Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Lourinhã. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lourinhã. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Esperando...

...numa rua sem assunto.
Caneta de tinta permanente com tinta solúvel em água, pastel de óleo e aguarela, sobre papel de 160g pouco absorvente.





sexta-feira, 9 de março de 2018

Moledo - Lourinhã

No passado dia 4 de Fevereiro deu-se o 14º Encontro dos Oeste Sketchers em Moledo na Lourinhã. Estava um dia de muito frio e bastante vento, nada próprio para a prática do desenho mas o almoço farto que iríamos ter bem como os momentos de descontração entre amigos foram o mote para nos tirar de casa e enfrentar a intempérie. 


 O melhor local para desenhar foi aqui... Dentro dos lavadouros completamente protegidos do frio e sentado em cima de um tanque de lavar roupa, deu para fazer este conjunto de casas onde a reabilitação que está a tomar de assalto toda a aldeia, já se fazia sentir. Ainda assim, eram notórios os contrastes entre as novas construções e outras que já sentiam o enorme peso do passar do tempo.

Depois da magnifica feijoada oferecida pela comunidade ainda deu tempo para desenhar a igreja numa altura em que o sol espreitava por entre as nuvens e apesar do frio, dava um ar luminoso a todo o conjunto. Não fiquei muito tempo  por motivos familiares mas deu para fazer o "gostinho ao dedo"

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Moinhos de Moledo


A região centro do país tem muito para descobrir, e os Oeste Sketchers têm feito um trabalho dos diabos a consegui-lo! Moledo é uma pequena aldeia sobre um monte ventoso, na estrada para a costeira Lourinhã. O clima é severo, mas é precisamente por isso que os belos moinhos de vento estão cá. Um deles ostenta um mural do artista urbano Pantonio, conhecido pelas suas pinturas fibrosas e texturadas.



O município trabalha para dar nova vida à aldeia e colocá-la no mapa, como um destino turístico regional. Durante quatro anos, um grupo de estudantes da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa salpicou as ruas e largos com esculturas relacionadas com o mito de Pedro e Inês. A Rota das Esculturas vale bem a visita, se as vistas de uma aldeia sossegada e pitoresca não são suficientes para passear pelos campos do Oeste.



Na parte mais baixa da aldeia, perto do canal, fica a igreja local. Um cruzamento pacato entre um templo sagrado e um pátio profano, que provavelmente servia como ponto de reunião para os aldeões, entre o trabalho no campo e a missa. As margens empedradas do canal marcam a fronteira entre a aldeia e a paisagem produtiva. Algumas pontes de madeira ligam os campos às ruas, sob o zumbir das pás dos moinhos modernos.


Publicado também AQUI

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Aldeia de Moledo, Lourinhã





Na aldeia de Moledo, Lourinhã, alunos da FBAUL trabalharam durante quatro anos a temática relativa a Dom Pedro e Dona Inês de Castro, de acordo com uma parceria entre esta universidade e a autarquia local. Deste trabalho resultou a construção de uma Rota De Esculturas, que serviu para consolidar a aldeia de Moledo como localidade histórica, assim como a requalificação urbana de alguns espaços.
Neste 14ºencontro dos Oeste Sketchers, num dia muito frio e ventoso, procurei desenhar em recantos mais abrigados, os aspectos envolventes da aldeia, tendo ficado para uma próxima ocasião a tentativa de desenhar  algumas das belas esculturas que por ali nasceram, relativas á passagem de Pedro e Inês por estas paragens.
Para algumas fotos de Moledo - www.facebook.com/rorarum2

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Moledo - Lourinhã

No dia 4, os Oeste Sketchers estiveram em Moledo, no concelho da Lourinhã, apesar dos fortes ventos gélidos arriscamos e fizemos muito bem.
Depois de uma breve introdução sobre o projecto dinamizador "Moledo Acontece", arrisquei desenhar junto aos moinhos, um lugar encantador, o meu objectivo era seguir o percurso de estátuas, mas acabei por limitar os registos a zonas abrigadas com sol, o que se tornou mais agradável.

O ambiente estava gelado e acabou por me deixar uma certa influência azul.


O largo da Igreja resulta da confluência de várias ruas, ao tentar registar este aspecto havia Sol mas ia alternando com nuvens e na sombra de cada uma, tudo gelava. As estátuas também aqui estão mas fundem-se com o espaço, permitindo pequenas surpresas ao longo dos arruamentos.

Junto à ribeira da aldeia, existe um percurso cénico com pequenas pontes de ligação aos terrenos agrícolas, estes possuem muros de pedra onde pontualmente surgem remendos e construções em tijolo sem acabamento, lembrando um certo caos visual intimamente ligado ao processo de renovação e aos limitados recursos disponíveis.

Alguns registos do grupo:



Apesar do frio e dos ventos fortes, o sol e o almoço aqueceu-nos muito bem, o qual agradecemos à junta de freguesia de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, Zita Silva, Cristina Henriques, João Leirão e a todos os que possibilitaram esta excelente experiência.

Mais informação sobre o encontro de Moledo em Oeste Sketchers (Link)


terça-feira, 24 de outubro de 2017

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Os dinossauros da Lourinhã

Hoje fomos até à Lourinhã ver os dinossauros. As crianças estavam eufóricas. Deve ter sido a visita mais rápida que fiz, com os miúdos a correr quase como num pedy paper a percorrer a vila de mapa na mão. Na impossibilidade de os desenhar a todos( Eu até achava que o ia fazer !?!?) fiz este em 5 minutos. Crianças e dinossauros são sempre uma mistura explosiva.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Inauguração da Exposição Oeste Sketchers

Estão todos convidados!

No próximo Sábado, dia 19, pelas 14h30, inauguração da exposição Oeste Sketchers, no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.
Os registos expostos traduzem um ambiente muito próprio, foram feitos durante a recriação histórica da Batalha do Vimeiro, debaixo de "fogo" militar ou ao sabor das tentações do mercado oitocentista.

O turismo militar possui um potencial gigantesco na região Oeste de Portugal, o evento revelou-se muito interessante de sentir e registar, acho que conseguimos juntar o útil ao agradável, divulgar um património histórico, parte da identidade da região e é com muito gosto que com o apoio do município da Lourinhã podemos expor os olhares de cada sketcher participante à população local e visitante.

A organização dos Oeste Sketchers, Ana Ramos, Pedro Alves e Bruno Vieira, agradece a todos os que aceitaram o desafio de registar este evento e que gentilmente cederam desenhos e diários gráficos para exposição.

Agradecimentos também ao município da Lourinhã e à Ana Bento, coordenadora do CIBV, por toda a dedicação à recriação histórica e apoio nesta iniciativa.
Encontramo-nos lá!


quinta-feira, 27 de julho de 2017

Recriação da batahla do Vimeiro


 No adro da igreja do Vimeiro, sketchers em ação, treinando para perpetuarem nos seus cadernos a ,recriação do confronto entre as tropas francesas e anglo-lusas. Entre eles, Maria João Quintino, Luís frasco e Ana Ramos.
Depois do almoço o "batalhão" do Oeste Sketchers, foi conduzido até ao outeiro do Vimeiro, para participar noutros desafios. É aqui que se encontra o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, que possibilita , através de uma grande janela envidraçada, a observação do local onde se confrontaram os exércitos Anglo-Luso e Francês, no dia 21 de Agosto de 1808. As forças Anglo-Lusas comandadas pelo tenente-general Sir Arthur Wellesley e as forças francesas comandadas pelo general Jean-Andoche Junot. Foi aqui, no topo das escadarias viradas para o campo de batalha que fiz este desenho.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

12º Enc. Oeste Sketchers - Batalha do Vimeiro

No passado domingo, lá fomos nós para a Guerra - correr com os franceses

O local de encontro foi a igreja. aos poucos lá foram chegando os sketchers todos. Alguns vinham vestidos à época, como a Ana Ramos, que apanhei aqui já no final do desenho.


Lá em baixo o frenesim aumenta. A guerra está para começar, com direito a "relato". E que guerra. Os canhões disparados ecoaram pelas ruas do Vimeiro, assustando todos os presentes. Crianças começam a chorar e Gritos de guerra que nos fazem imaginar o caos que terá sido. O medo que as pessoas tiveram. Os danos materiais e imateriais. O sangue derramado. As vidas perdidas. Ingleses e portugueses correm com os franceses. Quem me conhece, sabe que não sou muito dado a recriações históricas, mas tenho de confessar que esta surpreendeu-me pela positiva.


Fazendo-nos lembrar a Guerra de Raul Solnado, depois da batalha, fomos todos almoçar, ingleses, portugueses e até franceses. Intervalo é intervalo e toda a gente tem direito a comer. O desenho que se segue, foi feito enquanto esperávamos pelo almoço, assistindo ao convívio dos figurantes, que correm o país integrando recriações históricas. Fazem-me lembrar uns maluquinhos que por aí andam com caderno debaixo do braço.

Depois do Almoço, deslocámo-nos até ao centro interpretativo, onde havia feira, com comida, música e muitas actividades. Depois do Pedro Loureiro comprar um caderno XXL, que mal cabe na mochila, lá fomos à procura de poiso numa esplanada com vista para o campo de batalha, que quase não era desenhado, já que nos dedicámos aos figurantes. Até eu arrisquei desenhar pessoas. Sim desenhei pessoas, pelo menos tentei. A personagem abaixo é o Salvador, um verdadeiro artista local, que desenhou e pintou todos os azulejos do Centro Interpretativo. Enquanto ia mostrando as suas obras no telemóvel, arrisquei.



No fim, antes de ir embora, o campo de batalha.


Parabéns Pedro, Ana e Bruno, pela excelente organização. Até breve






E lá fomos à guerra!

O 12º Encontro Oeste Sketchers foi fantástico. Pelo meio dos estouros dos canhões, não tivemos mãos a medir com tanto que havia para desenhar e com malta tão "fixe"!

Mais desenhos aqui.


terça-feira, 18 de julho de 2017

12º Encontro Oeste Sketchers

"A artilharia aproxima-se."
"As tropas tomam posição."
"O canhão está pronto."
"Abrir fogo!"
BBBUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMM!!!!!!
O 12º Encontro Oeste Sketchers foi um encontro cheio de acção, passou-se durante a Batalha do Vimeiro de 21 de Agosto de 1808 em encenação.
Depois dos conflitos do dia anterior, os Franceses estavam bloqueados no campo de batalha e resolveram flanquear o exército Anglo-Português, infiltrando-se no povoado do Vimeiro. A recriação da escaramuça entre exércitos junto à Igreja do Vimeiro decorreu de manhã, onde se juntou uma milícia de bravos camponeses em defesa das suas terras...
...e claro, a unidade especial de sketchers registando o conflito.
 No final, os franceses foram arrasados e enquanto o exército Anglo-Português foi festejar a vitória, nós fomos partilhar desenhos.
 O grupo de infantaria especial da manhã.
 Os desenhos da tarde.
 O batalhão de sketchers da tarde.
Depois do encontro alguns ainda ficaram a dar espectáculo na assistência :)



mais em Link

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Vimeiro

O regimento dos Oeste Sketchers juntou-se e foi fabuloso, registou o que conseguiu da recriação histórica da Batalha do Vimeiro de 1808, fizeram registos debaixo de fogo cruzado e com grande "instinto de sobrevivência". 

Nesta batalha não fui fardado mas andei a espiar as tropas do inimigo, o primeiro desenho não começou bem mas acabou por mostrar os sketchers e a população à espera do evento com linhas, depois em manchas, as tropas, portugueses de castanho e camponeses de cinza escuro, ingleses de vermelho e franceses de azul.


À tarde havia animação na feira oitocentista e a variedade de mercadores era impressionante. Enquanto alguns ficaram a desenhar pessoas e fardas, ou a degustar a bela filhós, eu resolvi procurar uma zona calma e mais despercebida com vista para a paisagem do campo de batalha, onde o acampamento militar se mostrava deserto.
Acabei o bloco com um desenho panorâmico, vai deixar saudades, o resto foi convívio ;)