Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Encontro Posk #77

Foi no Jardim do Marquês, no Porto, que aconteceu o 77º encontro do grupo PoSk. Já estava com saudades destes encontros, de rever os amigos do norte e de ir à cidade do Porto para passear e desenhar. O encontro foi apenas da parte da tarde mas para aproveitar melhor a viagem fui de manhã, almocei por lá e antes da hora marcada ainda houve tempo para um desenho. Sentei-me num banco de jardim e desenhei um dos plátanos que ali se encontravam. Todo o jardim era muito fresco, o desafio era sentar-me num banco que não tivesse pombos empoleirados nos ramos por cima :).
Ainda não tinha andado de transportes públicos desde o início da pandemia, por isso estava um pouco apreensiva quanto às condições de viagem que ia encontrar mas talvez por ser domingo estava bastante tranquilo. Assim como tranquilo estava o Porto quando saí de São Bento, aquela cidade sempre a fervilhar de turista estava agora tão calma que nem parecia a mesma...

No jardim, a desenhar um plátano


Casa atelier do arquiteto Marques da Silva, na rua em redor ao jardim


As viagens de comboio, agora a atenção centra-se na expressão do olhar...