Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Caderno de Viagem Brasil 2018 - Dia I

17.05.2018

Depois de uma viagem de 9h de avião, chegámos ao aeroporto Viracopos em Campinas, interior do estado de São Paulo. À nossa espera estava o Lauro Monteiro, um dos principais responsáveis por este intercâmbio cultural. Seguiram-se 2h30 até Araraquara, onde ficamos instalados num velho conhecido - o Novo Hotel Municipal.
No final do dia, só mesmo o merecido descanso.

18.05.2018

De manhã a comitiva foi recebida pelo Prefeito Edinho, mas antes aproveitei para me levantar cedo e fazer uma caminhada pela cidade, tendo saído os primeiros registos.

Aqui aproveitei para captar uma das pérolas perdidas na cidade. Uma pequena casa discreta, "escondida" por duas árvores. Apesar do elevado estado de conservação tem um enorme potencial para ser reabilitada. Tendo em conta a envolvente composta por edifícios de "gosto duvidoso" temo que sucumba aos interesses dos promotores imobiliários. Este desenho materializa o que aqui vim fazer - colocar alunos e desenhadores desta cidade à descoberta do património da cidade, demonstrando que ainda existe um conjunto e edifícios antigos que merecem ser salvaguardados.


Enquanto esperava pela restante comitiva, aproveitei para desenhar o edifício da Prefeitura e Araraquara que significa "morada do sol". O tom alaranjado do céu é uma constante a qualquer hora do dia, criando um ambiente bastante cinematográfico e desafiante para quem gosta de desenhar e pintar.

Da parte da tarde, tive oportunidade de participar no Seminário sobre políticas municipais no domínio da Economia Social e Criativa, na UNESP, uma das universidades mais importantes do Brasil, onde lecionou Jorge de Sena.


Desenhos rápidos, feitos durante a visita guiada.


Aproveitei a viagem para tentar ultrapassar alguns obstáculos, como desenhar pessoas.

2 comentários:

Rosário disse...

Grande viagem e grandes desenhos!

hfm disse...

Gosto tanto deste forma como nos contas o teu dia a dia. Os desenhos estão muitos bons.