Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 15 de março de 2019

Sketch Tour Portugal Trails

Faz hoje um ano que começou o SKETCH TOUR PORTUGAL TRAILS, comemorando os 10 anos USkP.
Este desenho do Cabo Sardão não é um urbansketch (estava um temporal quando lá passamos) mas foi feito para apoiar o Sketch Tour e relembra esta excelente iniciativa que me deixou saudades.

6 comentários:

Bruno Vieira disse...

ficou com um detalhe fabuloso

USkP Convidado disse...

Lindo desenho
Leonor Janeiro

Fernanda Lamelas disse...

Muito giro!

Alexandra Baptista disse...

Lindo o desenho, não foi feito no sítio??
O "urbano" não pode ser redutor.
Como compreendo, também tenho saudades da Sketchtour.

Pedro disse...

Viva Alexandra

U "urban" dos URBAN SKETCHERS não é absolutamente nada redutor.
Urban Sketchers é um nome que não deve ser literalmente interpretado. É um nome (equivalente a uma marca) não traduzível, tal como wolfgang ou volkswagen ou redbull. Não me lembro de nenhum outro nome mais evidente.

O que define um urban sketch é o cumprimento do manifesto, ou seja: todos podemos desenhar o que quisermos e publicar onde quisermos e quando quisermos mas o resultado só é um urbansketch e só pode ser publicado no blog USkP (excepto em circunstâncias específicas) se cumprir as regras do manifesto.

No caso presente, embora o desenho tenha começado a ser feito no local, onde já fiz vários desenhos, por causa do mau tempo e da hora tardia foi interrompido. Mais tarde recomecei-o numa folha de papel (para o STP eram necessários alguns desenhos em folhas) com base numa foto. Por isso não é um US e não o deveria ter publicado no blog USkP mas achei (e já me arrependi) que a ocasião do aniversário do STP o justificava. Fica aqui o meu pedido de desculpa.

Alexandra Baptista disse...

Pedro,
obrigada pelo esclarecimento e pela publicação «cuja circunstância específica» o justifica, não devendo encarar-se com arrependimento, é um grande desenho.