Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O guache

 Fiquei apaixonado pelo guache desde o primeiro dia em que conheci a Marú Godas e a vi pintar. Guardo na minha memória com muito carinho o workshop dado por ela, na casa Vieira da Silva.

No dia a dia como urban sketcher acabei por usar pouco porque sujo tudo em meu redor quando estou na rua.  Mas é precisamente na rua a olhar o mundo com os 5 sentidos que o guache faz mais sentido. O guache permite-me expressar no papel aquilo que vejo, quase de forma ilimitada. E posso desenhar por cima da pintura. Adoro!  Voltei a encontrar a Marú no curso da Doméstika e com algum aprofundamento e as suas dicas estou a criar estratégias para tornar o guache uma ferramenta prática para o dia a dia, como urbansketcher. Com este desenho vou começar uma serie de registos de rotundas. Não sei porquê mas sempre gostei de rotundas. Parecem um micro mundo perdido enquanto a cidade anda em seu redor. 




5 comentários:

Rosário disse...

Que boas experiências!

André Duarte Baptista disse...

que desenho excelente. parabéns

L.Frasco disse...

Pela amostra fico ansioso das que aí vêm!! (o curso da Marú deve ser fantástico!)

sofia palma disse...

adoro!! ate fico meio tonta de olhar, o movimento esta super bem apanhado!

PCMano disse...

Excelente António. Força com o guache