Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Workshop breve de desenhos panorâmicos - amanhã, dia 21

Caros sketchers,

para quem, como eu, não tem o privilégio de estar no simpósio neste momento, aqui vai uma sugestão:

Amanhã vou dar um pequeno seminário/workshop (gratuito) sobre desenhos panorâmicos e perspectivas esféricas. Está inserido no programa do retiro do doutoramento em média arte digital da universidade aberta, e vai ter lugar em Alfama, no Centro Cultural Magalhães Lima, Rua do Salvador, 2A, 1100-117 Lisboa (google maps: https://goo.gl/maps/DWjXxxLoiu42). Começa no interior do centro às 14h30 e termina cá fora, a desenhar. Dura aproximadamente uma hora, formalmente, mas se houver sketchers podemos continuar informalmente por mais algum tempo. :)

Vou falar de como fazer desenhos como o que está abaixo, bem como as suas visualizações em VR.

(este desenho é do pátio interior do ISEL - fui lá dar um outro seminário sobre o assunto e acabei por fazer o primeiro esboço enquanto esperava pela hora; precisou de mais umas sessões cuidadas para chegar ao final - o desenho é lápis e esferográfica sobre uma folha A4 de papel vegetal)


Em baixo, a visualização em panorama VR:

panoramic drawing of ISEL engineering school

2 comentários:

Teresa disse...

Não estou no Porto e agradeço o convite. Mas vou defender a minha tese de mestrado na UAb na 2ª feira e tenho a apresentação para preparar. Até outra oportunidade!

António Araújo disse...

Prioridades são prioridades! ;) Boa defesa!
Abraço
A.