Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Sketching com história (parte 2)

Esta é a continuação da história iniciada AQUI

No domingo acordei às 7 horas da manhã.  Segundo as previsões a chuva chegava pelas 13 horas. Tinha a minha derradeira oportunidade. A angústia e a fúria transformou-se em energia. Parti determinado. Com sol podia escolher o ponto de vista certo. Assim, no meio da rua lá comecei a aventura de desenhar a Capela das Malheiras, um exemplar único do Rococó. Não querendo exagerar, parece-me que a desenhei numa só respiração. Foi um dos desenhos que mais me prazer deu fazer, porque a complexidade daquele edifício faz-nos perder nas linhas e nas formas. Uma viagem extraordinária!

Depois parei na Capela das Almas. Esta Capela do Sec XIII foi a primeira Matriz de Viana. Pequena mas bastante forte tem uma envolvente muito interessante.

Estava na altura de pegar no carro e ir até à Basílica de Santa Luzia. Depois de uma subida serpenteante cheguei finalmente ao templo. Aqui tive de para um pouco. É que a escala ultrapassa o razoável do mensurável humano. Não dá para explicar. Vale mesmo muito a pena visitar. Decidi começar o desenho pela rosácea e começar do centro para as pontas. É essa a razão porque este desenho é menos "deformado". É mais um desenho expandido. Estava a terminar o desenho quando o senhor que estava a tirar fotos "a la minute" para turistas veio ter comigo. Deu-me os parabéns e depois confessou-me que a sua verdadeira paixão era desenhar mas que infelizmente o pai não o tinha deixado. Acabou no ramo da fotografia (como o pai) apesar de não gostar. Despedi-me e subi até ao zimbório onde me esperava uma maravilhosa vista de 360º. As nuvens estavam a chegar era tempo de regressar. Foi das manhãs mais produtivas dos últimos tempos 








4 comentários:

Suzana disse...

Adoro, estão lindos!! No primeiro nota-se mesmo o teu entusiasmo, parabéns!!

Bruno Vieira disse...

Que colecção fabulosa, estás num nível de desenho fabuloso, parabéns :D

João Santos disse...

Absolutamente geniais!

António Luís disse...

Extraordinários desenhos!
AL