Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Patrícia Ferreira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Patrícia Ferreira. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

"Mercado das Flores" em Braga



Todos os anos, na véspera do Dia de Todos os Santos,  a Praça do Município, em Braga, acolhe o tradicional "Mercado das Flores". A praça, que nos outros dias é um espaço cinzento de pedra, fica perfumada, vibrante, colorida e até mesmo feminina, pela maioria evidente de mulheres a vender e comprar flores. Os crisântemos são vedeta! Para o ano há mais!

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Primeiro lanço de escadas da Casa Rolão, em Braga


Um dos meus sítios preferidos em Braga... bom, não as escadas,  mas o jardim da Casa Rolão, uma belíssima casa do séc. XVIII. No topo, sob o arco, o que parece a silhueta de um guarda-chuva é mesmo um guarda-chuva, mas coberto de musgo. 

Passeio pelos esteiros da Ria de Aveiro


Passeio de barco solar, na Ria de Aveiro, que resultou em três desenhos feitos a caneta. 

quinta-feira, 2 de março de 2017

Hoje, no centro de Braga

O quiosque perto da Igreja dos Congregados, em Braga


Um indivíduo que tocava concertina na Avenida Central. Aqui, em três posições.

No café A Brasileira, em Braga
Hoje consegui fazer três desenhos, ainda que com uma assinalável falta de material. Para colorir só tinha mesmo um sublinhador fluorescente verde, que só utilizei num dos desenhos. Ainda assim, soube muito bem, especialmente na Brasileira, onde estava mais quentinho...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

GRAFITE no Bairro Gótico, Barcelona


Este desenho reproduz um grafite feito na porta de uma casa do Bairro Gótico, em Barcelona. Ocorreu-me publica-lo hoje a propósito da chuva que cai agora. A figura está parecida com a original,  as cores do fundo estão menos vibrantes que as originais, mas é difícil reproduzir um grafite com aguarela!


segunda-feira, 29 de junho de 2015

Na tarde de S. João

Vendedora de balões, na Rua do Souto, em Braga, na tarde de S. João

Sketch feito com muito poucos recursos/marcadores... penso que quatro!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Corte de cabelo


As férias da Páscoa também servem para isto, para ir ao barbeiro! Corte de cabelo tão concentrado, de parte a parte, ocorreu hoje à tarde, em Braga!


domingo, 22 de março de 2015

Passeio matinal


Hoje estava a temperatura ótima para passear a pé e assim desfrutar plenamente da bela paisagem que a Ria oferece.

segunda-feira, 16 de março de 2015

O vendedor de sabonetes


Sketch de um vendedor de sabonetes, no Vieux-Port, em Marselha, feito Sábado passado de manhã.

Ao contrário dos outros, este vendedor encontrava-se num barco, antigo, com a sua bancada ricamente colorida voltada para terra, coberta de sabonetes perfumados.

À sua volta, centenas de belas embarcações de todos os tipos. O barco dele, de madeira, pintado de tons claros, era dos mais bonitos...


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A trepar uma árvore

Aqui está o meu filho, a trepar uma árvore enorme.

Gosto da maneira como parou para olhar para mim!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A navegar...



Adoro a natureza, o mar muito particularmente.

Navegar e desenhar são das coisas que mais me tranquilizam...


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Em casa

A bailarina Patrícia Rocha


Dias cinzentos e chuvosos convidam a desenhos domésticos...

No caso, desenhei a Patrícia, que, de forma muito querida, me esteve a mostrar algumas das suas coreografias.

sábado, 19 de julho de 2014

Água

Adicionar legenda
Sinto muita dificuldade em desenhar a água em movimento... e os reflexos! Esta foi mais uma tentativa, desta vez junto a uma piscina. O meu pequeno também está a aprender a nadar... por isso vem muitas vezes à borda!

O papel ondulou todo, ficou longe de perfeito, mas valeu a pena pelo sorrisosão!!!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mais desenhos na praia


Um dos meus pequenos, mais fácil de desenhar, a ouvir música no areal; o outro, mais difícil, sempre em movimento e a tagarelar!!!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Na praia : )

O Pedro, a brincar a atirar joguinhas  ao mar: - Vês, mãe? Saltam antes de afundar!

Na praia de Espinho

Estas gaivotas estavam a ver se sobrava alguma coisa para elas, junto aos barcos dos pescadores.


terça-feira, 24 de junho de 2014

Desenho no jardim, entre aguaceiros

No jardim, junto ao Liceu Sá de Miranda, em Braga
Hoje o dia em Braga corre assim, alternando estações, ora chuva, ora sol!

Este desenho foi feito junto à casa de Ínfias, sob uma maravilhosa árvore de flores azuis, voltada para o Liceu Sá de Miranda. 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A minha amiga Helena, a trabalhar

Esta é a minha amiga Helena, com quem partilho o gabinete. 

Desenhei-a a marcador. Se tivesse trazido hoje a minha caixa de aguarelas, sobressairia o verde forte da sua camisola... Fico a dever-lhe um desenho a cores!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Um feriado muito pacato

Hoje é feriado, um dos meus filhos está a estudar para os exames, o outro entretém-se a pintar... monstros marinhos (segundo sugestão minha)!

Sentei-me um bocadinho a observá-lo, tão concentrado, e também o pintei : )


O Pedro, a pintar sobre o sofá da sala