Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

(A)Riscar o Património em Vila do Conde e não só...

Um dia em Vila do Conde é sempre um dia bem riscado. Esta pacata e monumental vila a escassos quilómetros do Porto, acessível por metro e que sabe receber bem, foi a minha escolha para desenhar no âmbito do (A)Riscar o Património deste ano. Um grupo pequeno mas entusiasta e motivado, coordenado pelo João Azevedo do ViSk, grupo de sketchers local que vai dando os primeiros e firmes passos, e a quem nunca é demais agradecer a sempre calorosa recepção.
A proposta deste ano era percorrer a zona ribeirinha desde a ponte até ao porto de pesca, e fiz o desenho da manhã no Cais da Alfândega, apanhando um pouco do rio, a réplica da nau quinhentista e o casario coroado pela cúpula da Capela de Nª Srª do Socorro.

Não podia faltar o habitual desenho do almoço.

Após o repasto, era minha intenção regressar ao Porto para me juntar à actividade dos UskNorte que entretanto se iniciaria, fazendo assim o dois-em-um... Mas como resistir à agradável atmosfera Vilacondense numa bela tarde soalheira? Por aqui me deixei ficar, entretido com um dos muitos barcos de pesca que emprestam o seu colorido à foz do Ave.

No dia seguinte, no Porto, juntei-me ao amigo Rui Queirós e fomos fazer o percurso das estátuas emblemáticas que era a proposta para a actividade a que faltara na véspera. Mais uma tarde em cheio!

4 comentários:

João Santos disse...

Como sempre, um espetáculo para os olhos!

José Louro disse...

É isso!!

Luís Ançã disse...

Incrível! A intensidade das cores é fantástica.

Teresa Ruivo disse...

Impressionantes, para variar!