Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 5 de julho de 2020

LISBOA CAPITAL VERDE EUROPEIA 2020 | Parque do Vale de Chelas


A casa onde nasci, ou melhor, onde cheguei três dias depois de nascer e vivi até aos 19 anos, tinha umas traseiras incrívies. Para ali confluiam as coversas familiares, o ladrar dos cães, o som das molas da roupa a caír nos quintais.
O que eu gostava mesmo era de observar a vizinha Maria que tinha uma horta com couves e galinhas. Para além de se indignar com a capacidade de compreensão reduzidas das aves de capoeira, zangava-se com a mudança de hora de inverno e verão. Uma vez ouvia-a dizer que nunca mais mudaria a hora, que se estava nas tintas.
Hoje lembrei-me da vizinha Maria quando me sentei a desenhar no Parque do Vale de Chelas. Um espaço urbano infiltrado por um conjunto de hortas, que permite às ‘Vizinhas Marias’ viver uma Lisboa mais verde.
Depois de uma excepcional demonstração de aguarela pelo Pedro Salvador Mendes plantei um desenho no meu caderno e lembrei-me desses tempos em que espiava a vizinha Maria na horta das traseiras... a partir de um marquise.

MUITO IMPORTANTE! Não se esqueçam de enviar os vossos desenhos digitalizados das oficinas Lisboa Verde 2020 para uskp.actividades@gmail.com. No fim de Novembro haverá uma exposição e um livro para assinalar esta iniciativa.
 
 

4 comentários:

Teresa Ruivo disse...

Ficou bem giro!

Rosário disse...

Muito giro, tudo!

nelson paciencia disse...

Ficou óptimo o teu desenho! E gosto também do texto.

ana pato disse...

Bela história ilustrada.