Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Reportagem SSC dos Milagres 2018 [10 de maio]

..

Estes foram os meus  dois últimos registos para a reportagem.
A Banda da Zona Militar dos Açores, por tradição,  encerra as festas. A sua prestação é normalmente dinâmica e alegre e este ano, nesse aspeto, não foi diferente, mas a atuação foi interrompida  pela chuva. Os nossos desenhos também foram borrifados... os sketchers que estavam presentes acabaram por se dispersar e os que chegaram mais tarde já não apanharam ninguém no campo. Não me apeteceu desenhar o fogo de artifício, embuziei e além disso, assusto-me sempre com os foguetes... 
Tive pena de não termos uma foto com todos os envolvidos no projeto ou, pelo menos, com todos os que por ali estiveram no último dia, mas conta a intenção e a vontade de, entre nós, desenharmos (ao longo de 12 dias) as festas e isso certamente que foi conseguido. Para mim, foi uma experiência tremendamente cansativa, mas inspiradora e saí dela renovada e com outro «olhar». Parabéns a todos os que participaram: Ana Cristina Moscatel, André Medeiros, André Vieira, António Cabral, Beatriz Arruda, Bernardo Silva, Carolina Furtado, Daniela Sousa, Fabiana Velho Cabral, Francisco Queiroz, Graça Viveiros, Isabel Albergaria, Ivo Baptista, Joana Reis, José Cabral, Laura Viveiros, Mafalda Ponte, Margarida Rodrigues, Maria Martins, Maria Rodrigues, Mário Ledo, Maura Barreto, Nicole Correia, Pedro Arruda, Raiane Oliveira, Raquel Sousa, Ricardo Cruz, Sandra Medeiros, Sara Estrela, Sónia Rosmaninho, Sotero Drumond Silva, Tatiana Sousa, Teresa Mota e Tomás Ferreira. Agradeço também ao João Gonçalves Dias, Lúcia Couto e ao Luís Caetano a paciência e a determinação fotográficaÀ Helena Monteiro e Celeste Vaz Ferreira - que vieram de propósito - agradeço a amizade e o amparo. Estou  (pessoalmente e em nome do coletivo) grata a todas as pessoas que nos ajudaram a realizar a reportagem in loco das festas: Sr. Cónego Pe. Adriano Borges, Sr. Ruy Pacheco, Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Dra. Raquel Silva, Sr. Tenente Coronel Favita Marchã (Forte de São Brás), Dra. Ana Paula Andrade (Conservatório Regional de Ponta Delgada), Sr. Pe. Paulo Borges e à minha querida Ana Catarina Pimentel pelo apoio incondicional.


_obrigada!

3 comentários:

Rosário disse...

Grandes e bons trabalhos!

hfm disse...

Foram dias excelentes,Alexandra e nesse último dia é que já não aguentava mais, sobretudo os meus ouvidos, por isso me vim embora mais cedo. Apetecia-me ver mais e mais desenhos. Foram dias excepcionais de desenho, de intercâmbio dos mesmos, de ajudas, de conversas, de conhecimentos... e de tudo o mais que fica para sempre na memória e nos nossos cadernos. Aliàs a "viajante" o carimbo que é o meu alter-ego até escreveu quase tudo numa dupla página para fechar o caderno. Um grande abraço e um ainda Maior Muito Obrigada.

Alexandra Baptista disse...

Hooo Helena...
beijinho.