Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Su. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Su. Mostrar todas as mensagens

domingo, 19 de abril de 2009

Pois.. os desenhos






Confesso que não desenho todos dias, na verdade passo dias demais sem desenhar. E a razão disto acontecer é porque gosto de ter tempo para o fazer. Uns minutos não chegam. Gosto de olhar para as coisas e escolher o que vai entrar nas minhas folhas brancas, escolher os pormenores que tanto me atraem e os quais quero que fiquem registados no meu diário, para mais tarde 'saboreá-los' e sorrir recordando os momentos em que foram feitos, se foi num dia de sol ou de chuva, por exemplo :).
Mas esta situação não é boa para mim, pois se não desenhar todos os dias, não pratico o traço, não me liberto dos 'erros' e 'medos' que tanto quero superar, assim o meu traço continuará inseguro e preso, desproporcionado..
Desenhar é muito mais do que simplesmente desenhar. É a vontade de nos superarmos e de buscar uma certa liberdade num determinado espaço de tempo.

domingo, 5 de abril de 2009

Os meus preferidos





Do que fiz durante o workshop, estes foram os meus preferidos.
Nesta colagem tínhamos de representar o positivo/negativo, cheio/vazio. Adoro colagens, misturar técnicas e texturas.
Outro exercício, aleatório. Gosto quando temos liberdade para deixar a mão fluir, deixar que os traços soltos definam formas surpreendentes. E sobre estes traços desenhámos um objecto real, neste caso a cadeira.
Por fim o melhor de todos. Saímos para a rua, para o Largo de Camões. Estava uma noite morna, agradável, muito inspiradora. No meio de tanta 'informação visual' tive dificuldade em começar a desenhar, não sabia por onde começar. Mas assim que comecei (não me lembro por onde), todo o resto se foi encaixando. Descobri que um diário tamanho A6 é pequeno demais para tudo o que quero representar, sendo eu grande apreciadora de pormenores :)

segunda-feira, 30 de março de 2009

O ultimo dia.. ou o primeiro


"Do not fear mistakes. There are none." (miles davis)
Ainda não aceito os meus erros. Ainda continuo a não gostar de desenhar caras, pessoas. Prefiro espaços, objectos.
No último dia do workshop desenhei o que ficou nas mesas, aquilo que os meus olhos conseguiram alcançar. Não são apenas nomes, são pessoas que guardarei para sempre na minha memória, e não estão todos aqui representados, faltam mais :) .
Espero que a magia que envolve este modo de estar e ver a vida nunca desapareça.
A expressão criativa alimenta-me a alma.. Obrigada a todos*