Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 45. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 45. Mostrar todas as mensagens

domingo, 24 de fevereiro de 2019

45ºencontro USkPAçores

Plantas e Jardins: a paixão pela horticultura ornamental na Ilha de São Miguel
_________________________________________

Aproveitando a disponibilidade da Professora Doutora Isabel Soares Albergaria, comissária da exposição, fomos à Biblioteca Pública e Artquivo Regional de Ponta Delgada ouvi-la falar -entusiasticamente - sobre esta mostra interessante. Para começar tivemos alguns obstáculos ao nosso encontro, o mau tempo foi um deles... depois, contratempos técnicos surgiram até que nos reunimos - em pequeno grupo - numa sala em torno de instrumentos relacionados com o cultivo e ligados pela familiaridade que o espaço proporcionou. Ainda tentei, discretamente, desenhar «a rapariga mais bonita da Maia» que se sentou num cilindro de basalto ao lado da nossa oradora... Gostei muito de ali estar e fui embora com a intenção de voltar, faltou-me tempo... para ver tudo e desenhar.                 

(Aguarela, lápis de cor, grafite e caneta caligráfica)                                                                                                                                                                   «insitu»

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

45º Encontro USkP Açores - São Miguel

A exposição, Plantas e Jardins: a paixão pela horticultura ornamental na Ilha de São Miguel é comissariada pela Professora Doutora Isabel Soares de Albergaria que se disponibiliza para acompanhar os Urbansketchers numa visita no sábado dia 23 de fevereiro, às 14:30.


Esta iniciativa visa lançar um olhar retrospetivo e de síntese sobre um movimento cultural que ditou o alargamento das bases dos interessados em jardinagem e horticultura ornamental, gerado a partir da Ilustração moderna nos grandes centros europeus, e estendido às suas margens e periferias. 
O propósito desta exposição é dar a conhecer tanto a origem e as primeiras importações para a Europa de um conjunto de plantas que se encontram representadas nos jardins de São Miguel e nas paisagens açorianas, como os protagonistas da encomenda e as suas motivações; os fornecedores, veículos e meios de transporte das plantas; o cultivo e a aclimatação face às inovações técnicas e científicas produzidas ao longo do século XIX; e por ultimo, mas não menos importante, a transmutação de significados operados pela representação, exibição, divulgação de conhecimentos e propagação de plantas exóticas no território da ilha, com as inevitáveis consequências no plano simbólico, económico e ecológico.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

45 Encontro - Borba


 Aqui ficam os meus desenhos do encontro de Borba, já passou algum tempo, mas aqui vai. Este primeiro foi na Adega, que foi interessante de conhecer com a visita guiada. Demorei a manhã toda, que tinha as mãos geladas e custou a aquecer.

















Estes foram à tarde e os meus primeiros desenhos a caneta. Depois de ver tanta gente a usar, comprei uma à prova de água para poder fazer aguarelas por cima. Como estreia, ia conseguindo fazer desaparecer a caneta num bueiro, falhei por uns milímetros :-P



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

45º Encontro - Borba

Todos os Encontros são diferentes e têm características diferentes o que os torna sempre especiais. Aqueles que juntam muitos desenhadores como os da Rua Augusta, do Museu de Arte Antiga ou da Av. de Roma são empolgantes e fazem-nos sentir parte de uma grande e excelente comunidade. Mas os Encontros com menos participantes proporcionam um relacionamento mais próximo e uma troca de experiências mais intensa.
Na Adega Cooperativa de Borba acabei por optar por um enquadramento de elementos onde dominavam os tons cinzentos. É sempre um desafio trabalhar nestas frequências. E a opção é não complicar.
À hora do almoço, no Pavilhão da Festa da Vinha e do Vinho, onde partilhei um excelente Secreto de Porco Preto, desenhei o Vicente que se debatia com uma bela Sopa de Cação. De todos os desenhos que fiz, é deste o que mais gosto.
Depois do almoço abalámos por aí fora, no roteiro das tascas, orientados pelo José Barreiros. E parámos na Tasca «O Larga a Velha» onde bebemos um vinho abafado muito agradável mas também com um teor alcoólico elevado. Fomos atendidos por um simpático casal. O senhor era o «Larga a Velha». É que no Alentejo as alcunhas são hereditárias e essa, tinha origem no seu avô. Perguntei-lhe porquê. Ele explicou-nos.
Numa Rua mais adiante eu e o José Barreiros parámos a desenhar este belo recanto na Rua 1º de Maio.
Como ia jantar a casa de uns amigos, trouxe da loja da Adega Cooperativa de Borba, um vinho muito agradável: uma Touriga Nacional, que é uma casta originária do nosso país.

ENCONTRO EM BORBA



Mais um belíssimo encontro: manhã de desenho na Adega, tarde de desenho pela cidade.

domingo, 17 de novembro de 2013

45º Encontro dos Diários Gráficos em Borba



Chegada a Borba pelas 11h, ainda houve tempo para desenhar a adega cooperativa antes da prova de vinhos (desenho 1).
Almoçamos na festa do vinho onde comida e o pão era óptima... e claro acompanhado com um belo vinho de Borba.
Pela tarde fiz ainda mais dois desenhos apesar do frio que se fazia sentir...
Adorei mais um dia a desenhar em boa companhia!

sábado, 16 de novembro de 2013

Encontro de Borba

Destino:  Borba, para o 45º Encontro de Urbansketchers. 
Depois de uma visita à Adega Cooperativa, onde fizemos o primeiro desenho do dia seguido de uma prova de vinhos, rumámos à Feira do vinho e da vinha, onde comemos uma saladinha ligeira e bebemos duas garrafas grandes de laranjada, sabores tão típicos do Alentejo.
Uma tarde óptima de desenhos e boa companhia, e um muito obrigado aos senhores da Adega Cooperativa de Borba pelas belíssimas garrafas de vinho tinto que trouxe de volta para Lisboa. 




domingo, 10 de novembro de 2013

45º encontro de diários gráficos


Aproximam-se tempos frios e grandes propostas de desenho!
A próxima é já no sábado, dia 16 de novembro, em Borba, com um convite muito para desenhar na Festa do vinho e da vinha.

A não perder!