Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Workshop Lisboa à noite

Desenho de Pedro Loureiro feito previamente
 No passado Sábado dia 9, eu e o Pedro Loureiro demos um workshop onde ensinámos como fazer sketches noturnos. Fomos até ao Miradouro das Portas do Sol em Lisboa, apinhado de turistas para tentar captar as belas paisagens de diferentes escalas que o local oferece. O final de tarde estava fantástico, sem chuva e à medida que a noite dava lugar ao dia, as luzes da cidade foram-se acendendo aos poucos.

Desenho de Pedro Alves no local para demonstração do uso de cor
As diferentes abordagens que se podiam ter neste local eram uma das grandes riquezas deste workshop, permitindo aos participantes arriscar o desenho nocturno à escala monumental com todo o casario de Alfama a descer até ao Tejo, ou uma relação mais próxima da rua e das suas gentes que se amontoavam aos poucos com curiosidade para ver o que andávamos nós a fazer ali...
No final, participantes e formadores estavam muito contentes com o resultado e com a sensação de dever cumprido. Recebemos inúmeros pedidos para continuar e se possível que seja este workshop. Muito em breve daremos notícias... Muito obrigado a todos os participantes e até breve.

4 comentários:

Marcelo de Deus disse...

Só consigo dizer duas palavras: fan tástico

Ana Carvalho disse...

Muito, muito bonito, o traço e a cor!

Fefa disse...

Foi fantástico ver crescer este sketch noturno do Pedro Alves e observar como o azul Indigo do céu invadiu o desenho e saltou em pinceladas rápidas para o lado direito da folha, como que a fugir do desenho!!

Workshops destes valem a pena repetir!!

Fefa

nelson paciencia disse...

Deve ter sido óptimo!