Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Sofia Gomes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sofia Gomes. Mostrar todas as mensagens

domingo, 13 de maio de 2018

Desenhar nas Termas dos Cucos

Ontem houve mais um encontro dos Oeste Sketchers, desta vez nas Termas dos Cucos pertinho de Torres Vedras.
Não conhecia o local, apesar de viver lá perto, mas vale bem a pena conhecer. É um lugar muito bonito, não só pelos edifícios em si mas também pela paisagem envolvente, até custa a acreditar que está em funcionamento. Este é para repetir, num dia mais quentinho do que o de ontem, pois ficou muito por explorar.


domingo, 8 de abril de 2018

7 de Abril - Dia Nacional dos Moinhos


Gostava muito de ter ido desenhar os Moinhos com o grupo dos Oeste Sketchers ontem mas uma valente constipação estragou-me os planos. Ainda não foi desta que fui conhecer o Moinho da Bordinheira e o Sr. Joaquim Constantino, um dos últimos moleiros de Torres Vedras...
No entanto, a Azenha de Santa Cruz já conheço e já a desenhei há algum tempo, num daqueles encontros fantásticos que acontecem muitas vez aqui pelo Oeste, onde aguarelistas e sketchers se juntam. Fica o rabisco feito em 2016 para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos.



quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Vistas da minha janela

Sou uma grande admiradora da Pat Southern-Pearce. Adoro o contraste de cores que ela consegue criar com lápis de cor em papel colorido. É uma explosão de cores absolutamente fascinante. 
Deu-me uma vontade enorme de experimentar. Assim, fiz o caderno com folhas coloridas e 
até arranjei os lápis aguareláveis que ela usa. São surpreendentemente macios e deslizam no papel como manteiga.
O desafio deste mês foi uma óptima "desculpa" para estrear o caderno.



quinta-feira, 23 de novembro de 2017

quinta-feira, 27 de abril de 2017

terça-feira, 25 de abril de 2017

Vem desenhar a minha escola

No fim do mês de Fevereiro, O Duarte enviou um convite a todos os Urban Sketchers para irem desenhar a escola dele, o Jardim-Escola João de Deus em Torres Vedras,  e apresentar a nossa Associação aos colegas e professoras.

O  convite foi aceite e, assim, sexta feira à tarde, no dia 31 de Março lá estivemos em Torres Vedras com os 18 alunos do 4º ano, a professora Filomena e a professora Marta.

Este encontro, “Vem desenhar a minha escola” teve um cartaz desenhado pelo Duarte:


Foi uma tarde muito divertida onde apresentámos a Associação, lançamos vários desafios  e até houve lugar para um desafio para TPC!

Começámos por fazer desenho cego, depois brincámos com a perspetiva com a ajuda de palhinhas e, como exercício final, desenhámos euforicamente (um exercício replicado de um retiro do Mário Linhares realizado em Turim) para terminarmos em festa.

Nos mês de Junho vamos fazer uma exposição na escola com os desenhos que originaram deste encontro.












Os alunos adoraram e a professora Filomena pediu-nos para voltarmos e repetirmos a experiência! J

Gostaria de agradecer à Isabel Alegria, à Helena Monteiro, à Teresa Ruivo e ao Eduardo Salavisa a vossa participação e disponibilidade para se deslocarem de propósito a Torres Vedras para este encontro.
Agradeço também a todos os que se disponibilizaram para participar nesta actividade e que, por motivos profissionais e outros razões de força maior, não conseguiram estar presentes.

Finalmente, tenho de agradecer à professora Filomena e ao Jardim-Escola João de Deus pela vossa abertura a actividades desta natureza e por nos terem recebido de braços abertos.
Todos vós, fizeram 18 crianças muito felizes, incluindo o meu filho Duarte!


Muito Obrigada!






domingo, 12 de março de 2017

9º Encontro dos Oeste Sketchers - Nazaré

Este sábado, estivemos no Farol da Nazaré... sem ondas gigantes, mas com vistas deslumbrantes e em excelente companhia!






sábado, 2 de julho de 2016

Panteão Nacional




Desenho feito com pau, tinta da china, aguarela e na excelente companhia da Teresa Ruivo.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Encontro USkP na Quinta do Mocho

A Quinta do Mocho é verdadeiramente surpreendente.
O conjunto de obras alí disponíveis, ao virar de cada esquina, são fascinantes e imponentes.
Senti-me minúscula com o meu caderninho na mão, mas nem por isso me faltou a vontade de desenhar... muito pelo contrário...a vontade de voltar é muita, pois o tempo que lá estivemos voou e soube a pouco...

domingo, 1 de maio de 2016

Dia da mãe

Neste dia especial, o Duarte desenhou várias versões da mãe.





Este foi feito há mais tempo, mas acho que também fica aqui bem...


Eu aproveitei a oportunidade de ter o Duarte quieto por mais do que 30 segundos e também fiz um rabisco...


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Encontro USkP em Sintra

Decidi estrear a minha Parallel Pen nova, acabadinha de tirar da embalagem, no encontro de Domingo em Sintra.
À medida que ia desenhando fui-me apercebendo de que a tinta do cartucho que veio com ela demora a secar, logo, convém esperar um pouco até pôr as mãos em cima das linhas já traçadas sob pena de se obterem uns "belos" de uns borrões.
Quando comecei a pintar, descobri que a tinta não é à prova de água... e os borrões continuaram...
Foi um pouco frustrante esta primeira experiência com o meu brinquedo novo, mas valeu bem a pena pela excelente companhia nesta tarde de domingo.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Desenhando para a Casa dos Mundos

LILINDA - Rua da Palma nº 258...


...Rua da Palma nº 208...


...Gertrudes Évora Modas - Rua Nova da Piedade nº 89-91.