Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 23 de junho de 2020

Trabalhos (a)Riscar o Património Literário online


estão disponíveis online, os trabalhos resultantes da iniciativa (a)Riscar o Património Literário. Podem ser acedidos a partir do site do projecto, no menu superior ou carregando no cartaz disposto na barra lateral.
O mote que serviu ao repto lançado durante o período de confinamento e isolamento social foi “porque continuamos activos apesar de confinados, porque vivemos dias arriscados nunca antes vividos, vamos trazer o risco para dentro de casa numa proposta do (a)Riscar o Património. (…) A literatura, quer pelo seu elo a lugares e sítios – imaginados ou reais – quer pela sua capacidade de transcender a realidade, possibilita infindáveis representações gráficas. Assim, foi pedido a todos que, limitados aos seus lares, escolhessem uma ou duas obras literárias que considerassem marcantes – um romance, um poema, um conto ou ensaio – e desenhassem à vista um objecto, uma cena, a paisagem possível, uma personagem, ou algo que remetesse para o universo desse livro.”, porque a distância pode ser quebrada, e a(s) Arte(s) são a ponte que nos une.
O resultado foi muito bom e a todos agradecemos a participação.

7 comentários:

Pedro disse...

O site está fantástico! Vale a visita.

Rosário disse...

Também acho fantástico!

uskp.convidado@gmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
uskp.convidado@gmail.com disse...

Uma exposição online a partir de uma estante.
Mais, e igualmente interessante, ainda está para acontecer à volta desta iniciativa.
Um conjunto de resultados excelentes. Inúmeras referências literárias, o que, para quem aprecia livros e literatura, se torna muito estimulante.

L.Frasco disse...

Muito original a visita aos trabalhos. Parabéns, Jorge e Margarida!

uskp.convidado@gmail.com disse...

Obrigado Luís, Pedro e Rosário,
que bom terem partilhado a vossa experiência gráfica.
É um deleite as referências literárias trazidas por cada um de vós,
naturalmente, bem como dos restantes.

DiasVanda disse...

Que ideia incrível! Adorei escarafunchar esta estante1 Muitos parabéns pela iniciativa e pelos resultados obtidos :-) Não há confinamento que encerre a nossa imaginação!