Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta Teresa Ogando. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teresa Ogando. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 13 de julho de 2018
domingo, 24 de junho de 2018
sábado, 23 de junho de 2018
Vamos desenhar com... Bruno Vieira
Hoje foi dia de ir ao Museu Arqueológico do Carmo desenhar com o Bruno Vieira. Conheço o Bruno desde 2014, ano em que foi criado o CCC SketchCrawl de Torres Vedras.
O desafio do Bruno foi muito criativo: fez vários mini cartões com aguarela suas. No interior tinha duas hipóteses, à escolha:
uma forma geométrica e uma palavra.
No cartão que me saiu-colado no desenho- das duas hipóteses escolhi a palavra SONHO.
O desafio do Bruno foi muito criativo: fez vários mini cartões com aguarela suas. No interior tinha duas hipóteses, à escolha:
uma forma geométrica e uma palavra.
No cartão que me saiu-colado no desenho- das duas hipóteses escolhi a palavra SONHO.
![]() |
| "Pelo sonho é que vamos, comovidos e mudos. Chegamos? Não chegamos? |
quinta-feira, 21 de junho de 2018
Drink & Draw no Palácio Baldaya
Ontem, a partir das 19:00h, novamente na esplanada-jardim da Cafetaria do Palácio Baldaya, em Benfica. Encontro organizado pelo Tomás Reis.
Final de tarde de um Verão quente, numa esplanada de Lisboa. Assim Lisboa sabe bem: espaço agradável fora do bulício da cidade, boa companhia, uma bebida fresca, e desenhos que não podem faltar.
Final de tarde de um Verão quente, numa esplanada de Lisboa. Assim Lisboa sabe bem: espaço agradável fora do bulício da cidade, boa companhia, uma bebida fresca, e desenhos que não podem faltar.
terça-feira, 12 de junho de 2018
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
segunda-feira, 26 de junho de 2017
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
sábado, 5 de novembro de 2016
Em busca das memórias da minha infância
Em busca das memórias da minha infância. E não só. Também assisti a muitos concertos memoráveis. Entre eles o inesquecível espectáculo de despedida do Zeca Afonso. Ainda hoje me recordo de todas as emoções sentidas. E outros concertos extraordinários, embora não tão emotivos.
Escolhi este desenho do aspecto geral, porque os restantes - as tais memórias que tentei registar - encontram-se AQUI no meu blogue.
Escolhi este desenho do aspecto geral, porque os restantes - as tais memórias que tentei registar - encontram-se AQUI no meu blogue.
segunda-feira, 12 de setembro de 2016
Garden Sketching no Jardim da Gulbenkian
Sábado à tarde, no Jardim Gulbenkian, o mote era desenhar "A Matéria das Coisas". Mas a inspiração não estava para a matéria mas para a sua essência, as sombras. Aqui alguns exemplos dessas outras experiências.
![]() |
| Primeiro desenho/colagem inspirado no tema |
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
Tarde de Verão no Parque Bensaúde
Apesar de ser tão perto de minha casa, só hoje lá fui. A parte da esplanada estava em obras, por isso só apeteceu um café rápido, e um passeio pela sombra. Com muitos bancos de jardim e mesas para piquenique, esta árvore chamou-me a atenção. Destacava-se em contraluz, vista do banco onde estávamos sentadas.
sábado, 19 de março de 2016
Projecto Lojas de Lisboa
![]() |
| Algumas já desapareceram, outras foram recuperadas. Todas me trazem memórias da minha cidade. |
domingo, 6 de março de 2016
Alfabeto Lisboeta - Letra K
Workshop com Ch' ng Kiah Kiean no Alfabeto K. Lisboa, Aqueduto das Águas Livres: Campolide/ Monsanto.
| 1º desenho, a olhar Campolide. |
| Último desenho, a olhar a ponte 25 de Abril. |
| Desenho que mais gosto. |
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
Todos em curto-circuito
Escolhi apenas 3 desenhos para partilhar aqui, pois todos os outros podem ser vistos no meu blogue Metamorfoses do Risco.
| Proposta da Jeanne Waltz e do Francesco A. Milanese |
| Proposta do Vicente e do José Barreiros |
| Proposta da Rita Caré e do Pedro Loureiro |
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Alfabeto LIsboeta - Letra H
No sábado, com um dia de sol maravilhoso, fui à sessão do Alfabeto Lisboeta - Letra H (Técnicas Húmidas), no Mercado da Ribeira; com o Mário Linhares.
Numa parte da manhã estivemos dentro do Mercado a desenhar, confortavelmente sentados, frutas e legumes, com caneta de aparo e tinta da China. Depois, passámos para a guarela. Como o meu caderno era A6 o Mário propôs-me arrancar uma dupla página do meio e acrescentá-la. Fiquei a olhar para o caderno : corta? não corta ? que formato tão diferente do habitual. Mas, arrisquei sair da minha zona de conforto, e eis o resultado. ( os traços do enquadramento final não ficaram direitos porque não tinha apoio do caderno...)
Numa parte da manhã estivemos dentro do Mercado a desenhar, confortavelmente sentados, frutas e legumes, com caneta de aparo e tinta da China. Depois, passámos para a guarela. Como o meu caderno era A6 o Mário propôs-me arrancar uma dupla página do meio e acrescentá-la. Fiquei a olhar para o caderno : corta? não corta ? que formato tão diferente do habitual. Mas, arrisquei sair da minha zona de conforto, e eis o resultado. ( os traços do enquadramento final não ficaram direitos porque não tinha apoio do caderno...)
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
sábado, 7 de março de 2015
Reportagem sobre o workshop "Missivas..." no Museu das Comunicações
Fiz um resumo do Workshop “Missivas de uma exposição em diários gráficos" que orientei no Museu das Comunicações – FPC, em 28 fev 2015, inspirado na exposição “Missiva” de João Noutel.
Podem ler e ver mais rabiscos e fotos ALI.
Para já deixo-vos com um desenho meu e dois dos desenhos da Teresa Ogando que mostram alguns dos resultados dos desafios propostos aos participantes.
Obrigada ao Eduardo Salavisa (USkP) e à Cristina Weber (Museu das Comunicações) pelo convite para orientar este workshop.
Podem ler e ver mais rabiscos e fotos ALI.
Para já deixo-vos com um desenho meu e dois dos desenhos da Teresa Ogando que mostram alguns dos resultados dos desafios propostos aos participantes.
![]() |
| Desenho-cego de "Eva Break", com uso de aguarela de gama infantil (esq) e aguarela académica (dir) e ainda marcadores infantis. Por Rita Caré |
![]() |
| “Tapete voador & Globo Terreste” por Teresa Ogando |
Obrigada ao Eduardo Salavisa (USkP) e à Cristina Weber (Museu das Comunicações) pelo convite para orientar este workshop.
Subscrever:
Mensagens (Atom)















