Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Gertrudes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Gertrudes. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 16 de março de 2018

" Da Qualia espreitava o mundo "

" ... e por momentos procurava um espaço onde pudesse pensar, absorver ideias, juntar as peças do puzzle que se cruzavam desenfreadamente na minha mente. Quanto encontrei o porto de abrigo, respirei fundo, olhei o horizonte e tudo se juntou, e tudo fez sentido e partir dai foi fácil, puxei do caderno diário, e deixei a lapiseira e as canetas movimentarem-se no sentido da paisagem que vislumbrava. "

The UrbanSketch



The Observation







sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Do Barreiro a Lisboa pelo Tejo ( parte II )


'' ... e dias depois sentimos um maior conforto a bordo do Fernando Namora, deixando de lado o velhinho S. Jorge. 
Olhávamos em volta e os bancos eram mais novos e confortáveis, o frio não se fazia sentir da mesma forma,  o sentimento de segurança era maior, mas quando se olhava na janela, a vista não era a mesma, e as boas memórias do antigamente deixámos de alcançar.''



quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Do Barreiro a Lisboa pelo Tejo ( parte I )

''... e no Tejo andava o S.Jorge, barco velhinho que se arrasta pelo leito do rio sem que ninguém perguntasse as suas dores e as histórias que o acompanharam ao longo dos longos anos de sua existência.
Para nós era estranho, frio, com assentos que acentuavam dores e desconforto, mas em breves instantes ao olhar as suas imponentes janelas, relembramos tempos antigos e o efeito de nostalgia devolve-nos por breves instantes o desconforto sentido.''




quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Arte Urbana a olho nu...


" ... e assim esperava por o abrir das portas na barbearia BelarminoSentado contemplava o que o meu olhar conseguia alcançar, e de repente, esse mesmo olhar, vislumbrou uma peça de Arte Urbana que se envolvia nos ramos de uma laranjeira. Sem medo do frio, empunhei os meus lápis de cor e tentei responder ao desafio85...



... na certeza que esta Arte Urbana é digna do seu real valor."



sábado, 30 de dezembro de 2017

"Figuras do tempo"

"... e depois na onda do Desafio84 vi desenhos fantásticos de famílias a festejar, a passar momentos, desenhos que expressam emoções e sentimentos. Felizmente também o poderia ter feito mas num momento de reflexão, olhei para a estante onde estavam as figuras do presépio, figuras essas que nos acompanham na família à mais de 30 anos e que elas mesmas também tem de certeza histórias para vos contar."



O Lavradio, a Igreja e o Natal

"... e assim se responde ao Desafio Natalício dos Urban Sketchers Barreiro, tomando a iniciativa de retratar as decorações natalícias da Igreja do Lavradio, no Barreiro"

Um Bom Natal e Merry Sketchmas,
Pedro Gertrudes



quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

"Enquanto esperava o aprumo da barba..."

"...sentei-me a admirar o bar repleto de historias e dizeres, garrafas e produtos para a barba, e ao som das tesouras e das máquinas de aparar, fui ficando, rabiscando, até que chegou a minha vez."





in Navalha Afiada, Barreiro, Portugal


domingo, 3 de dezembro de 2017

"Ao som do Parque Catarina Eufémia"


"... e em modo desafio no  FlashSketching dos Urban Sketchers Barreiro, assim comecei a desenhar no Parque Catarina Eufémia no Barreiro. Para alem do barulho dos pássaros e as folhas a cair no chão, as crianças também soltavam os seus gritos e toda essa harmonia se sentia em pleno, procurando passar esses sentimentos para a ponta da da lapiseira e pinceis que dançavam na folha do caderno diário."



segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Zapping ? Perdi esse poder...

" Em tempos fui o rei do zapping, ninguém vencia a rapidez dos meus dedos a deslizar pelos botões. Mesmo com o passar dos anos, ninguém me conseguia ultrapassar na velocidade estonteante com que manuseava o comando da televisão, ate que um dia... "

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Quando a simplicidade se torna Simpli

"... e por vezes toma-se o pequeno almoço de forma tranquila, onde o cheiro do pão ultrapassa os limites da Simpli Bakery & Coffee, e onde s suavidade da musica ambiente nos transporta para mais um dia."



domingo, 12 de novembro de 2017

E lá fui ... ao evento FS 2´´ na Estação Elevatória a Vapor Barbadinhos

"E lá fui eu na minha 1ª aventura num evento USk, carregado do material que me parecia ser correto ( devo dizer que os bancos parecem-me uma ideia interessante ) e por  entre transportes perdidos, paragens falhadas e algumas caminhadas, lá cheguei.

Encontrei pessoas com gosto, com paixão, com imensa vontade e sabedoria, e eu entre os pingos da chuva encontrava o meu canto e tentava fazer algo que nunca tinha feito e que não queria envergonhar com meus "dotes" de iniciante... foi o que consegui fazer. 

Obrigado, Isa pela iniciativa e obrigado a todos por me terem feito mais USk que o ontem"

Em breve vou publicar algumas fotos também no meu perfil do G-TrudeS no facebook


sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Aldeia da Serra, Arraiolos: De escola a Sociedade


A Aldeia da Serra é uma pequena povoação que na vila de Arraiolos está situada, e ao Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central diz respeito.

Aldeia situada numa serra, é dona de uma paisagem invejável e inigualável esplendor, e é bem lá no alto que a antiga escola primária deu lugar à Sociedade Recreativa da Aldeia da Serra.

"A necessidade de rabiscar o local onde muitas vezes fui feliz, essencialmente no alegre convívio das festas de verão"




" E do alto da colina uma Aldeia espreita em busca de poder alcançar todo o esplendor do Alentejo."



Trabalho feito por G-TrudeS (aka Pedro Gertrudes , membro dos USk Barreiro) numa "invasão" pelo território dos Évora Sketchers e USk Alentejo

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

terça-feira, 26 de setembro de 2017

"E o Oriente aqui tão perto", Museu do Oriente

" E em determinado momento procurava o rumo para o destino pretendido. 
As ruas cruzavam-se com os carros e os armazens abundavam. 
Ao longe ouvia o barulhos das maquinas que rasgavam o azul do rio.
Ao virar da esquina a placa anunciava a minha chegada, agora só me restava esperar "



G-trudes 

domingo, 6 de agosto de 2017

Em busca da Fill Forever e fui ficando... ( @MuseuDaÁgua )

" Aproveitei a hora de almoço para passear e comprar uma garrafa de estilo diferenciado, de forma a incentivar assim a ingestão de água e suportar o calor que nos envolve e nos faz por vezes delirar.




Fui observando, vendo a arquitectónica, os jardins, e ai fiquei por momentos a retratar, a desenhar, a gravar recordações ... "