Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Aquário Vasco da Gama


Fui visitar o Aquário Vasco da Gama. 
Neste dia a visita era gratuita. Ao meio da manhã já havia muito movimento... De caderno na mão, com "alguns olhos por cima do meu ombro" lá consegui fazer alguns desenhos.







Os répteis não são animais da minha eleição...
No entanto, fui visitar esta  área / sala. Aqui fiquei parada em frente desta e de outras salamandras - mexicanas que suscitaram a minha curiosidade porque apresentavam-se com umas características curiosas nos dois lados da cabeça. Infelizmente este animal já se encontra em risco de extinção no seu habitat natural.

3 comentários:

Henrique Vogado disse...

De caderno na mão observa-se ainda melhor. Ainda não experimentei rabiscar no oceanário, mas quero tentar.

Catherine disse...

Deixo aqui uma pequena nota, relevante para o conhecimento geral de todos; as salamandras são anfíbios e não répteis. As características curiosas são as Brânquias (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambystoma_mexicanum). Ao contrário dos restantes anfínios, esta salamandra nunca perde as brânquias, e portanto permanece sempre como se estivesse na fase larvar. Os demais anfíbios têm uma fase larvar em que respiram por brânquias (em que vivem debaixo de água, caso do girino) e depois em estado adulto pulmões (ex. rã adulta). Ora os repteis respiram a vida toda por pulmões. Além disso os anfíbios vivem completamente dependentes das água e só se reproduzem em lagos, charcos e poças; e os répteis não dependem da água. Desculpam a lição de biologia, mas para quem estudou isto torna-se relevante fazer a distinção.

USkP Convidado disse...

Catherine, obrigada pelo seu excelente esclarecimento.
Realmente o texto não está bem explícito.
No Aquário Vasco da Gama as salamandras estão na Área / Sala dos répteis. E na
placa descritiva da Salamandra-mexicana (Família, Espécie, Comprimento máximo, Distribuição geográfica, Local onde vive, Comportamento...) está descrito, sem qualquer dúvida, que este animal é um anfíbio.

Sílvia Santos