Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 27 de janeiro de 2019

Experiências com Marcadores Tombow e Cª

Tinha aqui os marcadores Tombow abadonados numa gaveta há anos mas finalmente retirei-os da escuridão.

 Dois sketchers inspiraram esta saída para a luz:
- por um lado, o César Caldeira, que me ofereceu um caderninho laranja de folhas acetinadas, mesmo a pedir um regabofe de marcadores;
- por outro, o Richard Câmara e as suas misturas de marcadores Stabilo que me fazem pensar continuamente no círculo cromático e em como podemos sobrepor cores complementares para obter sombras de cores neutras.
 Obrigada, César e Richard! :)



Comprei mais alguns marcadores para completar a minha paleta, incluindo um azul da marca Koi e um lilás da marca Ecoline. Escolho cores claras e obtenho mais intensidade sobrepondo camadas.

Outra coisa interessante e que eu ainda não descobrira é que a tinta das Tombow é solúvel em água. O que que dizer que podemos aclarar manchas e tornar-las mais difusas, conseguindo gradientes mais delicados como os do último desenho.

Mais experiências no meu blog:
https://velhadaldeia.blogspot.com/2019/01/marcadores-tombow-e-c.html