Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta Barreiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Barreiro. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 4 de outubro de 2019
(A) riscando no Barreiro
Um belo dia passado à beira do rio Tejo, com muitas aprendizagens, risota e convívio, com vista para o (meu) Seixal.
Na Praia da Alburrica!
Exposição - Urban Sketchers - no Barreiro
Amanhã, sábado e feriado, abertura da Exposição de desenhos dos Urban Sketchers, resultado de 3 encontros nesta cidade.
Exposição de desenhos e cadernos. Tragam o vosso para desenharmos!
Sábado 5 de Outubro - 18h00
Auditório Municipal Augusto Carbrita - Parque da Cidade - Barreiro
Evento no Facebook
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
USk Barreiro conhecem a ADAO
No próximo sábado, 1º de Dezembro, a ADAO (Associação para o Desenvolvimento das Artes e Ofícios ) vai ter o seu OpenDay, com mostra de diferentes artistas e exposiçãos.
Os Urban Sketchers Barreiro foram convidados a participar e aqui deixamos o convite a todos os Urban Sketchers que queiram aparecer para desenhar, conhecer o espaço e a Associação num dia diferente e imperdível.
Não se esqueçam da inscrição para o e-mail acima indicado.
Perto da estação fluvial do Barreiro. Barcos a saírem de Lisboa da estação do Terreiro do Paço.
Mais informações aqui.
sexta-feira, 8 de junho de 2018
Encontro no Barreiro - 3 de Junho
O encontro começava à tarde mas um grupinho decidiu aproveitar o dia e ir logo de manhã.
Regressei à praia dos moinhos mas desta vez concentrei a atenção na antiga Estação Ferroviária que se vê da praia.
Obrigada ao Pedro pela excelente organização e paciência para nos aturar e uma beijoca especial à filhota de agradecimento do marcador que nos fez :-)
Regressei à praia dos moinhos mas desta vez concentrei a atenção na antiga Estação Ferroviária que se vê da praia.
Obrigada ao Pedro pela excelente organização e paciência para nos aturar e uma beijoca especial à filhota de agradecimento do marcador que nos fez :-)
quarta-feira, 6 de junho de 2018
Barreiro
Uma tarde muito bem passada nas margens a sul do Tejo, com uma inesperada vista sobre Almada e Lisboa. No meu caderno, só coube Almada...
Obrigada aos anfitriões Urban Sketchers Barreiro!
Obrigada aos anfitriões Urban Sketchers Barreiro!
segunda-feira, 4 de junho de 2018
Encontro no Barreiro
Que bela tarde passei ontem no Barreiro junto com os outros Urban Sketchers. Foi um belíssimo encontro e nem o vento que era muito nos conseguiu demover de desenhar.
Tive pena de não ter tido mais tempo sobretudo para esta amoreira centenária que tinha merecido um olhar profundo e tempo para a desenhar. Fica o registo e, dentro de mim, a beleza desta árvore que segue muro acima.
Obrigada Pedro por esta tarde.
domingo, 3 de junho de 2018
E o Barreiro aqui tão perto
Encontro no Barreiro, organizado pelos USK Barreiro. De manhã fomos desenhar os moinhos junto à praia da Alburrica, vistos de longe, na esplanada do café Coffee Box. De tarde depois de um belo almoço, fomos desenhar a frente ribeirinha e demos um passeio para ficarmos a conhecer o Barreiro. Excelente organização do Pedro Gertrudes.
![]() |
| O trabalho da manhã, moinhos do Barreiro. |
quinta-feira, 12 de abril de 2018
Dia dos Moinhos no... Barreiro
Confesso que desconhecia a existência destes moinhos e fiquei maravilhada.
Eu, a Mónia e o Filipe já decidimos regressar novamente mas com mais tempo e com sol :-)
Eu, a Mónia e o Filipe já decidimos regressar novamente mas com mais tempo e com sol :-)
Este último já foi feito mt depressa porque não queríamos perder o barco das 19h25 para Lisboa :-)
domingo, 8 de abril de 2018
Celebrando o dia dos moinhos
Os Urban Sketchers Barreiro fizeram o desafio. Na impossibilidade de me deslocar aos moinhos da margem de lá, desenhei-os, vistos do Seixal. Parabéns a este novo grupo!
sexta-feira, 6 de abril de 2018
Barreiro: Quem vai desenhar os Moinhos ?
No dia 7 de Abril comemora-se o dia dos Moinhos, e de moinhos percebemos nós no Município Do Barreiro, e sendo assim vamos desafiar-vos para nos dias 7 e 8 de Abril descobrirem o Barreiro e ver ...
QUEM VAI DESENHAR OS MOINHOS ?
Peguem numa caneta, lápis, ...
Numa folha de papel, caderno diário, toalha de mesa do restaurante, ...
Sozinhos, ou organizem-se em grupos...
Observem os moinhos, vislumbrem o espaço envolvente ...
Desenhem o que o vosso olhar permitir e conseguir alcançar.
Enviem-nos os vossos trabalhos, publiquem no evento do facebook, usem as hashtags #USkBarreiro ou #UrbanSketchersBarreiro e o criador do desenho dos moinhos do Barreiro com mais likes receberá com todo o gosto um crachá oficial da comunidade Urban Sketchers Barreiro
Adequado para crianças
mais informação em https://www.facebook.com/USkBarreiro
sexta-feira, 16 de março de 2018
" Da Qualia espreitava o mundo "
" ... e por momentos procurava um espaço onde pudesse pensar, absorver ideias, juntar as peças do puzzle que se cruzavam desenfreadamente na minha mente. Quanto encontrei o porto de abrigo, respirei fundo, olhei o horizonte e tudo se juntou, e tudo fez sentido e partir dai foi fácil, puxei do caderno diário, e deixei a lapiseira e as canetas movimentarem-se no sentido da paisagem que vislumbrava. "
The UrbanSketch
The Observation
Full story @G-TrudeS Facebook Page
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Do Barreiro a Lisboa pelo Tejo ( parte II )
'' ... e dias depois sentimos um maior conforto a bordo do Fernando Namora, deixando de lado o velhinho S. Jorge.
Olhávamos em volta e os bancos eram mais novos e confortáveis, o frio não se fazia sentir da mesma forma, o sentimento de segurança era maior, mas quando se olhava na janela, a vista não era a mesma, e as boas memórias do antigamente deixámos de alcançar.''
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Do Barreiro a Lisboa pelo Tejo ( parte I )
''... e no Tejo andava o S.Jorge, barco velhinho que se arrasta pelo leito do rio sem que ninguém perguntasse as suas dores e as histórias que o acompanharam ao longo dos longos anos de sua existência.
Para nós era estranho, frio, com assentos que acentuavam dores e desconforto, mas em breves instantes ao olhar as suas imponentes janelas, relembramos tempos antigos e o efeito de nostalgia devolve-nos por breves instantes o desconforto sentido.''
Para nós era estranho, frio, com assentos que acentuavam dores e desconforto, mas em breves instantes ao olhar as suas imponentes janelas, relembramos tempos antigos e o efeito de nostalgia devolve-nos por breves instantes o desconforto sentido.''
sábado, 30 de dezembro de 2017
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Desafio Natalício : Urban Sketchers Barreiro
Nós nos Urban Sketchers Barreiro, gostaríamos de vos deixar o desafio de desenharem o Natal e para tal podem procurar inspiração no que vos rodeia, as decorações das ruas, dos espaços comerciais, a pista de gelo, a tua árvore de natal, o presépio ...
O principal interesse serão sketches do Natal no Barreiro, mas se não tiverem oportunidade de visitarem o Barreiro, mostrem-nos o Natal nas vossas cidades, isto porque o que interessa é ... "Mostrar o Natal, um desenho de cada vez"
Partilhem conosco os vossos trabalhos:
🚩 Através da nossa página facebook.com/USkBarreiro ou mesmo no evento em si ( clique aqui ),
🚩Por email UrbanSketchersBarreiro@gma il.com
🚩Utilizem a hastag #DesafioNatalicioUSkBarrei ro
Merry Sketchmas para todos,
São os votos dos Urban Sketchers Barreiro
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
"Enquanto esperava o aprumo da barba..."
"...sentei-me a admirar o bar repleto de historias e dizeres, garrafas e produtos para a barba, e ao som das tesouras e das máquinas de aparar, fui ficando, rabiscando, até que chegou a minha vez."
in Navalha Afiada, Barreiro, Portugal
domingo, 9 de abril de 2017
"Meu querido Barreiro" com Manuela Rolão e Henrique Vogado...
"Meu querido Barreiro" com Manuela Rolão e Henrique Vogado
com belas vistas do Seixal
Os desafios foram muito interessantes e os desenhos resultaram fantásticos em mais uma animada sessão à beira do Rio Tejo, brindados com a presença de uma elegante Garça-real e de um clima de boa disposição.
Mais rabiscos ALI
terça-feira, 13 de setembro de 2016
Olhar Sofrido
Ao caminhar pela marginal junto ao rio, na minha zona no Barreiro e quase a chegar ao moinho do Jim, perto da piscina municipal, estava lá um senhor sentado olhando o horizonte e com olhar sofrido, não sei se pensava na vida, não sei mesmo o que pensava, mas deixo aqui um sketch do mesmo frisando que não sou bom a desenhar caras ou pessoas, mas dei o meu melhor e penso que ficou em parte parecido.
Espero que gostem.
Hugo Cunha
Subscrever:
Mensagens (Atom)




























