Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Pôr-do-sol na Anta de Barbacena, onde todos os sentidos estão despertos...


Anta de Barbacena

Barbacena é uma freguesia do concelho de Elvas.
Ao cimo de um terreno descampado encontra-se a Anta da Coutada de Barbacena.
No verão gosto de lá ir ver o pôr-do-sol. É um local muito tranquilo onde o céu e a terra se encontram... Aqui também me encontro comigo mesma e a paz interior que me invade dispensa qualquer palavra.
Enquanto faço o percurso a pé os pensamentos esbatem-se, só ficam as marcas das pegadas na terra seca e poeirenta. Passo a ponte romana e por baixo dela ainda teima em resistir um pequeno charco de água translúcida que espelha as nuvens do imenso céu azul.
Sinto-me como uma criança, há uma alegria que invade o meu ser e sinto um enorme desejo de chapinar naquela água para me refrescar. Apesar de o dia estar a chegar ao fim, os intensos raios de sol ainda penetram nos poros da minha pele...
Continuo o percurso e escuto o silêncio...
Há uma brisa que se levanta, não sei se será para me ajudar a percorrer o caminho até ao meu destino... Só sei que todos os sentidos estão despertos...
Vou ziguezagueando no meio daquela vegetação rasteira e bravia que a natureza insiste em manter.
À minha frente encontra-se o imponente monumento megalítico, a Anta de Barbacena. Possuí quatro colunas em forma de pirâmide e a laje de cobertura apoia-se em duas dessas colunas. A câmara tem mais de três metros de diâmetro. Ao seu lado há duas árvores de grande porte que nos convidam a abrigar-nos daquele calor intenso.
A escassos minutos do ocaso, não é por acaso, que registo o local no meu caderno.

4 comentários:

Suzana disse...

Bonita descrição!

Unknown disse...

Se fechar os olhos consigo imaginar o local!

Anónimo disse...

Fui transportada para
esta bonita narrativa.

Catarina Rodrigo

Paula Alves disse...

que bonita a "nossa" Anta da Coutada, aqui tão bem desenhada e tão bem transmitidos os sentimentos inspiradores deste local