Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Paula Cabral. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Paula Cabral. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Lisboa Oriental

GALERIA UNDERDOGS

 Exposição de AkaCorleone na galeria de arte urbana Underdogs


CANTINHO DO VINTAGE



segunda-feira, 25 de junho de 2018

Desenhar com o Bruno Vieira

No sábado passado aconteceu mais uma das interessantes sessões do "Vamos desenhar com..." no MAC. Tenho imensa pena de não ter conseguido ir a algumas apresentações anteriores, porque são sempre imperdíveis! E desta vez, não foi excepção! Foi muito bom ouvir o Bruno falar do seu percurso e das suas reflexões em torno do Desenho.

A escolha de uma das inúmeras miniaturas com os seus desenhos, era o ponto de partida para o desafio lançado, pois no seu interior estava uma palavra e uma forma escondida.
No meu caso, saiu a palavra "chafariz" e a forma triangular.
Isto levava-me inevitavelmente para o Largo do Carmo.

Comecei por registar o chafariz, e de seguida, o meu olhar fixou-se no chapéu da esplanada com uma estrutura triangular e bandeirolas com a mesma forma, que permitia resolver o exercício na perfeição.
A sobreposição dos dois registos com cores diferenciadas pareceu-me ser a solução adequada.

Por outro lado, num largo repleto de turistas, o que me apetecia mesmo era desenhar pessoas. E a esplanada com o chapéu triangular acabou por ser um bom pretexto para isso!


segunda-feira, 28 de maio de 2018

Museu dos Coches

O Barroco em pleno nestes dois coches que desenhei.
Era um verdadeiro desafio registar toda essa exuberância escultórica!





terça-feira, 14 de novembro de 2017

10.º Aniversário USK

Nada como comemorar o dia a desenhar!



Isabel e Mário na Estação Elevatória dos Barbadinhos, Museu da Água



Isa, Celeste e eu, ao almoço


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Desenhar com a Marilisa Mesquita

A Marilisa partilhou connosco o seu percurso e convidou-nos a divertir com o exercício proposto.
Tínhamos que criar, nos nossos cadernos, um diálogo entre carimbos e desenho.
Adoro carimbos desde criança! Portanto, para mim foi pura diversão!
Aqui fica o resultado.




quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Museu do Traje

No dia do encontro do (A) Riscar o Património, a tarde passou num ápice e só consegui desenhar no Parque Botânico do Monteiro-Mor. Fiquei com imensa pena de não ter conseguido entrar no Museu do Traje. Tive então que lá voltar...e adorei a experiência!







terça-feira, 5 de setembro de 2017

Terracotta Army

Uma exposição, na Cordoaria Nacional, que dava para horas intermináveis de desenho!





quarta-feira, 28 de junho de 2017

Dragoeiro_Tapada da Ajuda

Nunca tinha ido à Tapada da Ajuda! É como descobrir o campo em plena cidade!
Fiquei encantada pelos dragoeiros!


quarta-feira, 17 de maio de 2017

Desenhar com Teresa Ruivo

Uma interessante partilha em mais uma sessão do "Vamos desenhar com" no MAC.
A Teresa revelou-nos que o desenho é para ela uma necessidade diária, e coloca nele as emoções e sensações do seu quotidiano. O desafio proposto era bastante aliciante...desenhar pessoas!


Comecei por desenhar só com mancha (É uma forma de desenhar muito interessante! Vou continuar a explorar futuramente!). Mas acabei por voltar ao meu registo habitual...





sábado, 13 de maio de 2017

Máscara Ibérica_ parte II

Depois do fantástico desfile, explorei o recinto do festival e fiquei verdadeiramente surpreendida com o stand do Sr. António Alves da aldeia de Verge (Bragança). Das suas mãos e imaginação nascem máscaras e outros objectos nos mais diversos materiais e formatos. Frigideiras, tachos, madeira maciça, lata, palha de centeio entrelaçada com silvas, cortiça são o ponto de partida para esta verdadeira explosão de criatividade!


terça-feira, 9 de maio de 2017

Máscara Ibérica_ parte I

Muitos foram os anos em que fui até à Baixa ver e fotografar o Festival Internacional da Máscara Ibérica...este ano mudou o local e a minha forma de registo...desenhar passou a ser a palavra de ordem!
É sem dúvida, uma experiência única, porque acontece muita coisa em segundos e a rapidez de registo é uma exigência neste evento!
Tive o privilégio de estar a desenhar rodeada de Caretos de Podence...e como estavam tão sossegadinhos e atentos a verem-me desenhar! Até posaram para mim e tudo...sem nenhuma tropelia pelo meio!



sábado, 29 de abril de 2017

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Uma flor para a Maria Celeste

Pensando no que disse o Mário (no post dedicado à Maria Celeste) que a melhor homenagem que lhe poderia prestar era desenhar, lembrei-me que seria interessante que as nossas flores fossem desenhos!
Hoje à noite quando lá passar, deixarei este "dépliant"para quem lá for e quiser desenhar uma flor.
A minha já cá está.


terça-feira, 25 de abril de 2017

Ferragens Guedes

Já terei passado por esta loja, certamente, umas boas centenas de vezes...mas nunca lá tinha entrado!
O desenho (e mais concretamente este desafio) leva-nos a isso...a explorar, fazer descobertas...enfim, a viajar na nossa própria cidade!
Tive acesso à oficina e ao armazém. Que bela surpresa! Um mundo à espera de ser desenhado!
Fiquei também a saber que a maioria das ferragens que estão à venda na loja, são produzidas na própria oficina.
Que maravilha!



quinta-feira, 20 de abril de 2017

Pequeno Jardim

Um jardim plantado em pleno coração do Chiado!
Sempre adorei a montra desta loja! Uma verdadeira explosão de cor!



segunda-feira, 13 de março de 2017

Desenhar comigo no MAC!

Muito obrigada a todos pela vossa presença!...e aos USKP pelo convite!


A proposta consistia em descobrir rostos (colecção e arquitectura) no Museu.
Isto fazia todo o sentido porque está na origem do projecto que desenvolvi para a loja do MAC.
Tudo começou, há algum tempo atrás, com um dia intensivo de desenhos de rostos do Museu.

Quanto ao exercício deste workshop, a ideia era fazer na dupla página vários registos. Uns só com linha, outros só com mancha. Tentando não misturar as duas coisas no mesmo registo. Habitualmente desenhamos primeiro a linha e posteriormente a cor é dada pela mancha. Aqui pretendia-se sair um pouco da zona de conforto, e desenhar logo com a mancha.
Quem quisesse, poderia aumentar a complexidade do exercício, explorando as sobreposições, a escala e a composição/paginação. Aspectos que costumo ter em atenção quando desenho.


Os resultados foram excelentes! Todos os meus alunos passaram com nota máxima!



Os cadernos (com o meu desenho) da Ironic ficaram lindos!

segunda-feira, 6 de março de 2017

Venham desenhar comigo no MAC!

Para que não haja equívocos!...Não se trata de desenhar num Macintosh!...
...Mas sim neste lugar extraordinário que é o MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO!
Certamente irão ouvir falar de MAC's e PC's porque fazem parte do meu percurso, mas posso garantir que o desenho será bem analógico!
Apareçam no próximo sábado no MAC, às 15 horas, para mais uma sessão do "Vamos desenhar com"!



Vamos desenhar com... Paula Cabral

As oficinas no Museu do Carmo que intitulámos “Vamos desenhar com...” têm sido muito participadas e corrido muito bem. A nossa ideia ao organizar estas oficinas foi de pôr os Urban Sketchers a pensarem (e transmitirem aos outros) em como ganharam o hábito de desenhar com frequência e como a qualidade do seu desenho aumentou.

No próximo dia 11 de Março às 15 horas é a vez da Paula Cabral.