Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

4EIDR Torres Vedras - Dia 26

O dia 26 de Novembro foi uma sexta-feira onde muitos aproveitaram para desenhar no 4º Encontro Internacional de Desenho de Rua de Torres Vedras.
Quando existem workshops e encontros, na maior parte das vezes só faço "patinhos feios", parece que o tempo voa e a conversa não para, no entanto, é destas experiências onde vou esticando o registo, apalpando limites e imaginando possibilidades que nascem os melhores frutos, onde a reflexão sobre o desenho ao voltar a olhar o caderno que dias mais tarde faz lembrar futuros cisnes.

Registo de aquecimento com base a caneta pincel, no Jardim da Graça...

 Rabisco no antigo bairro da CP enquanto explicava um pouco da génese do bairro a alguns Sketchers e conversava com uma moradora que me abordou de forma criativa: "Então! está a pintar para me oferecer um quadro!"

 Aqueduto junto ao Instituto da Vinha e do Vinho, parte do sistema de abastecimento de água da cidade junto com o Chafariz dos Canos no séc XVI, a sua origem é desconhecia.

Desenhar à noite no pátio da Casinha dos Avós, à luz de velas e candeeiros com poesia recitada pela D. Leonor, um doce.