Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XXXII. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XXXII. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Jaguar E


...do meu amigo Jorge!

Desafio Lapin

Mando um último desenho para o desafio do Lapin, o Twingo foi à Renault e eu dei um passeio pela Portela e descobri um Defender velhinho!!! Experimentei as minhas folhinhas soltas do Moleskin...gosto muito e são pequeninas têm uns 13 X 9 cm.

Challenge XXXII-Lapin



No parque de estacionamento, onde guardo o carro, encontrei dois «vintage».
O da 2ª cave é um Rover (1966) 3 litre e o da 3ªcave um Jaguar Xj6, também de 1966.
Não foi na borda do passeio, mas arranjei um banquinho.

Um sketcher da Maria Celeste

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os "calhambeques"

Tive muita sorte este fim-de-semana, com a oportunidade de visitar a V Exposição do automóvel clássico no Barreiro. Mesmo a calhar para responder ao desafio proposto pelo Lapin.
Desenhei os mais velhos da exposição e tive tempo para admirar pormenores que normalmente não tomo atenção. Os motores, a carroceria e até uma buzina bem grande.

  




Apanhei alguns admiradores de clássicos que entre uma foto e outra, espreitavam para o tipo com o caderno na mão. Foi também curioso ouvir alguns pormenores técnicos de alguns "entendidos" em motores.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Challenge XXXII

Se for possível gostava de contribuir com este meu desenho para o challenge 32.

Vou tentar até ao fim do mês encontrar outro para desenhar melhor, é que na realidade nunca tinha desenhado um carro antes.

É um Alfa Romeo Sprint que vi parado numa rua perto de minha casa e desenhei. Julgo que é anterior a 1980, mas como automóveis não são o meu forte....


Obrigado

MINI vermelho: um dia hei-de ter um

Veio mesmo a calhar o desafio proposto pelo Lapin, com os desenhos que fiz neste fim de semana no festival de corridas de automóveis clássicos em Portimão.

sábado, 16 de outubro de 2010

Desafio Lapin


União Metalo Mecânica fábrica que deu o nome ao jipe português, UMM e que já faz parte de uma cultura nacional portuguesa. Até já existe um clube para os amantes desta marca.


Na minha juventude viajei bastante num UMM!!!

Hoje, levantei-me cedo, fui até à portela de Sintra e encontrei um…parei e saquei do diário gráfico...e desenhei!! Afinal tinha prometido aos meus alunos do 11º5 que iria também procurar responder ao desafio do Lapin!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Challenge XXXII - João Moreno






















Olá a todos! Desta feita estou a cumprir o Challenge. Acabei hoje de desenhar um Citroen 2 CV, à maneira do Lapin - a menos de um metro de distância, com uma esferográfica preta (era o que tinha à mão) e uma caixa de aguarelas de um aluno. Foi uma experiência diferente, nunca tinha desenhado um carro; este é do meu colega e amigo Fernando V, é uma edição Perrier do famoso modelo. Um abraço a todos e até breve.

Bonjour, mon cher Lapin, défi accepté, je viens de faire un p'tit dessin à ta manière: une 2CV d'un copain, dessinée cet aprés-midi, avec un stylo bille noir et un peu d'aquarelle! À un de ces 4 et merci pour cette opportunité!



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

GERALDO ROBERTO DA SILVA -Desafio do Lapin


Não sou um especialista em marcas de carros, mas gosto muito dos autos antigos. Este, que eu não sei a marca, estava estacionado em frente à cantina da Universidade onde trabalho. Fiz um rápido apontamento e acho que contempla o desafio.
Abraço a todos!
http://www.geraldorobertodasilva.blogspot.com/

Challenge XXXII

Desta vez é o Lapin o convidado a desafiar-nos para os próximos 15 dias. E que desafio!! Não se esqueçam do dicionário Francês-Português...

Te paso mi challenge XXXII:

Vintage cars:
Depuis plusieurs années, j’ai pris l’habitude de dessiner les vieilles voitures (des années 50 à 80) que je trouve sur mon chemin. Une seule condition: m'asseoir à même le trottoir, à 1 mètre du pare-chocs. Je vous invite à en faire de même, curieux de votre chasse aux voitures de collection.
Au travail!

Te paso 2 fotos para ilustrar este challenge!

Une galerie de ces demoiselles.