Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Simpósio com Renato Palmuti

Partimos da Alfandega com o Renato Palmuti e fomos encaminhados até à Praça dos Leões, o local escolhido para o workshop: Playful Composition Exercises With Notan Sketches.
Notan é um termo Japonês, que envolve uma dinâmica entre os elementos claros e escuros de uma composição. Não se trata exclusivamente de claro/ escuro ou de luz/ sombra, trata-se de encarar os valores como um meio facilitador da composição, das formas, dos padrões...

A oficina centrou-se na organização do campo visual, o Renato apelou também para a regra dos terços. Conheço-a  da fotografia que a explora melhor do que outra forma de expressão. Usuo- a intuitivamente em muitas situações mas ainda não a tinha sistematizado assim, gostei muito.
(Aguarela, marcador, grafite, carimbo e lápis de cor)                                                                  «in situ»

2 comentários:

Rosário disse...

Notan, que interessante!

Pedro Gomes disse...

Sempre a aprender ... resultados mt interessantes. Parabéns