Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 1 de outubro de 2017

Agenda dos Sketchers - Outubro 2017

Editorial

Entramos no outono com vontade de desenhar. Já passou o (a)Riscar o Património que, neste ano, se estendeu por 18 locais por todo o país e já tem uma exposição programada. O Jorge Vila Nova conta-nos como foi.
Em outubro, para além de muitas outras actividades, estão em destaque o 3º Encontro Internacional de Desenho de Rua em Torres Vedras, e o Traço 17 - Festival de Desenho do Alentejo, em Elvas e Castelo de Vide, que reúnem vários artistas de renome internacional, desde a Bélgica ao Brasil. Não percam pelo menos um deles, ou os dois se conseguirem!
Bons desenhos!
A equipa da Agenda

AGENDA DOS SKETCHERS
Outubro 2017

Título
Por Jorge Vila Nova
(a)Riscar o Património é uma iniciativa da DGPC - Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorre todos os anos em todo o país, durante o mês de Setembro. O projecto, que tem como propósito alargar o conceito de património e estendê-lo a outro tipo de interpretações e representações, entra este ano na sua 4.ª edição. Têm sido muitas as cidades e vilas, de Norte a Sul do país, continente e ilhas, a participar nesta iniciativa anual.
Do conjunto de trabalhos consequentes dos encontros resultou uma exposição, com carácter itinerante, apresentada pela primeira vez em Lisboa, passando depois por Coimbra, Torres Vedras, Castelo Branco, Évora, novamente Lisboa, Tomar, e a partir de Novembro deste ano, pelo Porto.
Neste âmbito foi criado um blog que dá todas as informações sobre a iniciativa, sendo actualizado com frequência:
Foi também organizado um Encontro, que teve lugar no auditório do Museu Nacional de Etnologia, com especialistas que abordaram o desenho de diferentes perspectivas.
Por fim, está prevista uma edição impressa que fará a apresentação do projecto e a dos desenhos.
TRAÇO... na Cultura do Desenho
Por Miguel Silva
Para quem tem interesse na cultura do desenho, nos dias 13,14 e 15 (em Elvas, no Forte da Graça) e 21 (em Castelo de Vide) de Outubro, não deverá perder a segunda edição do Traço 17 - Festival de Desenho do Alentejo, com organização dos USk da Raia, da AIAR ADC e apoio dos USkP.
Esta edição promete! Aposta em cinco áreas: design, urban sketching, banda desenhada, cinema de animação e workshops.
Estarão presentes três gerações de designers: Sílvia Lézico, Paulo Parra e Eduardo Afonso Dias. Os USk vão desenhar com Pedro Lopes (Pt), Alfonso Garcia Garcia (Es), Gérard Michel (Be) e Jeremy Soheylian (Fr). Em duas sessões de conversa aberta, estes “tracistas” irão dar a conhecer os seus trabalhos. Estarão patentes as exposições “Cadernos de Fole”, “Roque Gameiro Lisboa Antiga” e “USk da Raia 2016-17”. A Banda Desenhada trará 3 autores: Olivier Perret (Fr), Osvaldo Medina (An) e André Diniz (Br).
O Cinema de Animação contará com 5 filmes a serem exibidos de 3 realizadores diferentes: José Miguel Ribeiro (“Estilhaços”), Filipe Abranches (“Chatear-me-ia morrer tão jovem” e “Pássaros”) e Pedro Brito (“Fado do homem crecido” e “Garatujo”).
Quer a BD quer a Animação terão exposições de desenhos de desenvolvimento do processo criativo dos seus autores. Todas as exposições estarão patentes até final do ano.
Em Castelo de Vide teremos um novo encontro USk e o lançamento do livro do arquitecto Luís Pedro Cruz: “Reabilitação e Autenticidade - Consequências no Tecido Urbano”
Os Workshops para escolas estarão a cargo do Instituto Politécnico de Portalegre.
O Traço é um evento enriquecedor que se está a tornar uma referência no mundo da cultura do desenho. Um vídeo da edição anterior pode ser visto aqui, o trailer da edição deste ano já está publicado e todo o programa do Traço 17 pode ser consultado aqui.
3º Encontro Internacional de Desenho de Rua
Por André Duarte Baptista
O Município de Torres Vedras é hoje, um dos destinos preferenciais para os amantes do desenho de rua (urban sketching). O Encontro Internacional tem privilegiado o intercâmbio entre sketchers portugueses, espanhóis e brasileiros.
Para esta edição foram convidados 10 formadores desses 3 países: Nathalia Sá Cavalcante (BR), Augusto Pinheiro (PT); Simon Taylor (BR); Paulo Mendes (PT); Patrízia Torres (ES); Vicente Sardinha (PT); Mónia Abreu (PT); Luís Gabriel (PT); Pedro Alves (PT); Pedro Loureiro (PT).
Entre os dias 13 e 15 de Outubro estão previstas 7 oficinas de desenho, incluindo uma de desenho nocturno. Os participantes podem contar ainda, com tertúlias e a apresentação do livro “A Caricatura da Arquitetura” de Simon Taylor. Os principais objectivos deste encontro passam por dar a conhecer novas técnicas, novos conceitos, novas formas de olhar e registar o mundo.
O tema deste ano é a Vinha e o Vinho, levando assim os sketchers a conhecer o território rural de Torres Vedras. Os lugares a desenhar foram estrategicamente seleccionados, tendo como ponto de partida o tema escolhido: património industrial; quintas; adegas e vinhas. Para além da experiência do desenho, esta edição conta ainda com prova de vinhos.
O encontro integra o Arte @o Centro 2017, uma iniciativa do Município de Torres Vedras, tendo como parceiro operacional a Cooperativa de Comunicação e Cultura, responsável pela organização do encontro de desenho.
Inscrições: geral@ccctv.org
Entrevista a Isabel Alegria
A Isabel é a associada nº 44, é pintora e junta-se aos urban sketchers com as suas manchas aguareladas cheias de cor.
Isabel Alegria vista por ela própria

Há quanto tempo desenhas?
Como a maioria de nós, desenho desde criança, mas redescobri o prazer do desenho aos quinze anos, começando a desenhar com imensa vontade pessoas, animais e paisagens, ainda com a frescura de quem está à descoberta. Começou então o sonho de ser pintora, assim como o gosto pelo desenho ao vivo, que faz parte da minha identidade.
É o que está entre os objectos desenhados que me interessa, e não tanto a representação em si. A relação entre linhas, harmonias e silêncios que se estabelecem, o movimento da vida.
Hoje desenhar é quotidiano, e ajuda-me em todos os aspectos. A ver, a viver, a amar.
Há quanto tempo és USk?
A primeira vez que ouvir falar dos Urban Sketchers foi em conversa com a Maria Celeste Canongia Lopes numa pausa de uma aula de Desenho na SNBA.
Mas o primeiro encontro foi no Hospital de São José, em 2011, pela mão da Mónica Cid, após uma oficina.
O que/quem mais inspira os teus desenhos?
A minha principal inspiração é a Natureza. Está tudo nela. Nós nada acrescentamos, apenas nos inspiramos na sua sabedoria. Tudo, desde a mais pequena folha à grande geometria do Universo se baseia nela, na sua poesia, nas suas leis, na sua magia.
De pessoas, recebi muito de Joni Mitchell e Ana Hatherly, música e poetisa, ambas artistas visuais de excepção. A arte para elas é indissociável do caminho, do processo.
A vivência é trazida naturalmente à sua arte, em conversa com os outros, com a vida, consigo próprias, mas sempre de forma aberta, fazendo os seus próprios processos iluminar o que é universal.
O encontro USk mais marcante?
Sempre gostei muito dos encontros nos jardins da Gulbenkian. Adoro a Gulbenkian, onde me sinto em casa. É um espaço extraordinário.
Que materiais preferes usar?
Para desenhar gosto de papel onde o lápis ou caneta deslizem bem. A Moleskine tem um de papel acetinado de que gosto.
Para aguarela os cadernos da Boesner são excelentes.
Também uso folhas soltas de aguarela dobradas como folha dupla, para depois serem cozidas, permitindo andar com folhas maiores mas sem o inconveniente do peso de um grande caderno.
Canetas, as de escrita, ou as Bimoji da Xuretake, que se mantêm muito estáveis e há em pincel.
Lápis de cor macios mas com alguma oleosidade que ajuda o pigmento a aderir ao papel, resultando numa linha mais nítida, como os Polychromos da Faber-Castell.
Aguarelas quando possível monopigmentares.
Acabadinho de experimentar, um caderno para pintura Sumi-e, da Hahnemühle, a pensar no Inktober, e que adorei logo na primeira utilização.
Queres colaborar com a Agenda dos Sketchers?
Estamos sempre à procura de histórias de encontros e actividades dos urban sketchers em Portugal. Se gostavas de ver a tua história aqui, pergunta-nos como podes fazer, enviando um email para uskp.regionais@gmail.com.

ACONTECE EM OUTUBRO

Exposições

De 01-04 a 30-04 | Castro Verde | Castro Verde em desenhos | Vários autores | Évora Sketchers e USk Beja
Uma iniciativa conjunta de dois grupos de urban sketchers para trazer os seus desenhos às ruas de Castro Verde, até Abril de 2018.
De 27-09 a 17-10 | Oeiras | Ciência em Rabiscos: Urban Sketching no ITQB NOVA | ITQB NOVA, CiB e Foto&Sketchers 2''
Exposição com os desenhos resultantes do Dia Aberto do ITQB NOVA, no passado 27 de Maio.
De 04-10 a 31-10 | Tomar | (a)Riscar o Património no Convento de Cristo | DGPC e USkP
Numa parceria que já vêm desde 2014, A DGPC e os USkP mostram desenhos do (a)Riscar o Património dos anos anteriores. Uma exposição itenerante que arranca no Convento de Cristo.

Encontros

07-10 | Lisboa | Fábrica de Cerveja Artesanal 8ª Colina
De 13-10 a 21-10 | Elvas e Castelo de Vide | Traço 17 - Festival de Desenho do Alentejo | USk Raia e AIAR ADC
De 13-10 a 15-10 | Torres Vedras | 3º Encontro Internacional de Desenho de Rua | CCC Torres Vedras

Formação

07-10 | Porto | Great stories - Ruin and disaster as plastic effect | Marco Costa | USk 10 years x 10 classes
07-10 | Carcavelos | Quotidiano e arte | Eduardo Salavisa | Fábrica das Cores
07-10 | Lisboa | Um ano a desenhar para o futuro | Jonatan Alcina Segura | Casa-Atelier Vieira da Silva
08-10 | Seixal | Lisboa da outra margem | Richard Câmara | Gabinete de Dinamização Associativa
14-10 | Porto | Great stories - The light-shadow concept as key basis element for drawing enhance | Hugo Costa | USk 10 years x 10 classes
21-10 | Lisboa | Vamos desenhar com | Marilisa Mesquita | Museu Arqueológico do Carmo e USkP
21-10 | Lisboa | Desenhar o outono por trilhos de Monsanto | Sara Simões | Parque Florestal de Monsanto

Desafio 82 - Animais

Participem com os vossos desenhos até 25 de Outubro, marcando o post com a etiqueta "Desafio82". Por favor, consultem as regras de participação.

Desafio 81 - Mecanismo

O desenho mais comentado no desafio do mês de Setembro é da autoria do Henrique Vogado, que desenhou o mecanismo da sua colega de escritório.

1 comentário:

Henrique Vogado disse...

Que boa surpresa a uma segunda-feira. Obrigado a todos.