Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 31 de outubro de 2020

Saudades de viajar, saudades de Florença

 

Esta é a guarda inicial de um caderno de Florença, de 2018. Tinha acabado de chegar à cidade e comprei o caderno na estação de comboios. O desenho é de uma vista do refeitório do hostel :) para um jardim interior, e foi o primeiro desenho que fiz da cidade.

Passei alguns dias a visitá-la sozinha e este era o lugar para onde voltava ao final do dia, e onde bebendo um chá ou um copo de vinho se desenvolveram algumas amizades. Fui depois fazer o retiro "O Espiritual no Desenho" com o Mário Linhares, e ao final voltei a esse mesmo hostel. Senti-me sempre em casa. Para tal também contribuíam os fabulosos pequenos-almoços servidos nessa mesma sala, feitos por uma verdadeira cozinheira italiana (... já não me recordo se era florentina!). O hostel era muito simples e económico, mas com essa riqueza que têm os lugares onde as pessoas têm vontade de fazer as coisas bem feitas.

A cidade transmitiu-me uma grande simplicidade (talvez também pacificidade) e por isso brinquei com a palavra no desenho. Acho que é a simplicidade da harmonia que tem, da Catedral a estes lugares simples e discretos, que me fez amá-la tanto. Já lá voltei um ano e pouco depois, e é um dos lugares de que tenho saudades.

Querida Itália, o meu coração está contigo!

2 comentários:

Alexandra Baptista disse...

Que bonito Isabel. Um dia hei-de ir numa dessas viagens com o Mário...

Ana Jacome disse...

Que bom teres podido estar antes e depois do retiro em Florença!!
O desenho está muito bonito e a historia ainda o enriquece mais..