Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 1 de março de 2019

Agenda dos Sketchers - Março 2019

Editorial de Março


Este mês temos uma edição especial com particular atenção no concluir do ciclo de encontros e oficinas do programa “Sketching com História”, uma parceria da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho com os USKPortugal e os USKPNorte e fomos recolher os contributos do Pedro Alegria, coordenador dos USKPNorte, da Miú Sketcher e do João Santos, participantes nos encontros e nas residências. Foi um programa com uma forte adesão com um programa de residências e encontros que movimentou muitos sketchers e que permitiu levar o desenho de observação a novos locais.
Mas também é especial porque damos as boas vindas aos Lesk-Leiria Sketches e nos juntamos a eles na comemoração do primeiro aniversário de atividade.
O entrevistado deste mês é o César Caldeira o próximo convidado do Vamos Desenhar Com... que irá estar no Museu Bordallo Pinheiro no dia 23 de março.
Este mês não faltam oportunidades para desenhar. Encontros no dia 9 de março no Reservatório da Patriarcal em Lisboa, dia 16 no Museu do neo-realismo em Vila Franca de Xira e no Museu Soares dos Reis no Porto e dia 24 nas Escadinhas de Santo Amaro. E para quem já não perde um Desenhar Por Desenhar não se esqueçam que o próximo é já no dia 10 de março no Mercado da Ribeira.
Bons desenhos e não deixem de visitar as exposições que inauguram em Março. 


A equipa da Agenda



AGENDA DOS SKETCHERS
 Março 2019

Sketching com História no Alto Minho
por Pedro Alegria

O Alto Minho foi visitado pelos USKP-Norte, ao longo de um ano pleno de viagens e convívio. Fomos, convidados pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM), em  parceria com o Eduardo Salavisa, a percorrer e desenhar dez localidades tipicamente minhotas, desde Ponte de Lima a Valença.
Saindo do Porto de autocarro pela manhã os sketchers viajaram pelo Alto Minho, desenhando e convivendo. E comendo… o almoço foi com a esperada qualidade minhota. A volta, ao fim da tarde, aproveitada para descansansar dos efeitos de um dia a desenhar.
Como habitualmente os desenhos foram óptimos e serão a base para a realização de um livro com cerca de 200 desenhos, com edição da Afrontamento.
Esta iniciativa inseriu-se no ciclo “Sketching com História” faz parte do Projecto “Alto Minho 4D-Viagem no Tempo” promovido pelo CIM.
Durante este ano vamos continuar a desenhar, sendo o próximo encontro, já em 16 de Março, no Museu Nacional Soares dos Reis.

Sketching com História
por Miú

O mês de Fevereiro fechou um ciclo com chave de ouro. Foi o encerramento da série "Sketching com História", promovido pelo CIM no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, que percorreu ao longo de quase um ano as principais cidades do Alto Minho. Foram dez meses de intensa actividade artística, mas também de convívio salutar, com encontros muito concorridos e residências de grande criatividade. O produto desta aventura conjunta é um acervo riquíssimo de olhares, tão diversos e peculiares como as pessoas que, de caneta e caderno em punho, sem outra motivação senão o gosto por desenhar, registaram no papel o que os olhos viram e o coração sentiu. Sim, são feitos de granito estes desenhos, e do verde do Norte, mas são também feitos das diferentes emoções com que cada desenhador tocou, pelo traço e pela cor, aqueles espaços antigos e profundos, remotos e primordiais. Fragmentos de alma, afinal, plasmados nas páginas de cadernos de bolso, prontos para levar para todo o lado, como as memórias que nos dizem alguma coisa.
Escolho um desenho e uma fotografia que marcam o meio do percurso, em pleno Verão, em Ponte de Lima, essa pérola em que as pedras e as casas narram a história de um Norte mais belo.



Welcome to the candy shop
por João Santos




Passar uns dias em Arcos de Valdevez com a missão de o desenhar foi um pouco como se aos 6 anos me deixassem numa loja de doces. Caminhando pelas ruas mais ou menos estreitas, por largos como o da Lapa, espreitando os seus recantos, detendo-nos nas suas igrejas e casas senhoriais, relaxando nas margens verdes do rio Vez, percebemos que a história da Vila de Arcos não é menos grandiosa que o Vale de Vez que a acolhe
Depois foi partir à descoberta do concelho, absorver aquela imensidão de verde, sentir a brisa na margem do Rio Lima, ouvir o som cristalino dos ribeiros, inspecionar os espigueiros, ir em busca das brandas e inverneiras… não ter tempo de visitar o Sistelo nem o Santuário de Nossa Sra. da Peneda, nem a Ecovia… Enfim, regressar a casa de “vista cheia” mas ainda longe de saciar… e a sensação de que a natureza acolhe Arcos de Valdevez e os arcuenses porque estes não se lhe impõem, antes lhe pedem respeitosamente licença para ficar.

Lesk – Nem todos os vícios são pecados…
por Leonor Lourenço




Com passinhos leves, mas firmes, formou-se um grupo de urban sketchers em Leiria.
Os LeSk-Leiria Sketchers fizeram os seus primeiros rabiscos em dezembro de 2017 e no dia 27 de janeiro comemoraram um ano de existência com uma exposição de desenhos no layout da cidade realizados no âmbito dos vários encontros, parcerias e eventos, realizados, dos quais constam como exemplo: Desenhar a companhia de dança de Olga Roriz (Parceria com o Orfeão de Leiria), Leiria sobre Rodas e Festival Gótico em Leiria, as obras do arquiteto Ernesto Korrodi, o roteiro de Eça de Queiroz, (DGPC e USKP) e parcerias com grupos de fotógrafos e modelos, entre outros. Trouxeram a Leiria o sketcher Paulo Mendes para orientar, de forma brilhante, uma formação dirigida sobretudo a principiantes, mas não só a estes!
A convite da Câmara Municipal de Leiria, participaram na Gala do Desporto numa exposição no Teatro José Lúcio da Silva, resultantes da observação de várias modalidades ao longo de três semanas, o que se revelou um imenso desafio!
Planeamos incentivar novos elementos a se associarem e colocar Leiria a desenhar. O próximo encontro será no dia 10 deste mês estando em estudo se será a desenhar cavalos num Centro Hípico ou o Mosteiro da Batalha.
Os trabalhos dos Lesk estão representados no grupo do Facebook (Lesk-Leiria Sketchers) e brevemente divulgarão o blogue que está, neste momento, em construção.
Iniciaram com elementos que se reuniram para desenhar Leiria, num dia de muita chuva, mas, também de muito calor humano. É isso que, aliado ao grande prazer de desenhar e aprender, quase um vício, nos move para continuar com garra e imensa alegria, esta caminhada.



Entrevista a César Caldeira
Associado nº19

1. Há quanto tempo desenhas?
Poderia dizer que desenho desde que me conheço, pois comecei bem pequeno a ter interesse em o fazer. Costumo lembrar à cerca disso o facto de em pequeno a minha avó me pôr a desenhar, em certos dias de inverno, para evitar que eu fugisse para a rua ou apenas para me manter quieto algum tempo, e que me punha á frente um papel da mercearia e um lápis e me incitava a desenhar o que estava encima da mesa onde nos aquecíamos á braseira, e então eu lá ia desenhando o candeeiro de petróleo, uma ou outra laranja, os carrinhos de linhas, as meias que ela dobrava e sei lá que mais por ali pudesse estar.

2. Há quanto tempo és USk?
Tive conhecimento da existência da actividade dos urban sketchers logo após o simpósio de Lisboa em 2011, quando ao passear na Baixa reparei que havia muitas pessoas por toda a Rua Augusta a desenhar e perguntei a uma senhora, que hoje tenho pena de não me lembrar quem era, o que estavam a fazer e foi ela que me deu a conhecer esta actividade que logo me interessou. Fui então procurar saber mais e fiz uma primeira formação com a Mónica Cid na SNBA, onde estava a iniciar o curso de desenho de modelo.

3. O que/quem mais inspira os teus desenhos
Gosto de desenhar tudo o que possa despertar a minha atenção, e a minha preferência é a paisagem, tanto urbana como de natureza, gosto muito de árvores e plantas, mas também me interesso por arquitectura e se tenho oportunidade de registar alguns edifícios que me agradem não deixarei de o fazer. Gostaria muito de desenhar pessoas, mas não me sinto à vontade para o fazer, falta-me algum atrevimento, estou sempre retraído com medo de não agradar ao "retratado", de gorar as suas expectativas... Desenho algumas pessoas mas raramente me atrevo a mostrar, como eu costumo dizer: " se mostro compreendo que o visado deixe de me falar depois de ver o resultado", mas mesmo assim lá vou desenhado um ou outro só para mim.

4. O encontro USk mais marcante
Penso que qualquer encontro de sketchers é gratificante pois gosto muito do convívio com as pessoas, o que para mim quase se torna o ponto principal do acontecimento, cada vez mais passo imenso tempo a falar com uns e outros e os desenhos ficam para segundo plano, mas o que neste momento está mais presente é sem dúvida o Simpósio do Porto 2018, que ficará para sempre na minha memória, porque foi extraordinário conhecer tanta gente de todos os cantos do mundo a fazer desenhos a de maneiras tão diversas. Foi muito enriquecedor e gratificante, uma experiência única. 

5. Materiais que preferes (cadernos, para desenhar, para colorir)
Os materiais que prefiro são sem dúvida os cadernos com bom papel de aguarela e as vulgares aguarelas e pincéis com depósito de água, por uma questão prática de transporte e também porque é a técnica em que me sinto mais à vontade. Por vezes experimento outros materiais, lápis de côr, canetas, pastel ou outros, mas acabo por voltar ás aguarelas, embora goste muito de explorar novas técnicas, tenho um especial interesse por colagens, mas nem sempre resultam bem em todos os desenhos, uso-as mais para disfarçar certos acidentes menos simpáticos, e tudo depende muito das circunstâncias.



Auto retrato por César Caldeira
Colabora com a Agenda dos Sketchers
Estamos sempre à procura de histórias de encontros e actividades dos urban sketchers em Portugal. Se gostavas de ver a tua história aqui, pergunta-nos como podes fazer, enviando um email para uskp.regionais@gmail.com.
Torna-te associado dos USkP. Descobre como aqui.
Segue a página de Facebook dos USkP

ACONTECE EM MARÇO


Encontros


09-03 | Lisboa | RESERVATÓRIO DA PATRIARCAL | USkP e Museu da Água
10-03 | Lisboa | Desenhar Por Desenhar-Mercado da Ribeira | USKP
16-03 | Porto | Vamos desenhar o Museu Nacional Soares dos Reis | USKPNorte
16-03 | Vila Franca de Xira | Um Edifício, Muitos Museus. Alcino Soutinho e o Museu do Neo-Realismo | USKP
23-03 | Lisboa | Vamos desenhar com ... | USkP e Museu Bordalo Pinheiro
24-03 | Lisboa | Encontro nas Escadinhas de Santo Amaro | Isa Silva

Formação


09-03 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta - Private Collections | Mário Linhares | Jardim do Restelo
10-03 | Almada | Lisboa da outra margem 2018 | Richard Câmara |
10-03 | Lisboa | LIFE DRAWING LISBOA | Livraria Ler Devagar na Lx Factory
16-03 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta - Private Collections | Mário Linhares | Nudez
23-03 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta - Private Collections | José Louro | Sex shop
24-03 | Lisboa | LIFE DRAWING LISBOA | Livraria Ler Devagar na Lx Factory
30-03 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta - Private Collections | Mário Linhares | Museu Nacional de Arte Contemporânea

Exposições



De 22-02 a 23-03 | São Domingos de Rana | (A)RISCAR EM PAREDE E CARCAVELOS | Luis Pedro Cruz | Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana

De 02-03 a 06-04 | Seixal | No Meu Olhar, o Seixal | Manuela Rolão | Galeria de Exposições Augusto Cabrita

Desafio 98 - Lixo


publicação mais comentada no desafio do mês de Fevereiro é da autoria do Henrique Vogado.




1 comentário:

Rodrigo Briote disse...

Esta agenda já está ao nível do Expresso