Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 5. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 5. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 15 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

V Encontro - Marisa

Aqui ficam alguns desenhos que a minha amiga Marisa Noblejas fez no V Encontro, acompanhados da apresentação que ela escreveu.

" Eu sou Pintora mas gostaria de me encontrar no mundo da ilustração. Por isso decidi, após algumas incursões no mundo do desenho, aderir a este novo grupo.

É com paixão que espero o próximo encontro e com timidez pela procura "ainda" do verdadeiro traço.

Neste 1º encontro a chuva não permitiu trabalhar o elemento que tinha escolhido - o quiosque do Largo do Carmo - por essa razão fui parar ao alpendre da Estação do Rossio. De lá esbocei rápido algumas janelas. Quando a chuva começou a cantar de novo, virei-me para uma das arcadas da estação. Não fiz nada de especial mas abracei o medo e levei-o embora da folha de papel em branco..."

V Encontro - Isabel


Estes são alguns dos desenhos que a minha mãe, Isabel Ferreira, fez no V Encontro.
À força de ver sempre a filha a desenhar, e inspirada pelo livro do Eduardo Salavisa, ela decidiu iniciar-se nestas andanças e começou um diário gráfico no ano passado. O tema de eleição dela são as pessoas.

V Encontro


Este é o resultado da minha primeira participação nos encontros Urban Sketchers.
A chuva e uma constipação empurraram-me para debaixo do telheiro da estação ferroviária do Rossio. Por isso, em vez do elevador, desenhei um pouco do que se vê desse terraço com vista para o castelo: a Calçada do Carmo e umas águas-furtadas simpáticas.
Depois fui tomar um chocolate quente para aquecer a barriguinha.

domingo, 7 de março de 2010

V Encontro, ainda...









A Elizabete de Leiria enviou-nos os desenhos dela do V Encontro:


Em duas horas não me foi possível fazer mais, mas deliciei-me !

Mais tarde, senti uma necessidade de jogar com as cores e gostei dos sentimentos que elas me suscitaram.

Estudo Cor de Laranja – ascensão - estrutura metálica no dia do incêndio.

Estudo Azul Escuro – ascensão - estrutura metálica numa noite sem estrelas.

Estudo vermelho – descida - estrutura metálica no auge da paixão.

Estudo azul bebe – descida -estrutura metálica numa manhã de esperança.

Estudo Sépia – paragem - estrutura metálica num amanhecer de Outono.

Estudo azul – paragem – estrutura metálica num anoitecer invernoso.

Ah! Foi óptimo desenhar no plural!

sábado, 6 de março de 2010

V encontro







Olá a todos, este é o meu primeiro post aqui no blog. Este foi o meu primeiro sketchcrawl oficial, e não deu para conhecer muita gente porque andei meio perdido com um outro membro cujo sextante estava igualmente avariado (olá Rui! :)) mas o importante é que, mesmo sem rumo e quase afogado, lá deu para fazer uns tantos desenhos...e enquanto se conseguir desenhar está sempre tudo bem, não é? :)

quinta-feira, 4 de março de 2010

quarta-feira, 3 de março de 2010

V Encontro. Sta Justa, 3


O último dos desenhos de sábado.

V Encontro no Elevador de Sta. Justa


Mais um encontro dos "Urban Sketchers". Gostei muito do cenário escolhido. A chuva não afectou o convívio e ainda deu para fazer uns traços, enquanto os turistas tiravam fotos e olhavam para nós. Já vi algumas das fotos no blogue da Susana Mendes Silva, onde alguns de nós aparecem.


Apanhei 2 desenhadores na conversa enquanto observavam a cidade e a porta da cabine n.º 2, onde muitos turistas vinham esperar o elevador, mas estariam no lado errado.
Até ao próximo encontro. Entretanto há challenges para fazer.

V Encontro de Urban Sketchers







Foi um Belo encontro, pena foi ter-me enganado no local exacto do encontro e só ter chegado quase no fim à beira do pessoal todo do encontro. A sorte é que não fui o único e ainda deu para conhecer o António, um grande talento ;). Abraços para todos e até ao próximo

V Encontro. Sta Justa, 2

terça-feira, 2 de março de 2010

V Encontro





O Américo também partilhou connosco o diário gráfico desse dia.

V Encontro

A Matilde encheu-se de coragem e enviou-nos os desenhos que fez no V Encontro.

V Encontro

olá, chamo-me Mariana, tenho 14 anos e este foi o 1º encontro dos urban sketchers a que fui, apesar do tempo e da minha irmã se ter colado foi muito giro, estes sao os desenhos que fiz, decidi não pinta-los em casa por isso ficaram só assim a caneta:





V Encontro


Do acesso ao elevador de Sta Justa, sobre a Rua do Carmo