Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 4 de abril de 2020

Uma crónica da quarentena

Muita coisa mudou em menos de um mês na nossa vida. Para melhor ou para pior? Ainda não sabemos bem.... Uma das coisas que mudou radicalmente foi o sair e entrar em casa, pois deixou de ser uma coisa simples. Cá em casa, ao contrário da maioria dos vizinhos que deixam os sapatos na parte exterior da casa, na escada, inventámos um esquema junto à porta da rua, em que delimitámos com fita adesiva de pintura uma zona “suja”, onde deixamos os sapatos da rua, separada da zona “limpa” que é o resto da casa. É sempre uma dança para não se pôr o pé onde não se deve, mas até agora tem resultado. Vendo a patente a quem quiser!

Obrigada Teresa Ruivo pelo desafio!



5 comentários:

Alexandra Baptista disse...

Que página bonita Fernanda.

Teresa Ruivo disse...

Adoro o desenho, porque tem aquela marca Lamelas inconfundível, mas acima de tudo gosto da transversalidade do que desenhas. A dança do calça-descalça deve ser igual em todas as casas, e ai que agora me enganei e pus o pé na zona suja, e agora descalcei a porcaria da meia - pega aí nos sacos que é para eu me calçar - mas cuidado, vai já desinfectar as mãos que isso veio do supermercado... A LOUCURA, portanto:)
Obrigada por participares com esse teu traço que é único!

Fefa disse...

Curioso que eu, do 7º Esq da mesma urbanização, também tenho esse esquema (só não adesivei, porque não sei se o virus se movimenta e, na via das dúvidas, a zona suja pode ser mais extensa...

Mesmo assim é a loucura, como diz a Teresa.

Gostei muito, Fernanda!

P.S.estou tao atrasada na quarentena desenhada q já nem sei por onde pegar (ainda me falta o surrealismo...não sejam estes desenhos todos surrealistas...).

António Procópio disse...

Está muito bom Fernanda. Gosto do desenho das legendas e da tua descrição. Todos se complementam neste relato. A título de curiosidade essa zona suja existe na maioria das casa japonesas (pelo menos as tradicionais). Essa zona suja fica abaixo do nível de toda a casa. Assim os Japoneses descalçam-se nessa zona e sobem o degrau que dá acesso ao pavimento da zona limpa.

Ana Jacome disse...

Muito giro e muito real nos tempos que correm!
Muitos parabens pelo teu desenho!