Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Moledo - Lourinhã

No dia 4, os Oeste Sketchers estiveram em Moledo, no concelho da Lourinhã, apesar dos fortes ventos gélidos arriscamos e fizemos muito bem.
Depois de uma breve introdução sobre o projecto dinamizador "Moledo Acontece", arrisquei desenhar junto aos moinhos, um lugar encantador, o meu objectivo era seguir o percurso de estátuas, mas acabei por limitar os registos a zonas abrigadas com sol, o que se tornou mais agradável.

O ambiente estava gelado e acabou por me deixar uma certa influência azul.


O largo da Igreja resulta da confluência de várias ruas, ao tentar registar este aspecto havia Sol mas ia alternando com nuvens e na sombra de cada uma, tudo gelava. As estátuas também aqui estão mas fundem-se com o espaço, permitindo pequenas surpresas ao longo dos arruamentos.

Junto à ribeira da aldeia, existe um percurso cénico com pequenas pontes de ligação aos terrenos agrícolas, estes possuem muros de pedra onde pontualmente surgem remendos e construções em tijolo sem acabamento, lembrando um certo caos visual intimamente ligado ao processo de renovação e aos limitados recursos disponíveis.

Alguns registos do grupo:



Apesar do frio e dos ventos fortes, o sol e o almoço aqueceu-nos muito bem, o qual agradecemos à junta de freguesia de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, Zita Silva, Cristina Henriques, João Leirão e a todos os que possibilitaram esta excelente experiência.

Mais informação sobre o encontro de Moledo em Oeste Sketchers (Link)


3 comentários:

Pedro Alves disse...

Os bombásticos desenhos de Moledo! Super sombras!

Ana Ramos disse...

Produção muito boa. Obrigada Bruno. Um encontro a repetir em dia mais ameno, pois muito ficou ainda por registar.

Teresa Ruivo disse...

Belos desenhos Bruno!