Não estamos em Janeiro, mas já estivemos e naquele estranho dia estiveram mais de 20 graus, em Oeiras, até o sol começar a desaparecer mar adentro lá para os lados de Cascais e ficar um frio de rachar...
Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta Rita Caré. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rita Caré. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 5 de setembro de 2018
O Bugio e o Rio Tejo em Janeiro...
Não estamos em Janeiro, mas já estivemos e naquele estranho dia estiveram mais de 20 graus, em Oeiras, até o sol começar a desaparecer mar adentro lá para os lados de Cascais e ficar um frio de rachar...
quarta-feira, 25 de julho de 2018
Próxima 6ª Feira | Pôr do Sol na Fundação Champalimaud
![]() |
Desenho de Rita Caré
|
Encontro ao Pôr-do-Sol na Fundação Champalimaud
27 Julho 2018 (Sexta-feira) - 19h até ao anoitecer
Coordenação do encontro:
Rita Caré e Isa Silva
Rita Caré e Isa Silva
NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO!
BASTA APARECER!
Sketchers, é Verão (ou supostamente é Verão...) e sabe tão bem ver o pôr-do-sol!
O espaço exterior da Fundação Champalimaud proporciona a criação de imagens fantásticas tanto a nível de desenho como de fotografia.
Apareçam de cadernos e máquinas fotográficas na mão, mesmo que não esteja um clima pouco veraniante! Pomos a converseta em dia e divertimo-nos! :-)
Tragam casacos, não vá o vento ser chatinho...
Mais informações sobre ponto de encontro, contactos e outras informações no blog do grupo Foto&Sketchers 2 Linhas
quarta-feira, 18 de julho de 2018
Uma semana na praia sem fazer NADA...
A minha semana na praia descreve-se assim.
Foi qualquer coisa parecida com esta imagem quase todos os dias. Fiquei a olhar para a multidão vestida com os seus coloridos fatos de banho, toalhas e chapéus-de-sol, ou a dormir na areia quente, ao som típico que conhecemos de uma praia Algarvia semi-cheia. Há mais de vinte anos que não experimentava nada no género, mas fiquei com a sensação de que para o ano estou lá outra vez, se puder, com o objectivo de não fazer rigorosamente NADA, para além do básico para sobreviver no dia-a-dia.
Não digam a ninguém que abusei a sério nas Bolas de Berlim, que as há normais, com ou sem creme, com nutela, com chocolate e produzidas com farinha de alfarroba em vez da farinha tradicional de trigo.
quinta-feira, 28 de junho de 2018
segunda-feira, 25 de junho de 2018
À descoberta da Fábrica da Pólvora de Barcarena, Oeiras
A Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras, é um "mar" de descobertas. Parece que em cada visita há mais e mais sítios e detalhes para descobrir.
sexta-feira, 15 de junho de 2018
3º Encontro Nocturno ao Museu do Oriente | 22 Jun, Lisboa
Pela terceira vez, o grupo Foto e Sketchers 2 Linhas organiza um encontro nocturno ao Museu do Oriente, em Lisboa, para desenhar e fotografar. Apareçam!
Coordenam Rita Caré e Teresa Ogando. O ponto de encontro é às 19h30 no átrio de entrada (gratuita). A partir das 19h45 procurem-nos pelas exposições. A partilha acontecerá pelas 21h40 à porta do museu.
Localização:
Museu do Oriente - Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Mais informações sobre instruções de chegada, contacto para dúvidas e encontros anteriores ALI.
domingo, 8 de abril de 2018
Um mês num lado do caderno
Nunca em vários anos a usar os cadernos "Handmade with Love", o nome da marca fez tanto sentido...
Nem todos os desenhos são urban sketching.
São dos desenhos mais importantes que alguma vez farei na minha Vida. O que se segue? Não faço ideia...
domingo, 25 de março de 2018
Vistas da Fábrica das Palavras, a Biblioteca de Vila Franca de Xira
A Fábrica das Palavras tem das maiores janelas que já vi
e a maior quantidade de luz natural que já senti num edifício. Isso causa
problemas técnicos para a salvaguarda dos livros, mas é um enorme
prazer estar lá dentro, podendo disfrutar de uma vista para quase toda a Vila
Franca de Xira, para o rio Tejo, a Lezíria e a Ponte Marechal Carmona.
Há lá um recanto silencioso com
bancos de cortiça com vista para o casario na secção de exposições. Local
óptimo para desfrutar da minha predileção por casas amarelas e verdes,
especialmente se tiverem roupa estendida...
Aproveitei para continuar na senda
de experimentar o desenho digital, antes que o tablet se despeça para sempre de
velhice...
Tenho ALI um tagliatelle de camarão digital para mais de experiências,
mas esse não pertence aqui, porque foi desenhado de memória!
mas esse não pertence aqui, porque foi desenhado de memória!
quarta-feira, 14 de março de 2018
E o Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples vai para...
o Museu da Presidência!
A Associação Acesso Cultura entregou ainda
uma Menção Honrosa à Formas Éfemeras.
Foi mais um evento delicioso para promover uma Cultura
cada vez mais Acessivel.
Textos premiados e detalhes ALI
sábado, 10 de março de 2018
Não é a declaração mais bonita sobre o Urban Sketching...
mas é mesmo assim..., não é?
Foi assim que explicámos à Carolina Figueira, autora do seu primeiro desenho em modo Urban Sketcher (é o mais pequeno em baixo), os motivos pelos quais as pessoas se juntam para desenhar ao vivo e em grupo e porque é que o Movimento USk é cada vez maior e global.
Claro que ela achava que não sabia desenhar antes de começar... como a maioria das pessoas...
sábado, 3 de março de 2018
Luis Ruiz Padrón sobre Desenhar
Em Novembro passado, Luis Ruiz Padrón fez uma comunicação integrada na actividade "Um ano a desenhar para o futuro" abordando o tema "Desenhando a Cidade". Gostei muito de estruturar as ideias que ele foi partilhando em esquemas.
Mais ALI
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
Jazz "anárquico" cego
Para chegar a esta dupla página rabisquei outras cinco... Parece impossível, mas foi desenhado com técnica de desenho-cego ou quase. Até porque a sala do concerto, na SMUP (Parede), estava muito escura e não permitiu desenhar de outra forma. Acho que consegui isto, porque tentei desenhar muito devagar para não incomodar os meus vizinhos do lado...
Os Albert Cirera Cròniques 5et. deram um concerto desconcertantemente “anárquico” (*). Não gostei deste jazz, mas adorei a experiência. Foi incrível! Para saberem mais visitem ACOLÁ.
Só descobri no final que não era a única a desenhar! :)
(*) "Anárquico" é uma palavra que a Vanda Dias me revelou para classificar este tipo de Jazz, que parece ser isso mesmo… ;-)
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
Rosas desenhadas em "cego"
O desenho-cego é a minha técnica predilecta e é perfeita para explorar descontraidamente os rabiscos de flores. Encontrei este Roseiral no Parque Marechal Carmona, em Cascais, no qual não havia antes reparado. Foi muito divertido rabiscar rosas com as pétalas abertas e fechadas, principalmente depois de "badalhucar" com o meu material preferido para pintar: a aguarela!
Houve uma cena cómica neste Roseiral. Se quiserem saber qual vão ALI bisbilhotar.
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018
17 Fev | Encontro na Casa Roque Gameiro, Amadora
![]() |
| Desenho de Marilisa Mesquita |
No dia 17 de Fevereiro de 2018 (Sábado), entre as 14h30 e as 17h30 há encontro na Casa de Roque Gameiro, na Amadora, com o mote de visitar a exposição "Mão Inteligente" de Raquel Roque Gameiro.
A entrada é gratuita. Não há inscrição. É só aparecer!
O ponto de encontro é o pátio da Casa ou, se estiver a chover, dentro do edíficio junto ao segurança.
Localização: Casa Roque Gameiro, Amadora - Pct. 1.º Dezembro, 2 – Venteira, Amadora
Fica a 10 minutos a pé da estação de comboios da Amadora.
Fica a 10 minutos a pé da estação de comboios da Amadora.
Casa venham a um encontro pela primeira vez escrevam-nos para o nosso e-mail.
sábado, 13 de janeiro de 2018
Amizade com Rabiscos em Toalha de Papel
Bem sei que este não foi o meu melhor momento rabiscatório, que eles não estão nada bonitos e que vai contra as exigências de alguns dos rabiscados, mas o momento foi intensamente vivido, num almoço com muitos disparates. É um grande exemplo de como o urban sketching, no seu espírito intrinseco de desenhar ao vivo e em momentos partilhados, mantém a minha qualidade de vida espiritual.
P.S. Guardarei ano após ano este desenho numa toalha de papel, sim!
P.S.2 Não gostei muito da experiência de lápis de cor em toalha de papel...
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Inscrições até 8 Dez - Encontro no Clube Militar Naval
Encontro no Clube Militar Naval
10 Dezembro (Domingo), Lisboa - 10h-17h
10 Dezembro (Domingo), Lisboa - 10h-17h
Entrada Gratuita com INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
Relembramos que no dia 10 de Dezembro (Domingo), entre as 10h e as 17h, no Clube Militar Naval, junto ao Arco do Cego/Saldanha, Lisboa. É possível almoçar no restaurante da instituição ou nas redondezas (existem dois centros comerciais nas proximidades).
A inscrição é obrigatória até 8 de Dezembro para fotosketchers2linhas@gmail.com
Organização: Foto&Sketchers 2 Linhas
Coordenadoras no encontro: Isa Silva / Teresa Ogando
O Clube Militar naval celebrou este mês 151 anos. É uma associação privada de Oficiais e Cadetes de Marinha. É espaço de reflexão e debate, de organização de palestras científicas e literárias. Forma e conserva as tradições da Marinha Portuguesa”.
Apareçam! :-)
domingo, 26 de novembro de 2017
A Secagem das Lavandarias automaticas é de oiro!
Há meses que ansiava que a chuva viesse
pelos motivos que todos sabemos e também porque queria ter esta
experiência de sair de casa com roupa lavadinha a cheirar bem e 30
metros depois metê-la num secador gigante para 20 minutos depois voltar a
casa com tudo seco!
Cada desenho corresponde a uma das secagens desta manhã.
10 Dez | Encontro no Clube Militar Naval, Lisboa
Encontro no Clube Militar Naval
10 Dezembro (Domingo), Lisboa - 10h-17h
Entrada Gratuita com INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
No dia 10 de Dezembro
(Domingo), entre as 10h e as 17h, no Clube Militar Naval, junto ao Arco
do Cego/Saldanha, Lisboa. É possível almoçar no restaurante da
instituição ou nas redondezas (existem dois centros comerciais nas
proximidades).
A inscrição é obrigatória até 8 de Dezembro para fotosketchers2linhas@gmail.com
Organização: Foto&Sketchers 2 Linhas
Coordenadoras no encontro: Isa Silva / Teresa Ogando
O Clube Militar naval celebrou este mês 151 anos. É uma associação privada de Oficiais e Cadetes de Marinha. É espaço de reflexão e debate, de organização de palestras científicas e literárias. Forma e conserva as tradições da Marinha Portuguesa”.
Apareçam! :-)
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















