Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Experiências com Marcadores Paper Mate Flair M



Já sabiamos há muitos anos que a tinta das canetas Futura pretas podia ser diluída com um pincel para criar aguadas interessantes que se desdobravam em tons mais ou menos azulados ou arroxeados.
Entretanto a marca mudou e a gama de cores disponíveis foi ampliada.


Comprei um conjunto Paper Mate Flair M de 24 cores e tenho aproveitado os quartos de hora que duram as minhas viagens de comboio para fazer alguns esboços.
Estou satisfeita com a aquisição porque com três ou quatro canetas e um pouco de água no fim consigo criar rapidamente um registo colorido sem gastar  muito tempo. Se fizesse o mesmo com aguarela iria demorar mais a criar misturas pigmentos ou a procurar a proporção certa de pigmento e água.





Esta técnica exige algum treino para aplicar a quantidade ideal de linhas de cada cor, tentando adivinhar como resultará o efeito depois de aplicadas as aguadas.

Mais experiências no meu blog: 
http://velhadaldeia.blogspot.com/2019/01/marcadores-paper-mate-flair-m.html




1 comentário: