Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Santiago de Compostela. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Santiago de Compostela. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Férias a Norte - Parte VI

28.08.2018 Fomos até Santiago de Compostela
Deixámos o carro no início da Av. de Rodriguez de Viguri, a 2km da Praza do Obradoiro. Aproveitámos para caminhar com os peregrinos até ao santuário.
 
 
Já na Praza, sentámo-nos a observar a chegada dos verdadeiros peregrinos. A emoção, a alegria, a tristeza, mas sobretudo a fé no olhar comovido de quem chegava.
Para além das habituais fotografias e selfies, encontrei alguns colegas do risco, vindos da Polónia.
 
 
A Praza do Obradoiro (esq.) torna-se pequena para tantos peregrinos. A imensidão de pessoas é impressionante. À direita (em cima) temos o Mercado de Abastos, com aquela vida que só os mercados espanhóis conseguem ter - muitas gente, muitas cores, muita comida, mas sobretudo muita alegria. De regresso ao carro, visitámos o Centro Galego de Arte Contemporânea, um projeto do arq. português Álvaro Siza Vieira (canto inferior direito). Na verdade, mais uma obra-prima do mestre.
 
 
 
 
 

domingo, 25 de novembro de 2018

Voltando a Santiago, e aqui ao blog

Voltando a publicar, depois de uma longa ausência... desenhando em Santiago de Compostela uma manhã durante o Compostela Ilustrada, depois de ouvir Javier Mariscal falar do seu trabalho nas arcadas do Museu das Peregrinações.
O que me cativou foram os cavalos da fonte desta praça. Para mim, nesta imagem tudo o resto gira à volta disso.



terça-feira, 20 de novembro de 2018

Compostela Ilustrada



Com a representação portuguesa a aumentar todos os anos, lá fomos pela 3ª vez a este encontro que cada ano nos presenteia com 4 dias inesquecíveis. Chuveu, ventou mas nada que abala-se os 200 participantes a estarem presentes nas actividades do programa. alguns dos desenhos que por ali fui fazendo, com alguns dias de atraso por:

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O camiño urbano, natureza no Km cero

Os trabalhos realizados em Santiago de Compostela  por Maru Godas, Célia Burgos, Nanda Caballero e eu estão em exposição até 15 de Outubro na Galeria Sargadelos. 
Este livro é o resultado de uns dias com sol e chuva, como não podia faltar em Santiago, onde retratámos os inúmeros parques que rodeiam a cidade e por onde entram os peregrinos que percorrem os caminhos de Santiago. 

O projecto é integrado no programa da 3ª edição de Compostela Ilustrada que se realiza de 8 a 11 de novembro. 

Dois dos desenhos, os outros.... para descobrir no livro!

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Real Filarmónica da Galicia

Santiago Rios  é um engenheiro de minas que gosta de desenhar ao vivo, nos concertos a que assiste. No seu Workshop da Compostela Ilustrada,  propôs que desenhássemos o ensaio geral  Filarmónica da Galicia da Carmen, com projecção simultanea da "Carmen" de Cecil B.deMille e da "Paródia de Carmen" de Chaplin. Foi um desafio difícil, não tanto por não haver luz, ou por os músicos estarem longe, ou serem muitos,  mas porque foi  uma experiência  verdadeiramente emocionante  e tão bela que, se  apetecia muito registar, apetecia tanto ou mais disfrutar, sem ter que gerir os pinceis, as canetas, aguarelas ou, melhor dizendo,  para  a tralha toda!






sexta-feira, 17 de novembro de 2017

em Santiago de Compostela


Compostela Ilustrada é um encontro de Cadernos de Viagem que teve no passado fim-de-semana a sua segunda edição em Santiago de Compostela. A presença de muitos portugueses (e amigos) este ano, tornou este encontro ainda melhor!

Durante quatro dias pudémos assistir a palestras, apresentações de livros, inauguração de exposições, workshops, sempre à volta do tema do desenho. E, claro, também pudemos desenhar!

E em Santiago de Compostela não faltam temas, havendo um que sem dúvida se destaca: a Catedral. 
É o local mais importante da cidade, o ponto de chegada dos caminhantes, um local de culto para os fiéis, um local de visita para turistas de todo o mundo.

Alguns desenhos, primeiro nas "cubiertas", a ver as vistas do ponto mais alto da cidade ...




no museu da catedral...




e dentro da catedral, mesmo antes de uma das diversas missas diárias começar.




quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Compostela Ilustrada em orquestra

No primeiro dia em Santiago assistimos ao ensaio "xeral da Real Filharmonía de Galicia" e desenhámos com Santiago Ríos um engenheiro de minas cuja paixão pela música o leva a desenhar em variadíssimos eventos musicais. Os seus trabalhos estão publicados num livro "Mis dibujos en conciertos".
Por sugestão da Teresa já coloquei uns desenhos maiores podem ver mais abaixo na minha outra entrada.

Compostela Ilustrada

De passagem por Santiago de Compostela para assistir e apoiar a apresentação do Livro da Fernanda e Teresa. Entretanto, fui fazendo desenhos dessa bela Cidade.
Aqui na apresentação do Livro da Teresa Ruivo e Fernanda Lamelas e claro que com casa cheia.
O Carlos e Ana Frazão à esquerda.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Compostela Ilustrada



Com muitos portugueses a participarem foi um encontro de mão cheia.
È sempre bom rever amigos e partilhar desenhos e bons momentos.
Aqui deixo um desenho que fiz da mesma rua à tarde e de noite.
Os outros desenhos que fiz podem ver aqui. 

terça-feira, 14 de novembro de 2017

"Las cubiertas de la Catedral"

No sábado de manhã tive a sorte de orientar um Workshop nos telhados da Catedral de Santiago de Compostela. Posso dizer, com toda a certeza, que foi uma experiência verdadeiramente inesquecível!




(mais desenhos no meu BLOG )

domingo, 1 de outubro de 2017

Uma aventura a caminho de Santiago de Compostela

Há uns meses recebi com enorme espanto um email de uma editora espanhola, a convidar-me para participar num projecto cuja intenção  subjacente seria dar visibilidade às mulheres no mundo da ilustração, e que consistia naquilo que, na minha cabeça imediatamente se desenhou como sendo uma aventura fantástica: integrar um grupo de quatro desenhadoras, que iriam percorrer e desenhar o caminho da costa entre o Porto e Santiago de Compostela. Esses desenhos dariam corpo a um livro a apresentar na 2ª Edição do Compostela Ilustrada, a acontecer em Novembro. 
Quando soube quem eram as outras três  convidadas  vacilei, como certamente compreendem: a Fernanda Lamelas, que dispensa apresentação, a Isabel Seidell e a  Blanca Escrigas  Ui...
Não resisti a investigar como o meu nome tinha surgido. Obrigada Ana Luísa Frazão! 
Ainda bem que me enchi de coragem e aceitei o desafio, porque foi uma experiência única.
 E agora, vamos a Santiago?
Nota: Peço desculpa por infringir uma regra neste post: 
este blog destina-se a desenhos feitos em caderno  e no local e estes  foram feitos no local sim, mas não em caderno. Foram feitos , porque assim tinha que ser , em folhas soltas A3,  o formato do mais puro sofrimento para mim... 
Se quiserem ver mais, vou pondo em teresaruivo.blogspot.pt

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Um pulinho a Santiago de Compostela

Praza das Praterías

 A rua por onde os peregrinos entram em Compostela

Peregrinos, - o melhor de desenhar!

Mas não só: os passageiros do Andante também me deliciaram :)

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Santiago


Foi curioso ter recebido a notícia de uma viagem a Santiago de Compostela, organizada por Nuno Matos Silva, do I.S.T., onde havia vagas para "sketchers", enquanto olhava para este desenho e lamentava não ter estado mais tempo, ou não ter feito mais desenhos.
É um passeio fantástico para quem gosta de desenhar (e não só) porque é uma daquelas cidades onde apetece sempre voltar.