Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 19 de maio de 2019

Bateria do Pico da Castanheira


Visitámos a Bateria do Pico da Castanheira na Grotinha e fomos, simpaticamente, acompanhados pelo Sargento Chefe Júlio Santos e pelo soldado Rodrigo Pereira que tiveram imensa paciência
©Luís Caetano

com o grupo. O local, para além da importância que teve como ponto estratégico-defensivo de Ponta Delgada, tem uma vista incrível sobre a cidade. A panorâmica começa - à esquerda - com a Serra de Água de Pau e termina - à direita - com a Nordela a abraçar toda a Pista do Aeroporto João Paulo II. A Bateria precisa de ser preservada e a área mantida limpa, é necessário que se veja o estado daquelas peças antes que seja tarde demais. Nesta região onde humidade abunda e é salgada, a oxidação existente nas zonas por ela decapadas tende a aumentar. É pena que ali não se faça um miradouro com jardim a dar para a maior e mais ampla vista sobre a cidade aproveitando ainda, a Bateria existente como núcleo museológico a integrar os roteiros turísticos ou um trilho de dificuldade mínima com interesse histórico-militar.
Quanto aos desenhos, fi-los todos no local, mas a alguns, a cor dei-a em casa. Num dos desenhos ainda consegui apanhar a Maria João Ruivo sentada na “pradaria” a escrever e também a Ana Cristina Zeferino Arruda que saltitou entre o desenho e a escrita. A tarde foi serena e muito agradável.



(Lápis de cor,  caneta califráfica, aguarela e marcador)                                                                                                                       «insitu»

2 comentários:

André Duarte Baptista disse...

Muito bom. Parabéns

Mário Linhares disse...

Uau! Que local incrível para desenhar!