Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge V. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge V. Mostrar todas as mensagens

domingo, 10 de janeiro de 2010

CHALLENGE V _MUDAR


Neste ano, ao concluir cada uma das decisões previamente ponderadas, para datas diferentes e desde que tudo corresse da melhor forma, tomaria um meio de transporte.sobrevoando uma determinada área. Entretanto, pelo caminho, talvez por ser longe do local onde desejaria aterrar, sentiria ( não digo ouvir, mas sentir...) o som da partitura de Mendelssohn ou de J. Brahms, para combinar com a calmaria do ambiente. Da primeira data, sobrevoaria em altura mínima relativamente às restantes. Chegando à ùltima, sempre pelo mesmo percurso tentaria acelerar e balançar um pouco mais alto. Essas são as mudanças a ocorrerem. Ah! Esquecia--me.... ainda não procurei um capacete para as alturas.

sábado, 9 de janeiro de 2010


Por falar em mudar. O Alentejo mudou muito nas últimas decadas. Alguns objectos que outrora eram de uso corrente são agora peças que adornam alguns locais ditos, tipicos. Estes, estão expostos no café " O ninho dos cucos" na mata municipal em Vila Viçosa. Um toque de café deu a cor e o aroma.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Challenge V



Com a força da natureza, da música e das palavras tudo se torna mais simples de mudar.

Challenge V


Mudar o trânsito em fila de Lisboa...
... ah! como era bom...

... chegar a casa sem ser tão de noite...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Challenge 5


Não me apoquentam as subidas nem as surpresas.
Não preciso de conhecer pormenorizadamente o que fica para lá de cada esquina, mas gosto de contar com uma luz no final da etapa.
Era assim que eu queria este ano de 2010.

Challenge V - O Tempo


No meu atelier, o aroma a morangos silvestres.

Challenge V. Esclarecimentos.

O Challenge V é vago. Por isso é, também, o mais aberto possível. Juntei o desenho em baixo a um texto de um amigo quase por acaso, embora para mim faça todo o sentido. Inventem, reinventem, brinquem, falem a sério, modifiquem aquilo que costumam fazer aqui no blogue. Vale tudo mesmo o que possa parecer nada. Mostrem, pondo-nos a adivinhar, o que gostariam de mudar na vossa vida.

Challenge V. Mudar.



Estar tão farto de tanto atraso
Mental, circular, outro
Cada um pensa o que lhe apetece
Grosseiro, desrespeitoso, apressado

Nada gera, nada agradece
Todos filhos das sombras
A quem o sol nem aquece
Nem a tumba adormece
Nem o vento esmorece

Já não quero ser humano
Hominídeo povoado
Germe da selva, urbano

Quero ser um bocado de trapo
De outra espécie, malfadado
Noutro tempo, noutra frente

Abortem-me, como à missão
Por ver tanta estupidez
Tanto gigante anão.

Texto: Paulo Castro

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CHALLENGE V



Ano novo, vida nova também por aqui. A partir de agora os challenges são propostos por autores do blog. Serão previamente contactados por mail a solicitar o enunciado do desafio da próxima semana.

Foi o que aconteceu já com este. O José Louro teve a honra de ser o primeiro em 2010. Aí está o desafio para a próxima semana que ele escreveu:

"O novo ano é sempre um tempo de expectativas. É também a altura em que tomamos algumas decisões, mesmo que depois não as cumpramos. Esta semana vamos desenhar o que gostaríamos que mudasse na nossa vida. Pode ser que os deuses do desenho nos façam a vontade."


Desafiados?