Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

(a)Riscar o Património 5ª ed. | São Miguel- Açores

39º encontro USK PORTUGAL Açores

(a)Riscar o Património/Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos em todo o país, durante o mês de Setembro. São Miguel recebe, uma vez mais, o (a)Riscar o Património – Heritage Sketching. Trata-se de um encontro nacional de desenho de património, a realizar-se no sábado dia 29 de Setembro, sob o tema “Partilhar Memórias”. Este evento, coordenado pela DGPC, terá lugar na freguesia da Maia, no Concelho da Ribeira Grande, em casa do escritor Daniel de Sá.
Contando com uma adesão cada vez maior de participantes e localidades, o projeto tem como propósito alargar o conceito de património a outro tipo de interpretações e representações, associando-se ao desenho como forma de expressão privilegiada, espontânea e lúdica.
Dos trabalhos resultantes dos encontros, promoveu-se uma exposição itinerante, apresentada já em 8 cidades, que reflecte o universo de todos os que riscam e arriscam – no desenho, no património e na vida.

Para 2018, além dos encontros de Setembro estão previstas exposições no Museu Nacional dos Coches e Museu Nacional do Traje. Prevê-se também converter o blog da iniciativa em website, e produzir uma edição impressa sobre o projecto e os trabalhos reunidos ao longo dos 5 anos.

Daniel Augusto Raposo de Sá, nasceu na Maia, São Miguel, em 2 de Março de 1944. Habilitações literárias: Curso do Magistério Primário, Ponta Delgada, 1960/1962. Curso Geral dos Liceus feito até ao 4ºano no Externato de Santa Maria, e o 5º ano no Externato Ribeiragrandense. Curso de Filosofia no Instituto dos Missionários Combonianos, em Moncada, Valência, Espanha; 1º ano de Teologia no Seminário Diocesano de Valência e frequência do 2ºano na Faculdade de Teologia de Granada. Profissão exercida: Professor do Ensino Primário Cargos públicos: Secretário regional (equivalente a diretor regional) da Comunicação Social e Desporto na Junta Regional dos Açores; deputado nas primeiras duas legislaturas da Assembleia Regional; vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande e membro da Assembleia municipal do mesmo concelho. Obras publicadas: Génese (1982); Sobre a Verdade das Coisas (1985); O espólio (1987); Um Deus à Beira da Loucura (1990), Ilha Grande Fechada (1992); A criação do Tempo (1993); E Deus teve medo de ser Homem (1997); As duas Cruzes do Império (1999); A terra permitida (2003); O Pastor das Casas Mortas (2007); Santa Maria, a Ilha-Mãe (2007). 

.............................................................................................................................................

EQUIPAMENTOCalçado confortável, caderno e utensílios de registo
                                Água, refeição ligeira  (a cargo de cada um)

PONTO DE ENCONTRO Casa da Rua dos foros, nº8, Maia  
11h00 | inicio
Episódios contados por Rodrigo de Sá;
- Registo da casa;

13h00 | Almoço - Jardim perto da escola primária onde Daniel de Sá trabalhou;
14h00 | Desenhar na trincheira (com possibilidade de descida até ao mar);
16h00 | Partilha de desenhos e foto de grupo.

Organização: Direção-geral do Património Cultural e Urbansketchers Portugal Açores;

Coordenação local Rodrigo de Sá e Maura Barreto;

Esclarecimentos e inscrições:  urbansketchersazores@gmail.com

Anfitriã: Alexandra Baptista

Sem comentários: