Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Este blog é de desenho de observação no sítio

Há várias regras sob as quais os Urban Sketchers se regem ao fazerem os seus desenhos (ver aqui). Mas podemos resumi-las àquelas que nos interessam (porque achamos que não devem haver demasiadas regras):

É desenho de observação, no sítio, sem ser a partir de outra imagem.

E o nosso blog é feito de desenhos desses. Os outros podemos fazê-los, por treino, ou por prazer, mas não os publicamos aqui. Partilhamos as nossas experiências enquanto desenhadores e não para mostrar que desenhamos bem. O resultado não é o mais importante, acreditem! O mais importante é a experiência de fazer o desenho. De viver aquele momento. Vamos desenhar?

Os desenhos abaixo (os autores que nos desculpem pois não pedimos autorização para os publicar) são bons exemplos disso: não são perfeitos, mas são mais autênticos!





6 comentários:

Rita Caré disse...

Este esclarecimento para relembrar os autores que aqui publicam, sobre os objectivos deste blog e o tipo de actividades que aqui se promovem relacionadas com o desenho ao vivo no contexto urbano, é muito pertinente e já fazia muita falta.
Obrigada!

Pedro disse...

Lembrança e esclarecimento muito oportuno!
Por esta razão, como às vezes acontece, o meu desenho de hoje está apenas no meu blog e não no USkP.

L.Frasco disse...

Bem pertinente este post!
O que nos define e o sentido deste blog é mesmo desenhos no local.

Manuela Rosa disse...

Subscrevo!

Ana Crispim disse...

Eu tambem subscrevo.

Teresa disse...

Subscrevo. Já fazia falta esta lembrança!