Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Rita Dias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rita Dias. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Passear, comer e desenhar 3

Castelo de Almourol, primeiro cor com aguarela e depois bic.
 
 

Castelo do Rei Vambo, com caneta pentel.




Portas de Rodão , bic e depois a cor com aguarela.

domingo, 2 de novembro de 2014

E o teatro



Eles seguem com o seu trabalho, e eu acompanho e desenvolvo o meu. Aqui coloco as folhas como estão, com os desenhos que correram bem e com as tentativas e erros.

sábado, 1 de novembro de 2014

Passear, comer, desenhar 2



Recomenda-se tanto, mas tanto a Taberna da Vila em Nisa...tradicional mas com umas novidades que se agradecem, muitos sabores e é tudo muito bom.
Em baixo dentro do Castelo em Marvão, a vista seria mais bonita de desenhar mas eu precisava de descansar. Em vez de escolher o melhor "postal", escolhi o melhor assento.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Passear, comer e desenhar

Agora que descobri que tenho um colesterol absurdamente alto, posso deixar de frequentar estas casas de perdição. No desenho a Adega da Adélia em Vila Nova da Barquinha, boa comida e um numero infinito de objectos antigos pendurados no tecto.
 

Aqui o interior do burgo em Castelo de Vide, um lugar tão belo e onde apetece desenhar todas as ruas, vizinhos, gatos e cães, portas e flores. Desenhar tudo e trazer pelo menos no caderno.



quinta-feira, 30 de outubro de 2014

De volta ao teatro


De regresso, outra sala e actores, outro texto e a mesma alegria de acompanhar o desenvolvimento da peça. Aqui os desenhos à vista do elenco, que depois irão ser montados, compostos e transformados numa pequena publicação. Mais tarde revelarei outros pormenores, até porque vamos querer a casa cheia.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Participantes 63º Encontro



Infelizmente não apanhei os nomes de todos os participantes que desenhei, quem reconhecer alguem ou a si próprio faça o favor de se identificar. Foi uma bela manhã.

domingo, 19 de outubro de 2014

63ª Encontro





Foi uma manhã esplendida, uma bela ideia da Rita Caré. Colegas simpáticos, um guia maravilhoso o Dr.Jorge Carneiro  e só tive pena de não poder ficar para a tarde, porque aqueles laboratórios mereciam mais desenhos. Não resisti a desenhar o colar havaiano e a comentar "que os ciêntistas também se divertem".

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A Cerimónia do Adeus


A Livraria Arquivo e a escritora Silvia Alves lançaram o desafio de escrevermos/ilustrarmos um postal sobre um livro que lemos no verão. Escolhi "A Cerimonia do Adeus" de Simone de Beavoir e desenhei o postal apartir de uma fotografia dela com J.P. Sartre a caneta bic e aguarela e o titúlo com um carimbo alfabético.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Uma amiga


No jardim junto ao miradouro, na Graça, fui recebida pela afectuosa cadela do meu vizinho.
Deitou-se a meus pés à espera de mimo. Embora o dono viva com dificuldades, ambas as cadelas estão bem alimentadas e estimadas.







Na Graça


De regresso aos Urban Sketchers, agora a viver na Graça.Tenho muitas recordações afectivas desta zona, estudei na Voz do Operário, tenho familia que vive perto e não páro de descobrir vizinhos conhecidos, colegas, quem sabe futuros amigos. Aqui ainda se vive, não são escritórios a dominar, nem lojas da moda. Há um sapateiro, peixarias, florista e tempo. Os vizinhos são idosos e conversamos sobre tudo porque há tempo de sobra para ocupar. Numa paragem de autocarro, ou banco de jardim, ficamos a saber da saúde do vizinho e da sua familia.
Na Graça oferece-se ternura todos os dias.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Na praia



Há quem leve telemoveis e ipad, há quem leve jornais. Amigos e praia são uma combinação perfeita, a felicidade é também isto.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Gatos e o Prado


Arafat e Maalouf desenhados no meu caderno da exposição de pintura do Prado no MNAA.
Estes gatos são uma forma de arte...

sábado, 22 de março de 2014

Benfica



Em Benfica rodeado por predios, há um cantinho de verde. Com jardim, hortas e casas de apoio, uma pequena maravilha perto do colegio militar.