Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Castelo de Vide: 1º dia

No passado dia 24 de junho rumámos até Castelo de Vide. Não tinha qualquer memória do lugar, para além da imagem qe fui criando ao longoo dos anos com as fotografias que fui vendo e sobretudo através dos desenhos do Luís Pedro Cruz que sigo religiosamente há algum tempo a esta parte.
Chegámos perto da hora do almoço e optámos por comer fora do centro histórico. Enquanto comiamos ia pensando no que ia encontrar. Fiz um primeiro desenho para registar o momento contemplatico, um momento ém que está tudo em aberto e sai a pergunta da ordem - O que vou encontrar?
A composição desta página dupla é completada já sentado na esplanada de um café muito simpático, junto à Praça D. Pedro V.


À tarde, tinhamos encontro marcado às 15h para iniciarmos um encontro informal. Conforme vamos deambulando pelas ruas vamos vendo uns "seres estranhos" com umas mochilas, uns bancos e uns cadernos. Uns reconheço, outros nem tanto. Enquanto não venciamos a timidez, decidimos sentarmo-nos neste belo jardim que faz fronteira entre o centro histórica e a zona nova da vila. Dediquei alguns minutos ao edifício dos correios.


Tal como previa, conforme vamos vencendo as barreiras, começamos a saudável cavaqueira, e lá fica o desenho para segundo plano. Entre várias conversas, vou captando alguns momentos e passo-os para o caderno. O resultado é péssimo, mas aqui fica para memória futura. 


No final do dia fomos recebido nos Paços do Concelho, onde nos esperava o anfitrião do evento - o Luís Pedro Cruz. Quanto aos desenhos não sei, mas quanto ao convívio, tenho a certeza de que não podia ter sido melhor. 

1 comentário:

Isabel Alegria disse...

Concordo que o convívio foi do melhor. Claro que com um grupo grande e eu chegando só a meio de sábado, há pessoas que só vi de raspão, como foi contigo. ;)
Mas gostei muito.
E gosto muito desse desenho a verde e cinzento.