Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta Paula Cabral. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Paula Cabral. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 8 de outubro de 2018
segunda-feira, 25 de junho de 2018
Desenhar com o Bruno Vieira
No sábado passado aconteceu mais uma das interessantes sessões do "Vamos desenhar com..." no MAC. Tenho imensa pena de não ter conseguido ir a algumas apresentações anteriores, porque são sempre imperdíveis! E desta vez, não foi excepção! Foi muito bom ouvir o Bruno falar do seu percurso e das suas reflexões em torno do Desenho.
A escolha de uma das inúmeras miniaturas com os seus desenhos, era o ponto de partida para o desafio lançado, pois no seu interior estava uma palavra e uma forma escondida.
No meu caso, saiu a palavra "chafariz" e a forma triangular.
Isto levava-me inevitavelmente para o Largo do Carmo.
Comecei por registar o chafariz, e de seguida, o meu olhar fixou-se no chapéu da esplanada com uma estrutura triangular e bandeirolas com a mesma forma, que permitia resolver o exercício na perfeição.
A sobreposição dos dois registos com cores diferenciadas pareceu-me ser a solução adequada.
Por outro lado, num largo repleto de turistas, o que me apetecia mesmo era desenhar pessoas. E a esplanada com o chapéu triangular acabou por ser um bom pretexto para isso!
A escolha de uma das inúmeras miniaturas com os seus desenhos, era o ponto de partida para o desafio lançado, pois no seu interior estava uma palavra e uma forma escondida.
No meu caso, saiu a palavra "chafariz" e a forma triangular.
Isto levava-me inevitavelmente para o Largo do Carmo.
Comecei por registar o chafariz, e de seguida, o meu olhar fixou-se no chapéu da esplanada com uma estrutura triangular e bandeirolas com a mesma forma, que permitia resolver o exercício na perfeição.
A sobreposição dos dois registos com cores diferenciadas pareceu-me ser a solução adequada.
Por outro lado, num largo repleto de turistas, o que me apetecia mesmo era desenhar pessoas. E a esplanada com o chapéu triangular acabou por ser um bom pretexto para isso!
segunda-feira, 28 de maio de 2018
sábado, 23 de dezembro de 2017
terça-feira, 14 de novembro de 2017
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
quinta-feira, 12 de outubro de 2017
sábado, 30 de setembro de 2017
terça-feira, 5 de setembro de 2017
quarta-feira, 28 de junho de 2017
quarta-feira, 17 de maio de 2017
Desenhar com Teresa Ruivo
Uma interessante partilha em mais uma sessão do "Vamos desenhar com" no MAC.
A Teresa revelou-nos que o desenho é para ela uma necessidade diária, e coloca nele as emoções e sensações do seu quotidiano. O desafio proposto era bastante aliciante...desenhar pessoas!
Comecei por desenhar só com mancha (É uma forma de desenhar muito interessante! Vou continuar a explorar futuramente!). Mas acabei por voltar ao meu registo habitual...
A Teresa revelou-nos que o desenho é para ela uma necessidade diária, e coloca nele as emoções e sensações do seu quotidiano. O desafio proposto era bastante aliciante...desenhar pessoas!
Comecei por desenhar só com mancha (É uma forma de desenhar muito interessante! Vou continuar a explorar futuramente!). Mas acabei por voltar ao meu registo habitual...
sábado, 13 de maio de 2017
Máscara Ibérica_ parte II
Depois do fantástico desfile, explorei o recinto do festival e fiquei verdadeiramente surpreendida com o stand do Sr. António Alves da aldeia de Verge (Bragança). Das suas mãos e imaginação nascem máscaras e outros objectos nos mais diversos materiais e formatos. Frigideiras, tachos, madeira maciça, lata, palha de centeio entrelaçada com silvas, cortiça são o ponto de partida para esta verdadeira explosão de criatividade!
terça-feira, 9 de maio de 2017
Máscara Ibérica_ parte I
Muitos foram os anos em que fui até à Baixa ver e fotografar o Festival Internacional da Máscara Ibérica...este ano mudou o local e a minha forma de registo...desenhar passou a ser a palavra de ordem!
É sem dúvida, uma experiência única, porque acontece muita coisa em segundos e a rapidez de registo é uma exigência neste evento!
Tive o privilégio de estar a desenhar rodeada de Caretos de Podence...e como estavam tão sossegadinhos e atentos a verem-me desenhar! Até posaram para mim e tudo...sem nenhuma tropelia pelo meio!
É sem dúvida, uma experiência única, porque acontece muita coisa em segundos e a rapidez de registo é uma exigência neste evento!
Tive o privilégio de estar a desenhar rodeada de Caretos de Podence...e como estavam tão sossegadinhos e atentos a verem-me desenhar! Até posaram para mim e tudo...sem nenhuma tropelia pelo meio!
sábado, 29 de abril de 2017
quinta-feira, 27 de abril de 2017
Uma flor para a Maria Celeste
Pensando no que disse o Mário (no post dedicado à Maria Celeste) que a melhor homenagem que lhe poderia prestar era desenhar, lembrei-me que seria interessante que as nossas flores fossem desenhos!
Hoje à noite quando lá passar, deixarei este "dépliant"para quem lá for e quiser desenhar uma flor.
A minha já cá está.
Hoje à noite quando lá passar, deixarei este "dépliant"para quem lá for e quiser desenhar uma flor.
A minha já cá está.
terça-feira, 25 de abril de 2017
Ferragens Guedes
Já terei passado por esta loja, certamente, umas boas centenas de vezes...mas nunca lá tinha entrado!
O desenho (e mais concretamente este desafio) leva-nos a isso...a explorar, fazer descobertas...enfim, a viajar na nossa própria cidade!
Tive acesso à oficina e ao armazém. Que bela surpresa! Um mundo à espera de ser desenhado!
Fiquei também a saber que a maioria das ferragens que estão à venda na loja, são produzidas na própria oficina.
Que maravilha!
O desenho (e mais concretamente este desafio) leva-nos a isso...a explorar, fazer descobertas...enfim, a viajar na nossa própria cidade!
Tive acesso à oficina e ao armazém. Que bela surpresa! Um mundo à espera de ser desenhado!
Fiquei também a saber que a maioria das ferragens que estão à venda na loja, são produzidas na própria oficina.
Que maravilha!
quinta-feira, 20 de abril de 2017
segunda-feira, 13 de março de 2017
Desenhar comigo no MAC!
Muito obrigada a todos pela vossa presença!...e aos USKP pelo convite!
A proposta consistia em descobrir rostos (colecção e arquitectura) no Museu.
Isto fazia todo o sentido porque está na origem do projecto que desenvolvi para a loja do MAC.
Tudo começou, há algum tempo atrás, com um dia intensivo de desenhos de rostos do Museu.
Quanto ao exercício deste workshop, a ideia era fazer na dupla página vários registos. Uns só com linha, outros só com mancha. Tentando não misturar as duas coisas no mesmo registo. Habitualmente desenhamos primeiro a linha e posteriormente a cor é dada pela mancha. Aqui pretendia-se sair um pouco da zona de conforto, e desenhar logo com a mancha.
Quem quisesse, poderia aumentar a complexidade do exercício, explorando as sobreposições, a escala e a composição/paginação. Aspectos que costumo ter em atenção quando desenho.
Os resultados foram excelentes! Todos os meus alunos passaram com nota máxima!
A proposta consistia em descobrir rostos (colecção e arquitectura) no Museu.
Isto fazia todo o sentido porque está na origem do projecto que desenvolvi para a loja do MAC.
Tudo começou, há algum tempo atrás, com um dia intensivo de desenhos de rostos do Museu.
Quanto ao exercício deste workshop, a ideia era fazer na dupla página vários registos. Uns só com linha, outros só com mancha. Tentando não misturar as duas coisas no mesmo registo. Habitualmente desenhamos primeiro a linha e posteriormente a cor é dada pela mancha. Aqui pretendia-se sair um pouco da zona de conforto, e desenhar logo com a mancha.
Quem quisesse, poderia aumentar a complexidade do exercício, explorando as sobreposições, a escala e a composição/paginação. Aspectos que costumo ter em atenção quando desenho.
Os resultados foram excelentes! Todos os meus alunos passaram com nota máxima!
Os cadernos (com o meu desenho) da Ironic ficaram lindos!
segunda-feira, 6 de março de 2017
Venham desenhar comigo no MAC!
Para que não haja equívocos!...Não se trata de desenhar num Macintosh!...
...Mas sim neste lugar extraordinário que é o MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO!
Certamente irão ouvir falar de MAC's e PC's porque fazem parte do meu percurso, mas posso garantir que o desenho será bem analógico!
Apareçam no próximo sábado no MAC, às 15 horas, para mais uma sessão do "Vamos desenhar com"!
...Mas sim neste lugar extraordinário que é o MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO!
Certamente irão ouvir falar de MAC's e PC's porque fazem parte do meu percurso, mas posso garantir que o desenho será bem analógico!
Apareçam no próximo sábado no MAC, às 15 horas, para mais uma sessão do "Vamos desenhar com"!
Vamos desenhar com... Paula Cabral
As oficinas no Museu do Carmo que intitulámos “Vamos desenhar com...” têm sido muito participadas e corrido muito bem. A nossa ideia ao organizar estas oficinas foi de pôr os Urban Sketchers a pensarem (e transmitirem aos outros) em como ganharam o hábito de desenhar com frequência e como a qualidade do seu desenho aumentou.
No próximo dia 11 de Março às 15 horas é a vez da Paula Cabral.
No próximo dia 11 de Março às 15 horas é a vez da Paula Cabral.
Subscrever:
Mensagens (Atom)













































