Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XV. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XV. Mostrar todas as mensagens

sábado, 3 de abril de 2010

Challenge XV revisitado / Challenge XVII - O cão, caraças, o cão!

Isto pode ser um delírio, mas é um cão.
Pode ser o challenge XV revisitado, em que Eduardo Salavisa sugeriu «podem também desenhar um animal que passe por ali», mas o cão passou só agora.
Pode ser challenge VII, tema livre.
Mas fundamentalmente é um, de uma série de desenhos, que fiz pela hora do jantar chez bons amigos, depois de sair de uma tarde de atelier de grande produção. Aí, vê zero (velocidade inicial) era elevado, elevadíssimo.
«Olhó cão, caraças, o cão!» - disse-me o desenho.

segunda-feira, 22 de março de 2010

CHALLENGE XV_DESENHAR PESSOAS QUE PASSAM_1



No céu lisboeta, nem a lua nem o sol e sobretudo “nem uma estrela de Belém” apareceram…
Nessa altura, em terra, não vi ninguém. Nas águas do rio igualmente nada, porque imaginava o local onde pelo menos deviam morar “caranguejos, jacarés e tubarões e até as ninfas estavam desaparecidas”.

CHALLENGE XV_DESENHAR PESSOAS QUE PASSAM_2



De repente, surgiu um cacilheiro e então, cá temos gente! Não eram muitos esses apressados, mas alguns. Pelo exposto, julgo ter-me cingido ao proposto pelo Mestre E. SALAVISA.

domingo, 21 de março de 2010

Passeio a Pavia



Após o almoço uns passeiam enquanto outros descansam num banco ou junto ao coreto...

sexta-feira, 19 de março de 2010

Challenge XV - Gentes de Lisboa


Gosto dos rostos marcados, dos sorrisos, dos olhos cansados.
Explorar a identidade de alguém num desenho é sempre uma viagem com muito por descobrir.

Este desafio do Eduardo Salavisa soube-me bem.

Challenge XV - pessoas


Esta semana numa pausa de trabalho aproveitei para desenhar a colega do lado.

challenge XV limpeza da praia do ''épave'', Nouakchott


 Isto aconteceu hoje, (de propósito para o challenge) a limpeza da praia "de l'épave" em Nouakchott. Organizada um pouco por todo o mundo pela ''surfrider foundation'' e com o apoio de Pizzorno que se ocupa da eliminação do lixo da cidade. Uma tempestade de areia muito forte que já dura desde quarta não ajudou a tarefa. Boa participação Mauritana.

Challenge V - Um Sábado no Principe Real

Como de costume, este já foi feito o ano passado, quando nos encontrámos no Principe Real, para desenhar, claro. A qualidade dos desenhos, neste desafio, foi excepcional. Aliás como nos anteriores.

Challenge XV - Desenhar e Dançar


Este desafio não só é interessante enquanto tal, mas também achei que seria um bom exercício para os meus alunos.
Depois de umas aulas de geometria descritiva, nada melhor: eliminar a LT e os planos de projecção para perceber como estas matérias têm aplicações práticas no desenho.


Nestes desenhos aparecem os meus alunos a desenharem nos seus cadernos, desenhos que serão publicados no seu blog, assim que forem digitalizados.

Hoje, quando passei pela aula de dança e os vi, não resisti a desenhá-los.

Challenge XV : Pessoas

A baixa de Lisboa com sol é um dos melhores sítios para ver pessoas...é um bom passatempo.

Challenge XV - Desenhar pessoas...

Pessoas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Resposta ao Challenge XV





Desculpem a quantidade!!! Mas é um dos temas que mais me fascina!!! :) Tenho os diários cheios de desenhos de pessoas! Escolhi estes de um diário de 2008 por estarem pintados, o que nem sempre acontece. Em cima, crianças a brincar num parque e depois pessoas em cafés.

quarta-feira, 17 de março de 2010


A mesma Praça em Càceres que o Vicente indicou mas um momento antes da cegonha se ir embora....

Desenhos sem tempo


Aqui ficam alguns dos desenhos feitos no metro, à pressa, e sobre pessoas com pressa.

Challenge XV - Pessoas

Ontem ao almoço, algumas das pessoas que estavam no mesmo restaurante. Desenho feito ao lado do prato, na toalha de papel.

Challenge XV





Uma grande confusão para tentar responder ao desafio. Os desenhos foram feitos em lugares muito diferentes, até do alto do 8º andar, e utilizando diferentes canetas.


Ficam, ainda, dois desenhos antigos, muito menos anárquicos, feitos durante o curso de Diários Gráficos com o Eduardo Salavisa.








Challenge XV - Festival do Chocolate

14.3.10 | FestivalChocolate.Óbidos

Apenas tenho a dizer que:
SIMM!, comi um delicioso crêpe de chocolate branco com doce amargo de frutos silvestres... com a respectiva ginjinha... ó ó...

14.3.10 | FestivalChocolate.Óbidos

Um festival que deixa qualquer amante de chocolate de 'água na boca'...

segunda-feira, 15 de março de 2010


Tentei desenhar as pessoas a andar, mas tornou-se uma grande canseira. Resolvi sentar-me e ao sabor de umas imperiais e de um belo almoço, sem contar com a boa companhia, fui desenhando quem se mexia menos.