Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Ricardo Cabrita. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ricardo Cabrita. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

terça-feira, 2 de outubro de 2018

(a)Riscar o Património na Vila Medieval de Ourém

Aqui publicamos a foto do grupo que se juntou na Vila Medieval de Ourém para (A)Riscar o Património.
Um agradecimento especial à Pousada Conde Ourém pelo apoio concedido.

sábado, 21 de abril de 2018

Cadernos de Viagem de Abrantes 2018

Hoje a minha filha Sofia, de dez anos, quis vir comigo participar na oficina de desenho Ao Vivo e a Cores, desenvolvida pela Teresa Ruivo, e foi assim que ela respondeu ao desafio de desenhar o que vimos...
... e o que ela imaginou!

Cadernos de Viagem de Abrantes 2018

Oficina AO VIVO E A CORES

Desta vez levei a minha filha Sofia para participar na oficina de desenho dinamizada pela Teresa Ruivo, integrada nas jornadas dos Cadernos de Viagem de Abrantes, que nos desafiou a desenhar pessoas e os espaços com elas, e aqui partilho os desenhos que fiz, tendo a minha filha sido o meu primeiro "alvo"...
Os desenhos da minha filha ficam para um post próprio.

sábado, 14 de abril de 2018

Cadernos de Viagem de Abrantes 2018

Oficina DESENHO E ESCRITA DE VIAGEM:
AS ESTÓRIAS QUE OS DESENHOS NÃO CONTAM

Participei com muito interesse na oficina de desenho conduzida pelo Nelson Paciência, integrada nas jornadas dos Cadernos de Viagem de Abrantes, e aqui partilho o desenho e o texto que dela resultaram.



- Quantas vezes terá ela passado por aqui?

Ou será que tomava outra qualquer rua para ir para a sua escola, a antiga Escola Luís de Camões, que fica naquela rua ali em baixo, à esquerda?
Já foi há muito tempo, um tempo em que nem sabia da sua existência, a muitos quilómetros que estava daqui.
Agora dou por mim, das vezes que venho desenhar para Abrantes, a procurar nos motivos que desenho, os sítios que terão sido percorridos, que terão sido vividos por ela, de há uns anos a esta parte, a minha musa.
Talvez na esperança de sentir a sua presença, de alimentar um sentimento que anseia ser correspondido, de a ver entrar na minha vida.

domingo, 8 de abril de 2018

Encontro de Cadernos de Viagem de Abrantes 2018

Partilho aqui os desenhos que fiz neste Encontro de Cadernos de Viagem de Abrantes.
Felizmente a chuva fez uma pausa durante a manhã, pelo tempo suficiente para fazer estes desenhos. Depois do almoço fomos logo para a biblioteca, aguardar pela masterclass do José Maria Sanchéz e pela apresentação do Caderno de Pedro Cabral e Raquel Ochoa resultante da residência artística do ano passado.

Escadinhas de S. João
Rua José Estêvão
Rua Infante Dom Henrique

sábado, 28 de outubro de 2017

renascer Mação, verde horizonte

Vivendo eu em Mação, concelho atingido por dois grandes incêndios este Verão, em finais de Julho e em meados de Agosto, não podia deixar de responder a este apelo.
A imagem representa uma das saídas da vila, atingida pelo segundo incêndio poucos dias depois de eu ter respondido a um mail do Eduardo Salavisa a dizer que o pior já tinha passado (em Julho), e na véspera da minha partida por uns dias de férias para Lisboa.
O fogo isolou a vila durante a noite, chegou ao pé das casas, atingiu alguns edifícios da zona industrial, felizmente sem provocar quaisquer vítimas, e prolongou-se por mais alguns dias para sul do concelho.
Toque de ironia, a placa de fim de localidade, agora queimada, tinha sido colocada nova dois meses antes...

(clicar na imagem para ver fotografias)

domingo, 24 de setembro de 2017

(A)Riscar o Património no Castelo de Almourol

Estes foram os desenhos que fiz no encontro deste ano do (A)Riscar o Património, no Castelo de Almourol.

(A)Riscar o Património no Castelo de Almourol

A foto do grupo que se juntou no Castelo de Almourol para (A)Riscar o Património, onde os Urban Sketchers se juntaram à Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos, para visitar e desenhar este espantoso castelo.
Com um agradecimento especial ao Município de Vila Nova da Barquinha pelas facilidades concedidas.

domingo, 23 de abril de 2017

Encontro de Cadernos de Viagens de Abrantes 2017

Aqui ficam os desenhos que fiz em mais um Encontro de Cadernos de Viagem de Abrantes.
Feitos na parte da manhã, o primeiro na excelente companhia do Eduardo Salavisa e do Pedro Costa.
Foi um dia de excelente convívio e troca de experiências.

Ricardo Cabrita

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Museu Ferroviário - Entroncamento

Eis os desenhos que realizei no Encontro de Urban Sketchers e Ribatejo Sketchers no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
(os meus desenhos já estão a pedir um caderno maior...)

Em nome da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Sul, renovo o convite para os participantes que assim o desejarem, nos enviarem digitalizações dos vossos desenhos deste encontro para a realização de uma exposição alusiva no Museu Nacional Ferroviário.

O meu muito obrigado aos USkP, aos RSk e ao Museu Nacional Ferroviário, por este excelente dia.


domingo, 25 de setembro de 2016

(A)Riscar o Património no Entroncamento

Partilho aqui o resultado da minha participação no (A)Riscar o Património no Entroncamento onde tive a oportunidade de visitar parte do Museu Nacional Ferroviário e os bairros ferroviários do Entroncamento, e obras do arquitecto Cottinelli Telmo.

Bairro da Estação
Torre de Controlo da Estação do Entroncamento
Bairro do Boneco
Bairro da Vila Verde
Escola Camões, no bairro do mesmo nome
Torre de Controlo da Estação do Entroncamento
(não satisfeito com o primeiro que fiz, voltei lá já depois das despedidas para a redesenhar)