Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

DESAFIO 104-Viagens

Hoje digitalizei os meus cadernos de Marrocos. O desenho que escolho para participar neste Desafio não é um bom desenho,  mas  é um exemplo do desafio que  muitas vezes o desenho de viagem nos põe. Como apanhar a essência dum sítio? Como transmitir sensações? Como condensar tantos estímulos? Como não dar uma seca a quem nos acompanha?
Fiz este desenho em pé,  praticamente às escuras - mas deslumbrada! - no meio da Praça Jemaa El - Fna em Marraquexe. Quem a conhece sabe  que é um excesso maravilhoso de luz, cor, odores,  música, fumo, pessoas em movimento. É uma festa. Uma feira. Um frenesim. Ao longe, os  muezim's nas mesquita chamam para  a oração. Uma loucura!
Não estava sózinha e  não podia ficar mais do que uns minutos. Deixei-me ir  na embalagem daquela engrenagem viva, que parece pulsar, ter vida própria.  Foi pegar no pincel d'água , borrar umas aguarelas e pronto: fica a recordação. Não é (também) para isso que se desenha em viagem?


8 comentários:

Fernanda Lamelas disse...

Borrar umas aguarelas... vou aí e já venho! Ficou lindo! É um local incrível que tão bem conseguiste captar, que bom despertares também as minhas memórias!

Isabel Alegria disse...

São os melhores, esses desenhos que fazemos com a intensidade do momento, sem mais detalhes ou correcções. A luz e o movimento vibrante desse lugar está lá, e até o som se sente nesse teu desenho.

Pedro disse...

Além do óptimo desenho, uma óptima descrição. Posso dar mais votos?

João Santos disse...

Sim sim, ficou tão fraquinho que não consigo parar de olhar!

Rosário disse...

Muito bonitas as manchas!

Eduardo Salavisa disse...

É um óptimo desenho. Capta o que aquela praça é. Um local alucinante.

Alexandra Baptista disse...

Lindo, que cores e luz.

Leonor Janeiro disse...

A praça está ao rubro! Grande imagem
Leonor