Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 4 de abril de 2020

(a)Riscar o Património Literário

Porque continuamos activos apesar de confinados, porque vivemos dias arriscados nunca antes vividos, vamos trazer o risco para dentro de casa numa proposta do (a)Riscar o Património.
Desta vez não nos vamos encontrar numa cidade, vila ou localidade de Portugal. O tema para este "encontro", em que, apesar do isolamento social mantemos e acarinhamos os elementos que nos unem - o desenho, o património, a vida - é (a)Riscar o Património Literário. A literatura, quer pelo seu elo a lugares e sítios - imaginados ou reais - quer pela sua capacidade de transcender a realidade, possibilita infindáveis representações gráficas. Assim, pedimos a todos que, confinados à vossa casa, escolham uma ou duas obras literárias que considerem marcantes - um romance, um poema, um conto ou ensaio - e desenhem um objecto, uma cena, a paisagem possível, uma personagem, ou algo que vos remeta para o universo desse livro.
Pretende-se que os trabalhos resultantes sejam feitos a partir de desenhos à vista.
Como habitualmente, os desenhos devem ser enviados digitalizados em JPG ou PNG, com um máximo de resolução de 300dpis, sem ultrapassarem os 2M, para os endereços de e-mail mbotto@dgpc.pt e jalves@dgpc.pt até dia 8 de Maio de 2020. Naturalmente, a utilização de originais ou imagens será sempre com autorização dos autores, cuja identidade será preservada, e para os devidos fins.
Os trabalhos que daqui resultarem, farão parte de uma exposição itinerante dedicada ao tema e ao momento único vivido em todo o mundo. Farão parte também de uma edição impressa que será preparada posteriormente. Ainda estão pensados encontros à volta desta iniciativa, em que os desenhadores serão convidados a falar um pouco dos desenhos que criaram para este desafio, das técnicas que utilizaram, e a razão por terem escolhido aquelas obras literárias. Eventualmente, estes encontros contarão com a participação de alguns nomes ligados à literatura.
Mais informações em www.ariscaropatrimonio.wordpress.com


2 comentários:

Alexandra Baptista disse...

Ora, acho que vou (a)riscar.

Anónimo disse...

Alexandra,

será de facto um risco e pêras...
imaginação é preciso... para desenhar à vista o que nos rodeia e encontrar paralelismo com livros que nos marcaram.

JVN