Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Rui Grilo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rui Grilo. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 20 de março de 2017

De volta! Lisboa a saber a verão

Eis senão quando me apercebo, subitamente, que o último desenho que partilhei aqui no blogue já tem do que um ano! Não há direito... Ou melhor, o tempo teve que esticar para muitos lados. Embora tenha desenhado muito, o tempo de pintar e digitalizar foi-se dilatando, adiando a partilha...

Por isso resolvi quebrar o enguiço com o meu último desenho, feito há dias no Miradouro de Nossa Senhora do Monte, tentando fugir ao cliché do lugar. Abraços a todos!


terça-feira, 21 de junho de 2016

O encanto da Embaixada

Lembro-me bem de quando o espaço da Embaixada, no Principe Real, era a reitoria da Universidade Nova de Lisboa, já lá vão uns bons anos. Da primeira vez que entrei no edifício, para uma reunião, fiquei maravilhado com a arquitectura que nos parecia conduzir às arábias...

Investigando um pouco, descobri que o edifício se chama Palacete Ribeiro da Cunha, foi construído perto do final do séc. XIX, em estilo neo-árabe. Mudou de mãos várias vezes, esteve arrendado à Reitoria da UNL e agora é um excelente sítio para fazer compras, beber um gin ou comer qualquer coisa... E, enquanto se almoça, que tal desenhar um pouco? Foi o que eu fiz.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Desenhos que não ficaram exactamente como eu queria

Folheando os meus cadernos, tenho muitas vezes a sensação de estar a ver avanços e recuos. A seguir a um desenho que me parece bem conseguido, aparece outro que, francamente, parece existir só porque decidi desenhar naquele dia... É nessa categoria que estão estes três desenhos. Ainda pensei não os partilhar, mas enfim... Porque não? E juntando-os num único post também não ocupam muito espaço! :)




terça-feira, 31 de maio de 2016

Os encantos de Viena

Já tinha feito alguns desenhos em Viena, mas não há como resistir a desenhar um pouco mais desta cidade, mesmo que o tempo não abunde. Um intervalo numa reunião perto da Schillerplatz deu para esboçar a praça e, noutro dia, uns instantes depois do almoço, enquanto outros fumavam, permitiu-me registar no caderno uma bela esquina da cidade.



domingo, 29 de maio de 2016

Sol de janeiro na Nazaré!

Apesar do frio, janeiro também tem sol, que puxa pelas cores vivas das casas em frente ao mar no centro da Nazaré. Foi isso que tentei registar com este desenho!

sexta-feira, 27 de maio de 2016

De passagem por Milão

Uma viagem rápida de trabalho a Milão foi um bom pretexto para experimentar a minha nova decisão de deixar papel por pintar. Era de noite e estava frio, estava num hotel longe da zona mais central da cidade, por isso andei uns metros e resolvi desenhar a entrada para a estação de metro da Piazza della Repubblica.


No voo de regresso, depois de acabar de pintar o desenho da véspera, resolvi desenhar o que estava a ver. É curioso como o interior de um avião pode ser um belo desafio de perspectiva!

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Começar 2016 na Ericeira

Já perceberam (se viram os meus últimos posts aqui no blog) que estou a por a escrita em dia e a partilhar os desenhos que tenho em atraso. Não são muitos, mas são alguns... :)

Este é o primeiro desenho deste ano, feito logo no dia 2 de janeiro, a seguir a um belo almoço na Ericeira. Depois de olhar para o desenho pintado, decidir deixar de tentar pintar a página toda. Fazia falta um pouco de branco do papel!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Museu dos Coches

Quase no fim do ano, na semana entre o Natal e o Ano Novo, arranjei tempo para passar pelo Museu dos Coches, onde ainda estava a fantástica exposição com os desenhos com que o Mário Linhares ilustrou o livro "Lisboa - O que o turista deve ver" de Fernando Pessoa. Depois de ver desenhos tão bons, comecei a ficar com comichão nos dedos... Por isso, aproveitei o ponto de vista invulgar, enfrentei a perspectiva tramada e lá enchi a última dupla página de 2015...

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Leiria e Nazaré

Um fim de semana fora é sempre um bom pretexto para desenhar mas um fim-de-semana em família deixa pouco espaço para parar e agarrar no caderno. Ainda assim, roubei uns minutos em Leiria para registar esta rua.


No dia seguinte, passámos quase ao anoitecer pelo Forte de S. Miguel Arcanjo, de onde se vê a famosa Praia do Norte e onde está o farol principal da Nazaré. Já agora, como é que se desenham ondas? :)

domingo, 22 de maio de 2016

Brincar com ecolines

Depois de experimentar as Ecolines numa sessão do Alfabeto Lisboeta, resolvi encher pincéis de água (uns Sakura Koi) com várias cores e dedicar-me a experiências. Fiz um esboço rápido no Parque das Nações e usei as minhas novas cores para colorir. O resultado foi bem diferente do habitual, mas parece-me que prefiro as minhas aguarelas do costume e as cores menos saturadas e mais naturais. Quem ficou a ganhar com a experiência foi a minha filha, que tem dado bastante uso aos pincéis cheios de aguarelas líquidas.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

A melhor vista de Lisboa?

Perto da Graça, ao cimo da Damasceno Monteiro, abriu há uns meses um pequeno restaurante com umas saladas fantásticas e belos hamburgers. Mas, por muito boa que seja a comida, a vista consegue ser ainda melhor! Depois de almoçar, troquei de lugar e roubei uns minutos para captar o que estava a ver para o meu caderno... Consegui resistir a encher de tinta a dupla página e, no fim, fiquei contente com essa opção!

domingo, 3 de abril de 2016

No Grémio Literário

Na semana passada, enquanto ouvia o Ricardo Costa no Grémio Literário fui desenhando um pouco do ambiente. A sala não ficou mal, mas o orador ficou tão irreconhecível que mais parece o General Ramalho Eanes... Não se aceitam inscrições para um curso de desenho-rápido-de-caras-para-não-ficarem-irreconhecíveis? :)


Post Scriptum: Parece que este é o meu 100.º post aqui no blog. Obrigado por todos os comentários e ajuda com que têm respondido aos desenhos que aqui tenho partilhado!

sexta-feira, 11 de março de 2016

Ponta Delgada

De passagem breve pelos Açores, percorri as ruas de Ponta Delgada à procura de um enquadramento que me apetecesse desenhar. Pressionado pelo tempo e pelo frio, desisti de fugir aos "postais" e decidi fazer precisamente o desenho que estava a tentar evitar. O mais engraçado é que, depois de pronto, acabei por ficar contente com o resultado...

quinta-feira, 10 de março de 2016

Alfabeto Lisboeta: K de Kiah Kiean

Ainda não tinha partilhado os resultados desta segunda edição do Alfabeto Lisboeta (talvez por o caderno ser tão grande que não cabe no scanner), mas depois da última sessão tinha mesmo que começar a partilhar!

No sábado passado tivemos um orientador convidado, o Kiah Kiean, que nos ajudou a experimentar a sua técnica de desejar com pequenos pauzinhos de madeira e tinta da china. Para evitar entornar a tinta e para a manter na consistência certa, o Kiah coloca gaze de algodão dentro do frasco. Um truque simples, mas muito eficaz!

Fomos até ao Aqueduto das Águas Livres (nunca lá tinha ido) e cheio de vontade de imitar os panoramas magníficos do Kiah. Por isso não hesitei em me "atirar ao monstro", como diz o José Louro, e aqui está o resultado.


A chuva ainda ameaçou um pouco, mas deixou-nos prolongar o trabalho. Tentei uma abordagem diferente e, depois da tinta da china secar, aproveitei para aplicar um pouco de cor.


Do outro lado do aqueduto, a paisagem estendia-se até ao Tejo e à sua margem Sul. O tempo era pouco, por isso tive que acelerar. Curiosamente, este foi o desenho de que gostei mais.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Procópio (o bar)

Há muito tempo que não ia ao Procópio, por isso não hesitei em aceitar a ideia de ir jantar lá, sobretudo porque imaginei que seria um belo espaço para desenhar. O jantar não foi um sucesso (a ementa de snacks limita-se a tostas, por isso tivemos que ir jantar a outro lado) mas a visita valeu a pena por este desenho, construído enquanto saboreava um bom gin tónico.

terça-feira, 8 de março de 2016

Depois de jantar

A pouco e pouco, vou perdendo o medo de desenhar com outras pessoas a ver. No fim de um jantar, abri o caderno e resolvi fixar esta perspectiva de um restaurante muito agradável, perto de Milão.

domingo, 6 de março de 2016

Viena com os Alpes ao fundo

Quando viajo e tenho a sorte de não apanhar com uma parede do prédio em frente a tapar a vista, gosto de desenhar o que vejo da janela do quarto. Não é difícil roubar uns minutos no início do dia para esboçar o que tenho à frente... Foi isso que aconteceu em Viena.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Igreja Ortodoxa Romena em Lisboa

Foi inaugurada hoje a segunda parte da exposição na Casa dos Mundos, onde a Inter-Religiosidade se juntou à Inter-Culturalidade para retratar a diversidade da nossa cidade de Lisboa. Pediram-me a mim e à Rosário (que fez belos desenhos) para desenharmos a Igreja Ortodoxa Romana, na Igreja de São Crispim, na Rua de São Mamede.

Como o prazo era curto, à segunda tentativa conseguimos coordenar-nos lá aparecemos num domingo de manhã. Quando cheguei, a sala já estava cheia. Encontrei um canto, perto da entrada e comecei a desenhar de pé, caderno na mão, um elemento de cada vez para ultrapassar o susto com a quantidade de detalhes que tinha à minha frente. Este foi o resultado:


Virei a página e pareceu-me que o trabalho ainda não estava terminado. Enquanto concluía o primeiro desenho a igreja foi enchendo, mas reparei que, por cima das cabeças, se continuava a ver um dos altares onde um símbolo ortodoxo (o quadro com a imagem de Cristo em estilo bizantino) se sobrepunha a um símbolo bem católico (a imagem de N.ª Senhora com o menino). Que melhor forma de mostrar o encontro de religiões?

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Desenhar para a Casa dos Mundos

Hoje é dia de inauguração da exposição "Diários Gráficos na Casa dos Mundos (CdM) - Narrativas Gráficas de Interculturalidade", por isso aqui estão os meus desenhos. Só me apercebi quando cheguei lá que o último desenho inclui a própria Casa dos Mundos, onde a exposição vai estar patente. Por isso, é só aparecerem!



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

De regresso ao Campo Pequeno

Já tinha desenhado o Campo Pequeno antes, mas apeteceu-me repetir a experiência. Tentei acentuar os contrastes, usando o traço grosso e fino da minha caneta de tinta permanente (uma Parker 51 dos anos 50) e experimentei usar o lápis para fazer sombras (não gostei). Para terminar, juntei as aguarelas.