Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Amor primata

A Nini é Educadora de Infância e, embora durante muito tempo se tenha conseguido escapar a essa praga que vai não vai povoa a cabeça dos miudos, desta vez os piolhos apanharam-na. Fez o tratamento, livrou-se deles, eu próprio fiz a vistoria. Depois pediu à minha mãe para fazer nova vistoria. Mas claro, só ficou definitivamente convencida quando a sua mãe o confirmou... não há mãos nas quais confiemos mais que as da nossa mãe. "Não vais publicar isso!", disse-me com um sorriso envergonhado quando se apercebeu que eu estava a registar o momento. Mas para mim, que o observei atentamente, este é sobretudo um acto de ternura entre uma filha, que mesmo adulta, mesmo já ela mãe, ali voltou a ser uma criança que procurou o cuidado seguro da mãe. Não é um momento embaraçoso, mas sim de ternura, de amor puro, de amor primata.