Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Dia Nacional dos Moinhos com Oeste Sketchers

O dia prometia tudo, belas paisagens, moinhos, engenhos, histórias, pão com chouriço, desenhos, aguarelas, chuva, frio, sol e calor. 
Começamos na Bordinheira, perto de Torres Vedras, onde se encontram dois moinhos restaurados activos no Casal do Moinho do Frade, o nosso anfitrião, o Sr. Joaquim Constantino recebeu-nos muito bem, partilhou connosco o seu saber sobre moinhos, ventos e tempo.
Mesmo com alguma chuva ao fim da manhã havia sketchers por todo o lado a desenhar, dentro dos carros, dos moinhos e no armazém da farinha, onde tínhamos um autêntico atelier de pintura, até deixamos a nossa marca numa saca de farinha como forma de agradecimento.
Fomos almoçar ao moinho dos Caixeiros, o pão com chouriço acabado de fazer libertava aquele cheirinho indescritível que estimula o apetite, entre almoço e conversa ainda deu para mais alguns registos deste moinho que tem uma particularidade de se encontrar numa várzea.
Por fim, depois de o sol escaldante aparecer, fomos até Santa Cruz, desenhar na Azenha, um moinho de água reabilitado que actualmente funciona como Centro Interpretativo.

Agradecimentos a todos os Sketchers que arriscaram participar neste encontro, aos veteranos e estreantes nestes encontros, ao Sr. Joaquim Constantino da Bordinheira e à Junta de Freguesia da Silveira.
 Mais info em Oeste Sketchers (Fotos: Augusto Pinheiro, André Baptista e Bruno Vieira)

3 comentários:

Teresa Ruivo disse...

Tantos desenhos, e tão bons!

Ana Ramos disse...

Muito bom. Um dia dinâmico e recheado de produções gráficas. Boa descrição.
Obrigada Bruno

André Duarte Baptista disse...

um excelente dia e uma excelente reportagem . Temos de repetir