.
Podem ler e ver mais rabiscos e fotos ALI.

Para já deixo-vos com um desenho meu e dois dos desenhos da Teresa Ogando que mostram alguns dos resultados dos desafios propostos aos participantes.


Desenho-cego de "Eva Break", com uso de aguarela de gama infantil (esq)
e aguarela académica (dir) e ainda marcadores infantis. Por Rita Caré

“Tapete voador & Globo Terreste” por Teresa Ogando

 “Segredos” em postal por Teresa Ogando

Obrigada ao Eduardo Salavisa (USkP) e à Cristina Weber (Museu das Comunicações) pelo convite para orientar este workshop.